Page 22 - Revista EAA - Edição 61
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EXPERIENCE CENTER
Ao seu dispor
Espaço “Experience Center” permitiu que novas cos, estudantes de engenharia da equipe
tecnologias fossem checadas de perto; entre elas, Unicamp E – Racing apresentaram o carro
desenvolvido para a competição Fórmula
novidades em frenagem para motos, autonomia SAE Lincoln desse ano, nos Estados Uni-
veicular e mobilidade elétrica dos, na qual se sagraram campeões pela
segunda vez.
Pedro Fausto, aluno do segundo ano
spaço criado dentro do 23º Congresso SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade levou de engenharia mecânica, disse que o carro
Eaos visitantes demonstrações públicas – com direito a test drive – das novidades em gera 130 cv de potência e pesa somente
automóveis elétricos e autônomos e novo sistema de frenagem para motocicletas. 215 quilos. “O chassi é tubular de aço e alu-
Confirmando a tendência em desenvolver automóveis mais “verdes”, Agrale e Renault mínio, que o tornaram mais leve e resisten-
testaram nessa pista dois veículos elétricos. O Jipe Marruá AM, com motor apenas elétrico, te. Também há evoluções na parte elétrica,
equipado com duas baterias recarregáveis, que permitem rodar até 100 km, foi a novida- suspensão e freio para gerar mais aprovei-
de da Agrale. Já a Renault apresentou o Twizy, automóvel para dois ocupantes, também tamento da bateria e aumentar o torque
100% elétrico. do motor”. Anualmente, a engenharia da
Além de conhecer mais sobre esses veículos, no espaço os visitantes do Congresso Unicamp desenvolve um carro novo para
tiveram a possibilidade de dar voltas com os dois carros e testar a eficiência de cada um. a competição, com patrocínio do Instituto
O Marruá, por exemplo, gera 54 cv de potência e 13,2 mkgf de torque, e segundo de Pesquisa Eldorado.
o engenheiro mecânico da equipe, Luciano Zambenedetti, possui tração nas quatro
rodas, é silencioso e tem emissão zero de poluentes. O modelo ainda está em processo Direção independente
de homologação. Em um futuro nada distante será possível
O Twizy, por sua vez, já é usado no Brasil pela hidroelétrica de Itaipu, onde ajuda em que o seu automóvel vá “sozinho” buscá-
testes sobre o impacto dos veículos elétricos. O carrinho, que também tem autonomia de -lo em um compromisso. É o que mostrou
100 km, é carregado com tensão de 220 V e atinge sua carga total em seis horas, de acordo a apresentação do modelo CaRINA (Carro
com Rodrigo Medeiros, instrutor de test drive da fabricante francesa, que ressaltou a eco- Robótico Inteligente para Navegação Au-
nomia no abastecimento como outro dos benefícios do modelo: “É possível economizar tônoma). Instalado em um veículo Fiat Pa-
cerca de cinco vezes mais do que com o uso de combustível convencional”. lio Weekend, que ficou disponível para tes-
Só que, assim como o Marruá, quem já colocou o modelo na lista de compras terá tes no Experience Center, o sistema, graças
que esperar, pois o Twizy ainda enfrenta entraves de comercialização, principalmente no à identificação de obstáculos por sensores,
que diz respeito à tributação e emplacamento. Também na categoria de veículos elétri- torna o veículo capaz de perceber uma
rota preestabelecida e manter-se nela.
Jipe Marruá AM, da Para Denis Wolf, professor de ciência
Agrale: com motor elétrico da computação na Universidade Federal
e equipado com duas de São Carlos - UFSCAR e um dos idealiza-
baterias recarregáveis, que dores do projeto, essa tecnologia poderá
permitem rodar até 100 km
beneficiar principalmente pessoas com
necessidades especiais de locomoção.
“Ele utiliza em seu sistema uma espécie
de trilho virtual, para seguir sua rota, por
meio de mapas armazenados que tam-
bém identificam a velocidade permitida.
O projeto já se desenvolve há três anos e
está em constantemente aprimoramento,
principalmente para ter respostas como
a de um condutor humano, em curvas ou FOTOS RUY IZATUGU
para lidar com obstáculos e ultrapassa-
gens”, afirmou.
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