Page 11 - Revista EAA - Edição 59
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(250 N•m). Eles também foram proje-  rentes. Com o curso de pistão relativamente longo, o que contribui para um bom
           tados de forma a suportar sistemas de   nível de torque, o do 1,0 litro de três cilindros é de 77,4 mm; o 1,4 litro de quatro
           propulsão híbridos e combustíveis al-  cilindros vem com 81,3 mm; e o 1,5 litro de quatro cilindros tem 86,6 mm.
           ternativos. A previsão é uma produção   Devido às pressões de combustão mais elevadas e enfatizando o refina-
           anual de até 2,5 milhões de unidades   mento da sua construção, virabrequim de aço forjado é usado em todos os
           Ecotec, que serão gerados em cinco   motores turbo. Para as versões de aspiração natural, que são submetidas a me-
           fábricas ao redor do mundo, incluindo   nores pressões de combustão, o virabrequim é de ferro fundido com núcleos
           Flint, no Estado de Michigan, EUA;   ocos para reduzir peso.
           She Shenyang, na China; Szentgot-    O resto dos componentes móveis inclui bielas de aço sinterizado e pistões
           thárd, na Hungria; Toluca, no México,   de liga de alumínio hipereutética, que são mais resistentes e contribuem para
           e Changwon, na Coreia do Sul. Isso   a baixa emissão de ruídos. Pistões são dotados de anéis de baixa tensão para
           nos dá a esperança de que uma dessas   reduzir o atrito, o que contribui para maior eficiência. Em complementação a
           versões possa vir a equipar um carro   isso, a versão de 1,0 litro vem equipada com árvore de balanceamento montada
           brasileiro ou um modelo produzido   no cárter, o que acaba com as características de vibração inerentes aos motores
           no México que venha a ser importado   de três cilindros.
           para o Brasil.
             Todas as cilindradas apresentam   Cabeçote e coletor de escape
           bloco e cabeçote de alumínio e incor-  Os cabeçotes dos Ecotec contam com coletor de escapamento arrefecido a água.
           poram  tecnologias  como  injeção  di-  Desenhados em peça única, proporcionam uma série de benefícios, incluindo o
           reta de combustível central, comando   aquecimento mais rápido do motor, o que contribui para redução das emissões
           de válvulas continuamente variável e   de poluentes.
           coletor de admissão de fluxo de ar va-  Os dois comandos de válvulas no cabeçote, que operam as quatro válvulas por
           riável, para um melhor desempenho e   cilindro e alavancas-dedo roletadas com compensação hidráulica de folga, são
           baixo consumo de combustível.     ocos para reduzir peso e movidos por corrente de distribuição com tensionamen-
             A construção modular – tanto para   to automático hidráulico. Os variadores de fase de alumínio promovem a variação
           os blocos de três quanto para os de   dos tempos de abertura e fechamento das válvulas de admissão e de escapamento,
           quatro cilindros – reduz a complexi-
           dade e aumenta a flexibilidade de uma                  Família Ecotec
           rápida adaptação para novas aplica-
                                                             Motor 3 ou 4 cilindros; aspiração natural e turboalimentado
           ções. O compartilhamento de peças
                                                          Cilindrada 999,6, 1.398,6 e  e 1.489,8 cm³
           rotativas entre as três cilindradas, assim
           como a comunização de componentes              Diâmetro 74 mm (todas as versões)
           do sistema de comando de válvulas e               Curso 77,4 mm, 81,3 mm e 86,6 mm
           outros itens do motor, também redu-               Bloco alumínio fundido
           zem a complexidade.
                                                         Virabrequim aço forjado (turbo); de ferro fundido (aspirado)
           Conjunto resistente                            Cabeçote alumínio fundido

           O bloco de alumínio fundido sob alta      Trem de válvulas duplo comando no cabeçote, quatro válvulas por cilindro,  com
                                                                  distribuição continuamente variável
           pressão, combinado com  o berço do
           virabrequim de alumínio, aumenta a       Sistema de ignição bobina na vela
           resistência e ajuda a reduzir a vibração.   Ordem de ignição         1-2-3 (3 cilindros)
           O método de fundição de alta pressão                   1-3-4-2 (4 cilindros)
           produz um bloco com maior precisão     Formação de mistura direta central ou indireta no duto (dependendo da versão)
           dimensional e exige menos operações    Taxa de compressão 10,0:1 (turbo) – 12,5:1 (aspirado)
           de usinagem convencionais.
                                                           Potência 75 cv (56 kW) a 165 cv (123 kW)
             Os motores têm o mesmo diâme-
                                                            Torque 9,7 kgf∙m (95 N•m) a 25,5 kgf∙m (250 N•m)
           tro de cilindro – 74 mm –, somente os
           cursos dos pistões têm medidas dife-          Combustível  Gasolina comum (IAD 87)

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