Page 50 - Revista EAA - Edição 62
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TECNOLOGIA
Mais marchas, mais desafios
MUITAS ESTRATÉGIAS, BEM COMO ASPECTOS DE SOFTWARE TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO AUTORIZADA DE
E HARDWARE RELACIONADOS AOS CONTROLADORES, REDES, “MORE GEARS, MORE CHALLENGES”, MATÉRIA
SENSORES E ATUADORES, PRECISAM SER CONSIDERADAS PARA PUBLICADA NA REVISTA AUTOMOTIVE
ENGINEERING INTERNATIONAL ONLINE,
QUE OS CÂMBIOS AUTOMÁTICOS CONTINUEM A APRESENTAR VOL. 1, N° 5, 1 DE JULHO DE 2014, TEXTO DE
TROCAS SUAVES À MEDIDA QUE MAIS MARCHAS SÃO TERRY COSTLOW E TRADUÇÃO DE BOB SHARP.
ADICIONADAS PARA REDUZIR O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
TERRY COSTLOW
mais difícil para os sistemas escolhe-
rem a melhor marcha para as condi-
ções de operação e chegarem a ela com
o mínimo de perdas. “Uma boa estra-
tégia deve otimizar a seleção de mar-
chas corretamente, mantendo a marcha
correta mesmo que se pule uma”, disse
Christophe Laurent, técnico especia-
lista em Controles de Câmbios, da área
de Câmbios e Transmissões da IAV
Automotive Engineering. “Pode-se
querer também minimizar perdas du-
rante as trocas e isso fica mais impor-
Reduzir perdas é um importante tante com maior número de marchas.”
critério de projeto para os As trocas ficam ocorrendo cons-
câmbios automáticos da GM tantemente para manter o motor fun-
cionando em níveis ideais de rotação.
Os câmbios estão sempre buscando
Desenvolvedores de câmbios que aumentaram o número de marchas para aten- os limites teóricos para desempenho.
der aos cada vez mais severos requisitos de redução de consumo de combustível Encontrar esses limites requer muita
estão adotando inúmeras estratégias para certeza de que eficiência e dirigibilida- potência de computação e memória.
de aumentem. Reduzir perdas, comunicação com os motores e maximização da “A eficiência no câmbio atingiu a casa
usabilidade dos módulos estão entre os desafios que as equipes de projetos estão de 90%”, disse Joe Funyak, chefe de
tendo de enfrentar. Câmbios da Infineon. “Os câmbios
Os câmbios automáticos evoluíram rapidamente desde as quando seis mar- estão sempre subindo ou descendo
chas eram chamadas de manobra de marketing apenas. Seis marchas tornaram-se marcha para manter o motor em uma
comuns agora, enquanto sete, oito e nove marchas surgem cada vez mais. Em faixa estreita. O volume de potência
todos esses sistemas, um dos grandes desafios é evitar perdas de energia. de computação também cresce signi-
“Estamos procurando tecnologias que possam ser usadas para reduzir perdas no ficativamente com mais marchas apli-
câmbio, utilizando, por exemplo, dados de torque em tempo real mais precisos de cadas. Poucos anos atrás, um mega-
modo a estabelecer pressões de controle no câmbio de maior precisão, o que pode byte de memória volátil era excessivo;
reduzir perdas mecânicas parasitas”, disse Jim Kolhoff, engenheiro-chefe global de agora, se vê quatro a oito megabytes
Controles de Câmbio & Eletrônica de Trem de Força da General Motors. de memória volátil em controladores FOTOS SAE INTERNATIONAL
Os controles são capazes de aumentar a eficiência nas caixas automáticas que dedicados de câmbio.”
estão tendo mais marchas nos últimos anos. Com mais marchas, fica cada vez Apesar de controladores constituí-
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