Page 8 - Revista EAA - Edição 59
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           Novo EcoBoost


            A Ford investiu US$ 500 milhões em sua fábrica de Lima, Ohio,
           para produzir o novo  EcoBoost de 2,7 litros, motor que equipará
           o F-150 de 2015. Segundo o fabricante, o novo V-6 biturbo tem
           desempenho semelhante ao de um V-8 médio, porém, com
           menor consumo de combustível, além de vir de série equipado
           com tecnologia Auto Start-Stop, o desliga-liga motor automático.
           O item foi desenvolvido em função da demanda de seus clientes
           de picapes e vai colaborar sensivelmente para a economia de   Superesportivo
           combustível, já que desliga o motor automaticamente quando o
           veículo está parado – a não ser que ele esteja puxando reboque   A Volkswagen apresentou o conceito do superesportivo
           ou com o sistema de tração nas quatro rodas acionado. Seu bloco,   Golf R 400 desenvolvido pela R GmbH, sua divisão de carros
           de ferro grafite compactado, é do mesmo material empregado   esportivos. O R 400 está equipado com um motor TSI 2.0, que tem
           na construção do 6,7-litros Power Stroke turbodiesel V-8. A   sua origem no Polo WRC que disputa o Campeonato Mundial
           composição de ferro grafite compactado e alumínio reduziu seu   de Rali, porém, com 400 cv de potência e torque máximo de
           peso e aumentou sua resistência e durabilidade.    46 kgf•m (450 Nm) entre 2.400 e 6.000 rpm. Ele poderá levar o Golf
                                                              da imobilidade aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos e atingir
                                                              velocidade máxima de 280 km/h. O câmbio robotizado de seis
                                                              marchas com dupla embreagem pode ser acionado por meio de
                                                              borboletas posicionadas no volante. A tração é permanente nas
                                                              quatro rodas 4MOTION. Seu visual foi totalmente remodelado,
                                                              remetendo a uma interpretação moderna do lendário Golf G60 de
                                                              rali. Ele conta com várias partes construídas de compósito de fibra
                                                              de carbono aparente, como nos carros de corrida, e seu interior foi
                                                              repensado de forma a tornar única a sua personalidade.

                                                              Pneus? Só novos


                                                                O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da
           Motor encapsulado                                  Resolução N° 462/2013, alterou os artigos 1º e 2º da Resolução
                                                              nº 558/1980, e determina que caminhões tratores, reboques e
            Proprietários ambientalmente conscientes conseguem   semirreboques, nacionais ou importados, somente poderão ser
           economizar energia por meio do isolamento dos seus edifícios.   comercializados no país quando equipados, em todos os eixos,
           Agora, pela primeira vez, os engenheiros da Mercedes-Benz   com pneus novos. Eles também têm de satisfazer às exigências
           adotaram ideia semelhante para seus carros por meio da tampa   estabelecidas pela Norma EB 932 da Associação Brasileira de
           Thermo ECO. A ideia é simples, mas eficaz. Na verdade trata-se do   Normas Técnicas (ABNT). Pela regulamentação anterior, pneus
           isolamento de partes do compartimento do motor, além de um   usados ou recapados poderiam ser levados ao implementador
           obturador no radiador que é fechado quando o carro está parado.   para serem montados no equipamento novo. A necessidade de
           O calor no interior do S 300 BlueTEC HYBRID permanece onde   armazenamento e de montagem tornava a operação confusa,
           deveria ficar, ou seja, no compartimento do motor – mesmo se o   além de promover divergência no processo de cotação, que
           carro ficar parado por algum tempo. Quando o motor é religado,   deveria considerar valores com e sem pneus, não deixando claro o
           as temperaturas mais elevadas reduzem o atrito no motor,   preço do implemento.
           minimizando as perdas da partida a frio e as emissões de CO .
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           Testes realizados pelo fabricante indicam uma economia média   FALE CONOSCO  Para entrar em contato com a redação da revista
           de até 1,5 litro de combustível a cada tanque ao longo de um ano.   Engenharia Automotiva e Aeroespacial, enviar informações,
           A redução de CO  graças à tampa Thermo ECO foi certificada pela   correções, sugestões de pauta; enfim, qualquer assunto
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           União Europeia.                                      pertinente à publicação, escreva para: revista@saebrasil.org.br

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