Page 53 - Revista EAA - Edição 62
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Os controladores da Delphi
                                            Os controles dos     são projetados para funcionar
                                    câmbios da GM integram    em ambientes desfavoráveis
                              dados do motor e do motorista
                                                              frentamos esses desafios com uma arquitetura de software
                                                              modular baseado no AUTOSAR e com um processo auto-
           Administrar vários câmbios                         matizado de verificação e validação.”
           com um único controlador
           é uma das maneiras de a ZF                         Criando código
           reduzir custos                                     O software e o firmware que rodam nessas arquiteturas de
                                                              hardware é uma parte igualmente complexa dos projetos
                                                              de trem de força como um todo. Os programadores têm
                                                              de maximizar eficiência e, ao mesmo tempo, assegurar que
                                                              nenhum elemento de um código cause defeitos. “Estamos
                                                              também desenvolvendo projetos avançados de software para
                                                              obter maior otimização da dinâmica dos pontos de opera-
                                                              ção do motor, de modo que este funcione com a melhor
                                                              eficiência combinada motor-câmbio e possa proporcionar
                                                              melhores dinâmica de condução e dirigibilidade nas trocas
                                                              de marchas ou quando o motorista comanda uma mudança
                                                              pelo acelerador ou alavanca para alterar o desempenho do
                                                              veículo,” disse Kolhoff. À medida que esse software se torna
                    As fabricantes estão começando a comprar   mais complexo, algumas empresas estão estreitando o foco
                    sistemas operacionais que administram os   de seus programas de projetos. “Estão se dedicando mais
                                    sistemas de câmbio (IAV)  aos programas de controle e recorrendo a auxílio externo
                                                              para sistemas operacionais.”
                                                                 “Alguns anos atrás, as empresas queriam elas mesmas
                                                              construir seus sistemas operacionais,” afirmou Laurent.
                                                              “Agora, elas estão procurando cada vez mais comprá-los
                                                              fora.”  Independentemente  de  quem  escreva  o  código,  o
                                                              principal é confiabilidade.
                                                                 “A implementação de software é feita por meio de con-
                                                              tínua integração e testes que não cuidam apenas da crescen-
                                                              te e complexa funcionalidade, mas também das normas de
                                                              segurança como a ISO 26262, a ser cumprida no processo
           veículos. Todas essas tendências ajudam as equipes de pro-  de desenvolvimento,” disse Pischinger. “Perfeita validação
           jetos a cumprir tempos de ciclo menores. “Caso se integre   de software – tanto software quanto hardware-in-the-loop
           as unidades de controle do motor e de câmbio em um úni-  – é mandatório, como são os testes no veiculo. No futuro,
           co controlador ou se tenha controladores isolados, o reuso   simulação se tornará cada vez mais importante devido à
           de controles é necessário para manter o ritmo de ciclos de   crescente complexidade do sistema e do encurtado tempo
           desenvolvimento curtos,” disse Pischinger da FEV. “En-  de desenvolvimento.”                      n

                                                                                                           53
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