Page 8 - Revista EAA - Edição 62
P. 8
NOTÍCIAS
Evitando roubos “Hot inside V”
A novidade de proteção, o Project Mobil, surgiu de um estudo A AMG apresentou um novo motor V-8 com “Hot
da Ford e da Intel, que desenvolvem um sistema com câmera inside V” e lubrificação por cárter seco. Uma das
frontal acoplada ao painel, juntamente com um software de suas principais características está no fato de os dois
identificação facial que identificará o proprietário por meio turbocompressores estarem montados no interior do
da sua foto. Se um estranho se sentar ao volante do carro, ele, vale do “V”, em vez de ao lado de fora das bancadas
automaticamente, não dará a partida e ainda poderá avisar a de cilindros – que os especialistas chamam de “Hot
polícia. Mais, o proprietário receberá uma foto do “amigo do inside V”. Como benefício, resultou um motor de 3.982
alheio” em seu smartphone. Também por meio do celular, o cm de desenho compacto, ótimas respostas e baixas
3
proprietário poderá ou não autorizar essa pessoa a dirigir seu emissões. A lubrificação por cárter seco permite que
veículo. Se for cadastrada mais de uma foto no sistema, ele o motor seja instalado em uma posição 55 mm mais
reconhecerá e liberará o veículo para essas pessoas. Se o dono baixa, deslocando o centro de gravidade para baixo
do carro não quiser que pessoas autorizadas guiem seu carro de e ajudando para a melhoria da aceleração lateral. De
maneira perigosa, ele poderá restringir a velocidade. acordo com o fabricante, é o primeiro V-8 esportivo do
O dispositivo ainda não tem previsão de data para entrar mundo com essas características. Com peso de 209 kg,
em produção nos modelos da marca, mas se trata de um bom o V-8 AMG também é o mais leve do seu segmento.
recurso para evitar roubos e deixar o valor do seguro do carro O mais recente membro da família BlueDIRECT se
mais barato.
destaca por sua potência de 510 cv e pela curva de
torque que é sinônimo de boa dirigibilidade: o pico de
66,2 kgf•m está disponível entre 1.750 e 4.750 rpm. O
bloco de alumínio é produzido usando a tecnologia de
fundição em areia e dispõe de um projeto que garante
extrema resistência, permitindo pressões de injeção
de até 130 bar. As superfícies das camisas dos cilindros
possuem tecnologia Nanoslide, que as torna duas
vezes mais duras que os revestimentos convencionais
de ferro fundido.
Diesel eficiente
A Audi apresentou a última geração de seu motor Diesel 3.0 TDI no 36º
Simpósio Internacional de Veículos de Viena. O V-6 a 90º turbocomprimido
desloca 2.967 cm3, produz torque máximo de 61,2 kgf•m e reúne uma série de
tecnologias avançadas.
Anéis e pinos de pistão foram otimizados para o mínimo de atrito, e os
redesenhados bloco do motor e cabeçotes têm circuitos de arrefecimento
separados. Um inovador sistema de gerenciamento colabora para a melhoria
da eficiência térmica e o turbocompressor e a bomba de óleo de carga variável
foram totalmente revistos. Embora o novo 3.0 TDI seja bem mais potente que
seu antecessor, ele pode ser, dependendo do modelo, até 13% mais econômico.
Além disso, pela primeira vez no mesmo conjunto, foram combinados
catalisador de NOx, filtro de partículas e sistema de injeção SCR. Os gases de
escapamento de pós-tratamento, integrado ao pacote do motor, atendem à
mais rigorosa legislação de emissões, incluindo a norma Euro 6. Ele também teve
reduzidas em 15 gramas, em média, as emissões de CO2, para 24,1 g/km.
8