Page 52 - Revista EAA - Edição 62
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TECNOLOGIA
Um ou dois?
Sensor real ou virtual
Os engenheiros têm de decidir se que-
Os sensores nos câmbios representam um dilema para as equipes de projetos. rem ou não combinar os controladores
Aumentar sua quantidade melhora a percepção do que ocorre e que ajuda a aumentar de motor e câmbio; algumas empresas
a eficiência, porém, mais peças custam dinheiro e ocupam espaço valioso. Estratégias
variam à medida que desenvolvedores adicionam sensores, enquanto outros trabalham usam só um. Outras o dividem com
para eliminá-los. controladores dedicados.
Engenheiros freqüentemente caminham nas duas direções, adicionando sensores “Caso se tenha controles separa-
para obter mais dados para os microcontroladores, ao mesmo tempo limitando-os dos, pode-se ser mais flexível, usando
para criar dispositivos virtuais que ajudam na busca de maior eficiência. À medida que a CAN para a comunicação entre os
os câmbios ganham marchas o número de sensores vem crescendo, aumentando os
volumes para ajudar a reduzir custos. “O número mínimo de sensores num câmbio é controladores do motor e do câm-
de três a cinco, e há outros dois a cinco na interface,” disse James Sterling, gerente de bio,” disse Funyak. Na eventualidade
Sistemas Integrados da Infineon. “O custo de sensores está caindo na mesma proporção de se ter tudo em um módulo, é mais
em que se aumenta a sua utilização.” fácil pelo lado da comunicação e se
A maioria dos sensores se comunica, agora, com fiação dedicada. Adotando padrões pode eliminar o custo do segundo
como rede local interconectada (LIN) e protocolo de transmissão unilateral única de
baixa velocidade (SENT) ajudam a reduzir fiação e pinos de contato, contribuindo para módulo. Sempre há um vai e vem
a redução de tamanho. nessas estratégias que podem mudar
“Estamos procurando aumentar o uso de ligação de dados padronizados na indústria como um pêndulo.”
para conectar sensores adicionais para a eletrônica dos câmbios,” disse Jim Kolhoff, Quando as fabricantes optam por
engenheiro-chefe global de Controles de Câmbio & Eletrônica de Trem de Força da um controlador de câmbio dedicado,
General Motors. “Isso é para reduzir o número de pinos de controladores necessários
para novas características e funções. O controlador é tipicamente o maior elemento devem decidir onde ficará localizado.
eletrônico do sistema de controle do câmbio, de modo que oportunidades para reduzir Algumas os colocam o mais perto
o seu tamanho podem ser importantes.” possível das embreagens e engrena-
Enquanto engenheiros, muitas vezes, adicionam sensores para realçar o gens para reduzir retardos e aumen-
desempenho, tal medida não é feita facilmente. Muitos controladores são usados em tar a precisão. “Há muitas vantagens
múltiplos veículos, de modo que volumes e custos sobem rapidamente. “O número de
sensores na verdade não está crescendo,” disse Christophe Laurent, técnico especialista em colocar os controladores e mó-
em Controles de Câmbios, da área de Câmbios e Transmissões da IAV Automotive dulos do câmbio dentro dele,” disse
Engineering. “Basta gastar um dólar ou dois em sensores para que logo se tornem uma David Helon, engenheiro-chefe glo-
enorme despesa.” bal de Sistemas de Gerenciamento
Sempre que possível, projetistas de produto usam dados de alguns sensores para
entender os parâmetros que não são medidos por outros sensores. Sensoriamento de Motor da Delphi. “A maior van-
virtual permite que equipes de projeto determinem parâmetros que podem ser difíceis tagem é casar os módulos de controle
de medir. São outros tempos, o conceito é usado simplesmente para reduzir custos e do câmbio com suas características
necessidade de espaço. individuais para se conseguir boas
“Estamos sempre avaliando se um sensor físico pode ser substituído por um virtual,” trocas de cada marcha sempre.”
disse Kolhoff. “Isso pode ser uma oportunidade significativa para aumentar valor ao
acrescentar itens com menor custo do sistema. Melhoramentos recentes na potência Outras focam mais nos custos du-
de computação dos microprocessadores usados nos sistemas de trem de força podem rante o ciclo de vida. A durabilidade
também dar a oportunidade para maior capacidade do sensor virtual.” de longo prazo dos controladores está
Terry Costlow boa, mas se houver problemas essa es-
Os sensores tratégia de montagem interna torna
Roda o reparo bem dispendioso. “Se o sen-
Dentada da Infiniteon
estão evoluindo sor estiver dentro do câmbio, é difícil
rapidamente substituir o componente em caso de
à medida que defeito”, disse Laurent.
Sensor Hall 1 Sensor Hall 2 engenheiros Independentemente de onde os
Circuito de controladores ficarem, o surgimento
Processamento clamam por mais
de Sinal Ímã Permanente de padrões e avanços em modelagem
informação do
ambiente das e simulação estão ajudando a tornar
transmissões mais viável para os engenheiros em-
Ímã de correção de desvios pregar esses módulos em múltiplos
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