Page 12 - Revista EAA - Edição 59
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TEcnologia





                                             otimizando o consumo de combustível   cularmente, com a disposição das qua-
                                             e o desempenho sob as mais diversas   tro válvulas por cilindro. Isso permite
                                             condições de carga do motor.      que o fluxo de injeção seja ligeiramen-
                                                A tampa de válvulas de alumínio,   te reduzido, diminuindo o consumo e
                                             que  possui sistema de separação de   aumentando a eficiência.
                                             óleo integrado, atua como principal   A injeção direta trouxe o ponto
                                             item do sistema de ventilação positiva   de alimentação de combustível para
                                             do cárter do motor – além de contri-  mais perto do ponto em que ele se
                                             buir para o controle de combustão ide-  inflama, permitindo uma maior efici-
                                             al. Passagens integradas no bloco e nos   ência de combustão. Também reduz
                                             cabeçotes permitem o fluxo dos gases   as  emissões  de  hidrocarbonetos  nas
                                             de blow-by do cárter para a câmara de   partidas a frio, em comparação com
                                             separação do óleo, bem como a drena-  a injeção de combustível no duto em
                                             gem do óleo separado de volta para o   motores similares. A adoção de uma
                                             cárter. A construção do conjunto da   maior taxa de compressão – 10:1 (tur-
           Ecotec 1.0L I-3 VVT DI Turbo (LE1)  tampa também incorpora as válvulas   bo) e 12:5:1 (aspirado) – foi possível
                                             de controle de óleo para os variadores   por causa do efeito de arrefecimento
                                             de fase e sensores de posição dos co-  proporcionado pela vaporização do
                                             mandos de válvulas. Essa combinação   combustível ao ser injetado na câma-
                                             torna o motor mais compacto e reduz   ra de combustão. Isso também reduz
                                             a complexidade do cabeçote.       o risco de  detonação.  Os injetores
                                                                               de combustível foram desenvolvidos
                                             Injeção direta central            para suportar grande calor e pressão
                                             A injeção direta central de combus-  no interior da câmara de combustão,
                                             tível usada em alguns dos novos mo-  e são dotados de várias saídas para
                                             tores Ecotec é a principal responsável   melhor controle da injeção.
                                             pelo seu equilíbrio de desempenho e
                                             eficiência. O posicionamento central   Sistema de combustão
                                             do injetor de combustível de seis ori-  modelado matematicamente
                                             fícios, diretamente acima da cabeça do   O avançado sistema de injeção dire-
           Ecotec 1.4L I-4 VVT DI Turbo (LE2)   pistão (disposto em um estreito ângulo   ta combina o desenho do pistão, que

                                             de 6 graus), aumenta as vantagens da   conta com uma relativamente pequena
                                             injeção direta oferecendo um padrão   câmara de combustão esculpida em
                                             mais preciso de pulverização – parti-  sua cabeça e contribuir para a alta taxa
                                                                               de compressão, com os parâmetros de
                                                                               movimento da mistura proporciona-
                                                                               dos pela injeção direta central.
                                                                                  O pistão teve sua topografia otimi-
                                                                               zada por meio de exaustivas análises,
                                                                               de forma a dirigir precisamente o bor-
                                                                               rifo de combustível visando obter uma
                                                                               combustão mais completa. Os contor-
                                             Segundo o fabricante, a           nos das suas cabeças foram usinadas
                                             família Ecotec é 50% mais         para garantir a precisão dimensional –
                                             silenciosa que o 1,4 litro        essencial para o controle do movimen-
                                             da VW e emite até 25%             to da mistura e da taxa de compressão.
                                             menos ruídos que o 1,0               A engenharia da GM empregou
           Ecotec 1.5L I-4 VVT DI (L3G)      litro três-cilindros da Ford      modelos baseados em matemática

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