Page 23 - Revista EAA - Edição 61
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A Renault levou
para o evento o
Twizy, automóvel
para dois ocupantes,
100% elétrico
Com o sistema CBS
(Combined Braking
System), frenagem
é reduzida quase
pela metade
Apesar das vantagens práticas, ainda não existe uma legislação adequada para utilizar
esse tipo de tecnologia nas ruas, principalmente por questões de responsabilidade de
condução, em casos de acidente, explicou o professor: “Entretanto, o setor agrícola pode
se beneficiar em curto prazo dela, pois em um terreno descampado e circuito fechado
haverá mais segurança”, observou.
O CaRINA é financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de
São Paulo) e pelo CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)
e desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade
de São Paulo.
Freio em teste
Mas não foram somente os carros que tiveram vez na pista de testes do Congresso, as
motocicletas também. A Honda fez simulações de frenagens com duas motos do modelo
CG 150 Titan. Uma delas foi equipada com freios ABS (Anti-lock Braking System, sistema
de freio anti-travamento) e a outra com a novidade lançada esse ano, o sistema CBS (Com-
bined Braking System). Deu logo para notar, na primeira apresentação, a eficiência do se-
gundo sistema: a distância de parada foi reduzida quase pela metade.
Eduardo Quirino, analista de relações institucionais da empresa e instrutor do teste,
demonstrou que o CBS aciona o freio a disco dianteiro mesmo quando apenas o freio
traseiro é solicitado pelo motociclista, corrigindo assim falhas humanas. “Na operação
combinada, o freio dianteiro exerce apenas 25% da sua capacidade de frenagem total,
que pode ser obtida pelo manete de freio mais o sistema combinado. A pinça desse freio
tem três pistões, dos quais apenas um, menor, é acionado simultaneamente com o freio
a tambor traseiro, que permanece atuado por tirante. Assim, o freio dianteiro tem dois
circuitos hidráulicos independentes. n
O projeto CaRINA (Carro
Robótico Inteligente para
Navegação Autônoma) é capaz de
seguir rota preestabelecida
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