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TECNOLOGIA




           Mais marchas, mais desafios







           MUITAS ESTRATÉGIAS, BEM COMO ASPECTOS DE SOFTWARE                   TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO AUTORIZADA DE
           E HARDWARE RELACIONADOS AOS CONTROLADORES, REDES,                   “MORE GEARS, MORE CHALLENGES”, MATÉRIA
           SENSORES E ATUADORES, PRECISAM SER CONSIDERADAS PARA                PUBLICADA NA REVISTA AUTOMOTIVE
                                                                               ENGINEERING INTERNATIONAL ONLINE,
           QUE OS CÂMBIOS AUTOMÁTICOS CONTINUEM A APRESENTAR                   VOL. 1,  N° 5, 1 DE JULHO DE 2014, TEXTO DE
           TROCAS SUAVES À MEDIDA QUE MAIS MARCHAS SÃO                         TERRY COSTLOW E TRADUÇÃO DE BOB SHARP.
           ADICIONADAS PARA REDUZIR O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
           TERRY COSTLOW

                                                                               mais difícil para os sistemas escolhe-
                                                                               rem a melhor marcha para as condi-
                                                                               ções de operação e chegarem a ela com
                                                                               o mínimo de perdas. “Uma boa estra-
                                                                               tégia deve otimizar a seleção de mar-
                                                                               chas corretamente, mantendo a marcha
                                                                               correta mesmo que se pule uma”, disse
                                                                               Christophe Laurent, técnico especia-
                                                                               lista em Controles de Câmbios, da área
                                                                               de Câmbios e  Transmissões da IAV
                                                                               Automotive  Engineering. “Pode-se
                                                                               querer também minimizar perdas du-
                                                                               rante as trocas e isso fica mais impor-
           Reduzir perdas é um importante                                      tante com maior número de marchas.”
           critério de projeto para os                                            As trocas ficam ocorrendo cons-
           câmbios automáticos da GM                                           tantemente para manter o motor fun-
                                                                               cionando em níveis ideais de rotação.
                                                                               Os  câmbios  estão  sempre  buscando
           Desenvolvedores de câmbios que aumentaram o número de marchas para aten-  os limites teóricos para desempenho.
           der aos cada vez mais severos requisitos de redução de consumo de combustível   Encontrar esses limites requer muita
           estão adotando inúmeras estratégias para certeza de que eficiência e dirigibilida-  potência de computação e memória.
           de aumentem. Reduzir perdas, comunicação com os motores e maximização da   “A eficiência no câmbio atingiu a casa
           usabilidade dos módulos estão entre os desafios que as equipes de projetos estão   de 90%”, disse Joe Funyak, chefe de
           tendo de enfrentar.                                                 Câmbios  da  Infineon.  “Os  câmbios
             Os câmbios automáticos evoluíram rapidamente desde as quando seis mar-  estão sempre subindo ou descendo
           chas eram chamadas de manobra de marketing apenas. Seis marchas tornaram-se   marcha para manter o motor em uma
           comuns agora, enquanto sete, oito e nove marchas surgem cada vez mais. Em   faixa estreita. O volume de potência
           todos esses sistemas, um dos grandes desafios é evitar perdas de energia.  de computação também cresce signi-
             “Estamos procurando tecnologias que possam ser usadas para reduzir perdas no   ficativamente com mais marchas apli-
           câmbio, utilizando, por exemplo, dados de torque em tempo real mais precisos de   cadas. Poucos anos atrás, um mega-
           modo a estabelecer pressões de controle no câmbio de maior precisão, o que pode   byte de memória volátil era excessivo;
           reduzir perdas mecânicas parasitas”, disse Jim Kolhoff, engenheiro-chefe global de   agora, se vê quatro a oito megabytes
           Controles de Câmbio & Eletrônica  de Trem de Força da General Motors.  de memória volátil em controladores  FOTOS SAE INTERNATIONAL
             Os controles são capazes de aumentar a eficiência nas caixas automáticas que   dedicados de câmbio.”
           estão tendo mais marchas nos últimos anos. Com mais marchas, fica cada vez   Apesar de controladores constituí-

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