Page 18 - Revista EAA - Edição 61
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Prima Power A máquina de corte a Laser   Sabó Apresentou a aplicação detalhada   eixo elétrico para tração de veículos híbri-
           3D Projeto 555, voltada para a indústria   de todas as vedações que fornece, tan-  dos e elétricos; o sistema de nivelamento
           automobilística, que permite corte e con-  to para a General Motors mundial como   eletromecânico para suspensão de veícu-
           formação a quente e garante maior produ-  para Ford mundial. Além disso, expôs as   los automotores; e o  Atuador de Embrea-
           tividade, foi a maior novidade.   juntas de alumínio ligadas à borracha   gem Elétrico (Electric Clutch Actuator).
                                             fabricadas por meio de processos de na-
           Porto Seguro/VRX Seguros Além do convê-  notecnologia e o retentor de baixo atrito   SKF Para eficiência energética, a empresa
           nio com a SAE com benefícios para os seus   “F-RED”, produzido com controle e tes-  desenvolveu os rolamentos E2, que foram
           associados, apresentaram seguros para di-  tes Six Sigma e sistema de vedação com   destaque no estande. Estima-se uma redu-
           ferentes segmentos, por exemplo, o de em-  plasma, que não gera qualquer contami-  ção de 30% no consumo de energia. Apre-
           barcações, frotas e cargas, entre outros.  nação ao meio ambiente.  sentou, também, a tecnologia stop-start
                                                                               para duas rodas, que é instalada na roda
           Rassini - NHK Automotive  Destacou a                                dianteira do veículo.
           redução de peso com o uso do material
           compósito polimérico na linha de feixes
           de molas de alta resistência, que visa ob-
           ter mais eficiência energética e garantir
           menor consumo de combustível.  Tam-
           bém mostrou os discos de freio de ferro
           fundido para veículos de alto desempe-
           nho, cerca de 18% mais leves.     Sabic A indústria expôs seu portfólio em
                                             resinas termoplásticas como, por exemplo,
                                             a resina Stamax à base de polipropileno   Smarttech  Apresentou  o Centro  Tecno-
                                             composto para produzir partes estruturais   lógico, construído pela empresa em Ho-
                                             leves como painéis de instrumentos e mó-  lambra, interior de São Paulo, e voltado
                                             dulos de porta.                   para a inovação e desenvolvimento em
                                                                               engenharia para o setor automobilístico,
                                                                               agrícola, de óleo e gás, bens de consumo
                                                                               e eletroeletrônicos. No espaço é possível
                                                                               realizar testes de diferentes tipos voltados
                                                                               à certificação.

           R Design A empresa de Diadema (SP) mos-
           trou o passo a passo da criação de seus
           protótipos, desde a modelagem em argila
           até a finalização. Em seu estande, exibiu
           um protótipo modificado do Fiat Bravo,
           criado para o Salão do Automóvel de 2012.

           Robtec  A empresa de prototipagem rá-
           pida, digitalização óptica e impressão 3D                           Sodecia  O grupo industrial mostrou seu
           trouxe o ATOS ScanBox, célula de medição                            portfólio em peças para chassis, trem mo-
           óptica automatizada que possui rápida                               triz, body-in-white e motos e realizou apre-
           operação e combina utilização flexível com   Schaeffler Apresentou soluções em siste-  sentações de desenvolvimento de produ-
           máxima confiabilidade.            mas de motor, transmissão e chassi, foca-  tos para as principais fabricantes.
                                             das na eficiência energética e na mobilida-
                                             de do futuro. Entre as novidades, destaque
                                             para  o  Decoupling  Belt  Tensioner,  que
                                             controla a tensão e vibração do motor; o
                                             Módulo de Gerenciamento  Térmico, que
                                             reduz em 30% o tempo de aquecimento
                                             do motor e reduz o atrito entre os anéis de
                                             pistão e a camisa do cilindro; o sistema de

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