Page 22 - Revista EAA - Edição 61
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EXPERIENCE CENTER

           Ao seu dispor





           Espaço “Experience Center” permitiu que novas                       cos, estudantes de engenharia da equipe
           tecnologias fossem checadas de perto; entre elas,                   Unicamp E – Racing apresentaram o carro
                                                                               desenvolvido para a competição Fórmula
           novidades em frenagem para motos, autonomia                         SAE Lincoln desse ano, nos Estados Uni-
           veicular e mobilidade elétrica                                      dos, na qual se sagraram campeões pela
                                                                               segunda vez.
                                                                                  Pedro Fausto, aluno do segundo ano
             spaço criado dentro do 23º Congresso SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade levou   de engenharia mecânica, disse que o carro
          Eaos visitantes demonstrações públicas – com direito a test drive – das novidades em   gera 130 cv de potência e pesa somente
           automóveis elétricos e autônomos e novo sistema de frenagem para motocicletas.  215 quilos. “O chassi é tubular de aço e alu-
             Confirmando a tendência em desenvolver automóveis mais “verdes”, Agrale e Renault   mínio, que o tornaram mais leve e resisten-
           testaram nessa pista dois veículos elétricos. O Jipe Marruá AM, com motor apenas elétrico,   te. Também há evoluções na parte elétrica,
           equipado com duas baterias recarregáveis, que permitem rodar até 100 km, foi a novida-  suspensão e freio para gerar mais aprovei-
           de da Agrale. Já a Renault apresentou o Twizy, automóvel para dois ocupantes, também   tamento da bateria e aumentar o torque
           100% elétrico.                                                      do motor”. Anualmente, a engenharia da
             Além de conhecer mais sobre esses veículos, no espaço os visitantes do Congresso   Unicamp desenvolve um carro novo para
           tiveram a possibilidade de dar voltas com os dois carros e testar a eficiência de cada um.   a competição, com patrocínio do Instituto
             O Marruá, por exemplo, gera 54 cv de potência e 13,2 mkgf de torque, e segundo   de Pesquisa Eldorado.
           o engenheiro mecânico da equipe, Luciano Zambenedetti, possui tração nas quatro
           rodas, é silencioso e tem emissão zero de poluentes. O modelo ainda está em processo   Direção independente
           de homologação.                                                     Em um futuro nada distante será possível
             O Twizy, por sua vez, já é usado no Brasil pela hidroelétrica de Itaipu, onde ajuda em   que o seu automóvel vá “sozinho” buscá-
           testes sobre o impacto dos veículos elétricos. O carrinho, que também tem autonomia de   -lo em um compromisso. É o que mostrou
           100 km, é carregado com tensão de 220 V e atinge sua carga total em seis horas, de acordo   a apresentação do modelo CaRINA (Carro
           com Rodrigo Medeiros, instrutor de test drive da fabricante francesa, que ressaltou a eco-  Robótico Inteligente para Navegação Au-
           nomia no abastecimento como outro dos benefícios do modelo: “É possível economizar   tônoma). Instalado em um veículo Fiat Pa-
           cerca de cinco vezes mais do que com o uso de combustível convencional”.  lio Weekend, que ficou disponível para tes-
             Só que, assim como o Marruá, quem já colocou o modelo na lista de compras terá   tes no Experience Center, o sistema, graças
           que esperar, pois o Twizy ainda enfrenta entraves de comercialização, principalmente no   à identificação de obstáculos por sensores,
           que diz respeito à tributação e emplacamento. Também na categoria de veículos elétri-  torna  o  veículo  capaz  de  perceber  uma
                                                                               rota preestabelecida e manter-se nela.
           Jipe Marruá AM, da                                                     Para Denis Wolf, professor de ciência
           Agrale: com motor elétrico                                          da  computação  na Universidade Federal
           e equipado com duas                                                 de São Carlos - UFSCAR e um dos idealiza-
           baterias recarregáveis, que                                         dores do projeto, essa tecnologia poderá
           permitem rodar até 100 km
                                                                               beneficiar principalmente pessoas com
                                                                               necessidades especiais de locomoção.
                                                                               “Ele utiliza em seu sistema uma espécie
                                                                               de trilho virtual, para seguir sua rota, por
                                                                               meio de mapas armazenados que tam-
                                                                               bém identificam a velocidade permitida.
                                                                               O projeto já se desenvolve há três anos e
                                                                               está em constantemente aprimoramento,
                                                                               principalmente para ter respostas como
                                                                               a de um condutor humano, em curvas ou  FOTOS RUY IZATUGU
                                                                               para lidar com obstáculos e ultrapassa-
                                                                               gens”, afirmou.

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