Page 51 - Revista EAA - Edição 62
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Controladores precisam
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                                                                                     correta quando uma ou
                                                                                     mais são puladas (IAV)















           rem um aspecto-chave da parte eletrô-
           nica dos câmbios, estão longe de ser a
           única faceta dos projetos eletrônicos.
           Redes, sensores e atuadores também
           desempenham papéis críticos.  “Con-
                                                Mesmo que as equipes de projetos precisem cuidar de alinhar os projetos de
           troles eletrônicos combinados com re-
                                             controladores com sensores e atuadores, eles querem também aplicar estratégias
           des mais rápidas e a última tecnologia
                                             que lhes permita usar esses controladores em vários câmbios. O reuso ajuda a
           de sensores são elementos-chave para
                                             diminuir os custos gerais.
           melhor dirigibilidade por meio do
                                                “Graças ao projeto modular, controladores podem ser aplicados em diferentes
           controle de embreagem e de troca e
                                             variações de câmbios, bem como em várias plataformas de veículos,” disse uma
           também para soluções mais eficientes
                                             porta-voz de engenharia da ZF Friedrichshafen. “No momento, todas as varian-
           do controle do acumulador de pressão
                                             tes de câmbios automáticos de oito e nove marchas são supridas por esse sistema
           e da bomba acionada por motor elé-
                                             modular. Há diferentes módulos de função apenas para componentes específicos,
           trico”,  disse  Martin  Pischinger,  vice-
                                             tais como trocas manuais/trocas robotizadas, bloqueio do conversor de torque,
           -presidente  de  Eletrônica/Controles
                                             embreagem/embreagem de partida e conexão de atrito/ conexão de encaixe.”
           da FEV North America.
           Arquiteturas complexas
           Como ocorre com os muitos aspectos
           do projeto de um veículo, ter uma visão
           holística do desafio está se tornando
                                                                                             Redes, sensores
           norma. Reunir todos esses elementos
                                                                                             e controladores
           para funcionarem em conjunto com os
                                                                                             são todos fatores
           componentes mecânicos significa que
                                                                                             importantes nos
           todas as equipes de projetos e todos os
                                                                                             programas de
           sistemas devem saber o que outros ele-
                                                                                             desenvolvimento
           mentos estão fazendo o tempo todo.
                                                                                             da FEV
             “O projeto do sistema de contro-
           le do câmbio (tanto mecânico quanto
           elétrico/eletrônico) é realizado como
           um sistema único”, disse Kolhoff. “Esta
           é a chave para permitir que o I/O da
           eletrônica  do  controlador  do  câmbio
           fique perfeitamente alinhado com os
           seus vários sensores e atuadores.”

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