Page 51 - Revista EAA - Edição 62
P. 51
Controladores precisam
levar rapidamente à marcha
correta quando uma ou
mais são puladas (IAV)
rem um aspecto-chave da parte eletrô-
nica dos câmbios, estão longe de ser a
única faceta dos projetos eletrônicos.
Redes, sensores e atuadores também
desempenham papéis críticos. “Con-
Mesmo que as equipes de projetos precisem cuidar de alinhar os projetos de
troles eletrônicos combinados com re-
controladores com sensores e atuadores, eles querem também aplicar estratégias
des mais rápidas e a última tecnologia
que lhes permita usar esses controladores em vários câmbios. O reuso ajuda a
de sensores são elementos-chave para
diminuir os custos gerais.
melhor dirigibilidade por meio do
“Graças ao projeto modular, controladores podem ser aplicados em diferentes
controle de embreagem e de troca e
variações de câmbios, bem como em várias plataformas de veículos,” disse uma
também para soluções mais eficientes
porta-voz de engenharia da ZF Friedrichshafen. “No momento, todas as varian-
do controle do acumulador de pressão
tes de câmbios automáticos de oito e nove marchas são supridas por esse sistema
e da bomba acionada por motor elé-
modular. Há diferentes módulos de função apenas para componentes específicos,
trico”, disse Martin Pischinger, vice-
tais como trocas manuais/trocas robotizadas, bloqueio do conversor de torque,
-presidente de Eletrônica/Controles
embreagem/embreagem de partida e conexão de atrito/ conexão de encaixe.”
da FEV North America.
Arquiteturas complexas
Como ocorre com os muitos aspectos
do projeto de um veículo, ter uma visão
holística do desafio está se tornando
Redes, sensores
norma. Reunir todos esses elementos
e controladores
para funcionarem em conjunto com os
são todos fatores
componentes mecânicos significa que
importantes nos
todas as equipes de projetos e todos os
programas de
sistemas devem saber o que outros ele-
desenvolvimento
mentos estão fazendo o tempo todo.
da FEV
“O projeto do sistema de contro-
le do câmbio (tanto mecânico quanto
elétrico/eletrônico) é realizado como
um sistema único”, disse Kolhoff. “Esta
é a chave para permitir que o I/O da
eletrônica do controlador do câmbio
fique perfeitamente alinhado com os
seus vários sensores e atuadores.”
51