Page 23 - Revista EAA - Edição 61
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A Renault levou
                                             para o evento o
                                             Twizy, automóvel
                                             para dois ocupantes,
                                             100% elétrico



                                             Com o sistema CBS
                                             (Combined Braking
                                               System), frenagem
                                                é reduzida quase
                                                    pela metade
                                                Apesar das vantagens práticas, ainda não existe uma legislação adequada para utilizar
                                             esse tipo de tecnologia nas ruas, principalmente por questões de responsabilidade de
                                             condução, em casos de acidente, explicou o professor: “Entretanto, o setor agrícola pode
                                             se beneficiar em curto prazo dela, pois em um terreno descampado e circuito fechado
                                             haverá mais segurança”, observou.
                                                O CaRINA é financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de
                                             São Paulo) e pelo CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)
                                             e desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade
                                             de São Paulo.

                                             Freio em teste
                                             Mas não foram somente os carros que tiveram vez na pista de testes do Congresso, as
                                             motocicletas também. A Honda fez simulações de frenagens com duas motos do modelo
                                             CG 150 Titan. Uma delas foi equipada com freios ABS (Anti-lock Braking System, sistema
                                             de freio anti-travamento) e a outra com a novidade lançada esse ano, o sistema CBS (Com-
                                             bined Braking System). Deu logo para notar, na primeira apresentação, a eficiência do se-
                                             gundo sistema: a distância de parada foi reduzida quase pela metade.
                                                Eduardo Quirino, analista de relações institucionais da empresa e instrutor do teste,
                                             demonstrou que o CBS aciona o freio a disco dianteiro mesmo quando apenas o freio
                                             traseiro é solicitado pelo motociclista, corrigindo assim falhas humanas. “Na operação
                                             combinada, o freio dianteiro exerce apenas 25% da sua capacidade de frenagem total,
                                             que pode ser obtida pelo manete de freio mais o sistema combinado. A pinça desse freio
                                             tem três pistões, dos quais apenas um, menor, é acionado simultaneamente com o freio
                                             a tambor traseiro, que permanece atuado por tirante. Assim, o freio dianteiro tem dois
                                             circuitos hidráulicos independentes.                            n
                   O projeto CaRINA (Carro
                    Robótico Inteligente para
             Navegação Autônoma) é capaz de
                   seguir rota preestabelecida


















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