Page 12 - Revista EAA - Edição 59
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TEcnologia
otimizando o consumo de combustível cularmente, com a disposição das qua-
e o desempenho sob as mais diversas tro válvulas por cilindro. Isso permite
condições de carga do motor. que o fluxo de injeção seja ligeiramen-
A tampa de válvulas de alumínio, te reduzido, diminuindo o consumo e
que possui sistema de separação de aumentando a eficiência.
óleo integrado, atua como principal A injeção direta trouxe o ponto
item do sistema de ventilação positiva de alimentação de combustível para
do cárter do motor – além de contri- mais perto do ponto em que ele se
buir para o controle de combustão ide- inflama, permitindo uma maior efici-
al. Passagens integradas no bloco e nos ência de combustão. Também reduz
cabeçotes permitem o fluxo dos gases as emissões de hidrocarbonetos nas
de blow-by do cárter para a câmara de partidas a frio, em comparação com
separação do óleo, bem como a drena- a injeção de combustível no duto em
gem do óleo separado de volta para o motores similares. A adoção de uma
cárter. A construção do conjunto da maior taxa de compressão – 10:1 (tur-
Ecotec 1.0L I-3 VVT DI Turbo (LE1) tampa também incorpora as válvulas bo) e 12:5:1 (aspirado) – foi possível
de controle de óleo para os variadores por causa do efeito de arrefecimento
de fase e sensores de posição dos co- proporcionado pela vaporização do
mandos de válvulas. Essa combinação combustível ao ser injetado na câma-
torna o motor mais compacto e reduz ra de combustão. Isso também reduz
a complexidade do cabeçote. o risco de detonação. Os injetores
de combustível foram desenvolvidos
Injeção direta central para suportar grande calor e pressão
A injeção direta central de combus- no interior da câmara de combustão,
tível usada em alguns dos novos mo- e são dotados de várias saídas para
tores Ecotec é a principal responsável melhor controle da injeção.
pelo seu equilíbrio de desempenho e
eficiência. O posicionamento central Sistema de combustão
do injetor de combustível de seis ori- modelado matematicamente
fícios, diretamente acima da cabeça do O avançado sistema de injeção dire-
Ecotec 1.4L I-4 VVT DI Turbo (LE2) pistão (disposto em um estreito ângulo ta combina o desenho do pistão, que
de 6 graus), aumenta as vantagens da conta com uma relativamente pequena
injeção direta oferecendo um padrão câmara de combustão esculpida em
mais preciso de pulverização – parti- sua cabeça e contribuir para a alta taxa
de compressão, com os parâmetros de
movimento da mistura proporciona-
dos pela injeção direta central.
O pistão teve sua topografia otimi-
zada por meio de exaustivas análises,
de forma a dirigir precisamente o bor-
rifo de combustível visando obter uma
combustão mais completa. Os contor-
Segundo o fabricante, a nos das suas cabeças foram usinadas
família Ecotec é 50% mais para garantir a precisão dimensional –
silenciosa que o 1,4 litro essencial para o controle do movimen-
da VW e emite até 25% to da mistura e da taxa de compressão.
menos ruídos que o 1,0 A engenharia da GM empregou
Ecotec 1.5L I-4 VVT DI (L3G) litro três-cilindros da Ford modelos baseados em matemática
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