Page 11 - Revista EAA - Edição 59
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(250 N•m). Eles também foram proje- rentes. Com o curso de pistão relativamente longo, o que contribui para um bom
tados de forma a suportar sistemas de nível de torque, o do 1,0 litro de três cilindros é de 77,4 mm; o 1,4 litro de quatro
propulsão híbridos e combustíveis al- cilindros vem com 81,3 mm; e o 1,5 litro de quatro cilindros tem 86,6 mm.
ternativos. A previsão é uma produção Devido às pressões de combustão mais elevadas e enfatizando o refina-
anual de até 2,5 milhões de unidades mento da sua construção, virabrequim de aço forjado é usado em todos os
Ecotec, que serão gerados em cinco motores turbo. Para as versões de aspiração natural, que são submetidas a me-
fábricas ao redor do mundo, incluindo nores pressões de combustão, o virabrequim é de ferro fundido com núcleos
Flint, no Estado de Michigan, EUA; ocos para reduzir peso.
She Shenyang, na China; Szentgot- O resto dos componentes móveis inclui bielas de aço sinterizado e pistões
thárd, na Hungria; Toluca, no México, de liga de alumínio hipereutética, que são mais resistentes e contribuem para
e Changwon, na Coreia do Sul. Isso a baixa emissão de ruídos. Pistões são dotados de anéis de baixa tensão para
nos dá a esperança de que uma dessas reduzir o atrito, o que contribui para maior eficiência. Em complementação a
versões possa vir a equipar um carro isso, a versão de 1,0 litro vem equipada com árvore de balanceamento montada
brasileiro ou um modelo produzido no cárter, o que acaba com as características de vibração inerentes aos motores
no México que venha a ser importado de três cilindros.
para o Brasil.
Todas as cilindradas apresentam Cabeçote e coletor de escape
bloco e cabeçote de alumínio e incor- Os cabeçotes dos Ecotec contam com coletor de escapamento arrefecido a água.
poram tecnologias como injeção di- Desenhados em peça única, proporcionam uma série de benefícios, incluindo o
reta de combustível central, comando aquecimento mais rápido do motor, o que contribui para redução das emissões
de válvulas continuamente variável e de poluentes.
coletor de admissão de fluxo de ar va- Os dois comandos de válvulas no cabeçote, que operam as quatro válvulas por
riável, para um melhor desempenho e cilindro e alavancas-dedo roletadas com compensação hidráulica de folga, são
baixo consumo de combustível. ocos para reduzir peso e movidos por corrente de distribuição com tensionamen-
A construção modular – tanto para to automático hidráulico. Os variadores de fase de alumínio promovem a variação
os blocos de três quanto para os de dos tempos de abertura e fechamento das válvulas de admissão e de escapamento,
quatro cilindros – reduz a complexi-
dade e aumenta a flexibilidade de uma Família Ecotec
rápida adaptação para novas aplica-
Motor 3 ou 4 cilindros; aspiração natural e turboalimentado
ções. O compartilhamento de peças
Cilindrada 999,6, 1.398,6 e e 1.489,8 cm³
rotativas entre as três cilindradas, assim
como a comunização de componentes Diâmetro 74 mm (todas as versões)
do sistema de comando de válvulas e Curso 77,4 mm, 81,3 mm e 86,6 mm
outros itens do motor, também redu- Bloco alumínio fundido
zem a complexidade.
Virabrequim aço forjado (turbo); de ferro fundido (aspirado)
Conjunto resistente Cabeçote alumínio fundido
O bloco de alumínio fundido sob alta Trem de válvulas duplo comando no cabeçote, quatro válvulas por cilindro, com
distribuição continuamente variável
pressão, combinado com o berço do
virabrequim de alumínio, aumenta a Sistema de ignição bobina na vela
resistência e ajuda a reduzir a vibração. Ordem de ignição 1-2-3 (3 cilindros)
O método de fundição de alta pressão 1-3-4-2 (4 cilindros)
produz um bloco com maior precisão Formação de mistura direta central ou indireta no duto (dependendo da versão)
dimensional e exige menos operações Taxa de compressão 10,0:1 (turbo) – 12,5:1 (aspirado)
de usinagem convencionais.
Potência 75 cv (56 kW) a 165 cv (123 kW)
Os motores têm o mesmo diâme-
Torque 9,7 kgf∙m (95 N•m) a 25,5 kgf∙m (250 N•m)
tro de cilindro – 74 mm –, somente os
cursos dos pistões têm medidas dife- Combustível Gasolina comum (IAD 87)
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