Page 6 - Revista EAA - Edição 62
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NOTÍCIAS
Projeto vencedor
Dois estudantes de Minas Gerais venceram um concurso de
inovação da indústria automobilística, na França. Alexandre
Marques Bemquerer e Ana Carla de Sá Campos superaram
mais de 960 concorrentes e receberam um prêmio de €
100 mil (cerca de R$ 320 mil) na primeira edição do Desafio
de Inovação da Valeo, promovido pela empresa francesa.
O projeto da dupla brasileira foi focado principalmente no
câmbio e no motor. De acordo com Alexandre: “Trata-se de
um modelo baseado em uma transmissão continuamente no veículo. Ninguém mexe muito mais com isso, todos
variável (CVT), que proporciona um bom desempenho ao os outros projetos que chegaram lá eram mais na parte
veículo, além de otimizar o consumo de combustível e de elétrico e eletrônico. Eram mais cosméticos, sobre o
reduzir as emissões de CO 2”. Dos 969 concorrentes inscritos conforto do motorista, não é automotivo em si.”
só 20 equipes de 13 países foram selecionadas para a Ana Carla afirma que desde o início a dupla estava
segunda fase. Desse total, sete times foram para a semifinal confiante de chegar longe no concurso. “Até então ninguém
e somente três foram para a fase final: os brasileiros e duas tinha tido a ideia de mudar um pouco a forma de criar e
equipes canadenses. De acordo com a organização, a ideia reelaborar uma CVT de forma que ela tenha um custo viável
foi tão inovadora, que levou os experts a reconsiderar seus e que consiga atender a parte de eficiência e um máximo de
conceitos. Foi interessante ver a dupla ir contra o senso aproveitamento”, disse.
comum, questionar suposições básicas e mostrar que elas Além-pós a entrega do prêmio de cem mil euros, que
podem ser mudadas. ainda não tem destino certo, mas deve ir parcialmente para
“O que mais admiramos nessa ideia é o fato de ser tão alguma aplicação financeira, a equipe ainda não se desfez
inovadora, que força ‘experts’ a reconsiderar o que eles já sabem” desde o fim do concurso. Além de seguir com o trabalho
Para Alexandre, o diferencial do seu projeto está na área para tirar a patente, Alexandre diz que a ideia é continuar
do carro que ele escolheu melhorar. “É muito difícil as desenvolvendo o projeto para, mais para frente, transformá-
pessoas se disporem trabalhar com a mecânica do carro. Ela lo em um produto. “Não adianta ter algo bom e não botar
é muito consolidada, a transmissão e o motor são o coração no mercado”, disse.
Célula de combustível I
A Toyota apresentou o Mirai, seu
primeiro veículo elétrico alimentado
por célula de combustível, que tem
início de vendas no Japão previsto
para meados de dezembro por US$
57,4 mil (aproximadamente R$ 150 mil).
O carro foi mostrado simultaneamente
em Tóquio e no Estado americano
da Califórnia, mas as vendas para
os Estados Unidos e Europa estão
planejadas apenas para 2016. Durante o evento, o governo tecnologia emite apenas vapor de água a partir da reação
japonês confirmou um subsídio de US$ 17,1 mil (em ienes) entre o hidrogênio – combustível da célula – e o oxigênio
para a compra desse tipo de veículo. Para a empresa, essa será na produção da energia elétrica. De acordo com a Toyota,
uma tecnologia que poderá mudar o mundo. Com o Mirai, o o Mirai tem potência de 153 cv e autonomia para rodar 480 FOTOS DIVULGAÇÃO
fabricante espera repetir o bom desempenho mercadológico quilômetros. A expectativa de vendas para 2015 é de 700
do híbrido Prius, oferecendo um modelo elétrico cuja unidades, subindo para 3 mil em 2017.
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