Page 10 - Revista EAA - Edição 59
P. 10
TEcnologia
Novas diretrizes
A nova família
Ecotec, terá 11
versões de motores.
Com blocos de três
e quatro cilindros Por causa da concorrência, a GM envereda Por
de 1,0, 1,4 e 1,5 caMinhos Pouco usuais eM sua história de Motores
litro – turbo ou e acaba de aPresentar a nova faMília ecotec de 1,0 a
aspirado – serão 1,5 litro, asPirados e turbocoMPriMidos caio MoraES
fabricados em
cinco diferentes
países De acordo com a GM, sua nova família de motores Ecotec é 50% mais silenciosa
que o 1,4 litro da Volkswagen e emite até 25% a menos de ruídos que o 1,0 litro
três-cilindros da Ford, parece ser um bom começo. Desde os projetos iniciais,
além do desempenho e eficiência, uma das grandes preocupações da engenharia
da General Motors se referia aos baixos níveis de vibração e ruído da nova família
de motores. O novo Ecotec turbo de 1,4 litro (também haverá uma versão de 1,5
litro aspirado), que a partir de 2015 equipará a próxima geração do Chevrolet
Cruze na China, tem intensidade de ruído 50% menor (até 6 decibéis mais silen-
cioso) do que o 1,4 EA211 de quatro cilindros da Volkswagen/Audi.
A família Ecotec será composta por 11 versões de três e quatro cilindros de
1,0, 1,4 e 1,5 litro, incluindo versões turbo. As potências vão de 75 cv (56 kW) a FOTOS DIVULGAÇÃO
165 cv (123 kW), e o torque começa em 9,7 kgf∙m (95 N•m) e vai a 25,5 kgf∙m
10