Page 53 - Revista EAA - Edição 62
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Os controladores da Delphi
Os controles dos são projetados para funcionar
câmbios da GM integram em ambientes desfavoráveis
dados do motor e do motorista
frentamos esses desafios com uma arquitetura de software
modular baseado no AUTOSAR e com um processo auto-
Administrar vários câmbios matizado de verificação e validação.”
com um único controlador
é uma das maneiras de a ZF Criando código
reduzir custos O software e o firmware que rodam nessas arquiteturas de
hardware é uma parte igualmente complexa dos projetos
de trem de força como um todo. Os programadores têm
de maximizar eficiência e, ao mesmo tempo, assegurar que
nenhum elemento de um código cause defeitos. “Estamos
também desenvolvendo projetos avançados de software para
obter maior otimização da dinâmica dos pontos de opera-
ção do motor, de modo que este funcione com a melhor
eficiência combinada motor-câmbio e possa proporcionar
melhores dinâmica de condução e dirigibilidade nas trocas
de marchas ou quando o motorista comanda uma mudança
pelo acelerador ou alavanca para alterar o desempenho do
veículo,” disse Kolhoff. À medida que esse software se torna
As fabricantes estão começando a comprar mais complexo, algumas empresas estão estreitando o foco
sistemas operacionais que administram os de seus programas de projetos. “Estão se dedicando mais
sistemas de câmbio (IAV) aos programas de controle e recorrendo a auxílio externo
para sistemas operacionais.”
“Alguns anos atrás, as empresas queriam elas mesmas
construir seus sistemas operacionais,” afirmou Laurent.
“Agora, elas estão procurando cada vez mais comprá-los
fora.” Independentemente de quem escreva o código, o
principal é confiabilidade.
“A implementação de software é feita por meio de con-
tínua integração e testes que não cuidam apenas da crescen-
te e complexa funcionalidade, mas também das normas de
segurança como a ISO 26262, a ser cumprida no processo
veículos. Todas essas tendências ajudam as equipes de pro- de desenvolvimento,” disse Pischinger. “Perfeita validação
jetos a cumprir tempos de ciclo menores. “Caso se integre de software – tanto software quanto hardware-in-the-loop
as unidades de controle do motor e de câmbio em um úni- – é mandatório, como são os testes no veiculo. No futuro,
co controlador ou se tenha controladores isolados, o reuso simulação se tornará cada vez mais importante devido à
de controles é necessário para manter o ritmo de ciclos de crescente complexidade do sistema e do encurtado tempo
desenvolvimento curtos,” disse Pischinger da FEV. “En- de desenvolvimento.” n
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