Page 9 - Revista EAA - Edição 62
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Google Glass VUCs padronizados
O grupo BMW está pondo em prática um projetopiloto em Durante a abertura do Salão de Veículos Comerciais Leves
sua fábrica de Spartanburg, na Carolina do Sul (EUA), que visa Urbanos de Carga (Vucfair), ocorrido em São Paulo, a Anfavea
determinar se a tecnologia wearable pode melhorar e acelerar levantou questões importantes sobre esse tipo de veículo.
o fluxo de trabalho na garantia de qualidade. Os trabalhadores A mais importante delas diz respeito à falta de legislação
da fábrica estão usando o Google Glass para avaliar veículos para uniformizar os VUCs por meio de norma federal. Essa
de pré-série. A ferramenta permite que sejam feitas fotos ou padronização traria ganhos, por exemplo, para os fabricantes
vídeos, como forma de documentar potenciais problemas, de implementos. Também falta estímulo para a criação de
permitindo uma maneira melhor, mais rápida e mais clara para centros de consolidação de carga. Com os VUCs, esses locais
analisar e corrigir essas informações mais tarde. A empresa evitariam o tráfego dos caminhões grandes nas cercanias
também avalia de que forma essa inovadora aplicação poderia das cidades. As vendas de caminhões semileves e leves entre
ser transferida para outras áreas de produção. O projeto faz janeiro e outubro deste ano tiveram um forte recuo (31,6%
parte da campanha “Industry 4.0”, criado para avaliar como e 22,4%, respectivamente) se confrontadas com o mesmo
novas tecnologias podem ser aplicadas para fornecer o melhor período do ano passado. E isso pode ser creditado à perda dos
suporte para os trabalhadores na produção e seu planejamento. dois primeiros meses do ano por causa da definição tardia do
Antes, os possíveis problemas identificados nos veículos de Programa de Sustentação do Investimento (PSI); à quebra de
pré-série eram documentados por escrito e, muitas vezes, a confiança e até ao receio da não realização da Copa do Mundo;
descrição do problema era demasiadamente vaga, levando a e, por fim, aos pequenos empresários (os que compram VUCs)
maiores questionamentos e perda de tempo. terem se retraído diante do baixo crescimento da economia.
Rodo-ferroviário
A Mercedes-Benz acaba de estrear o novo Unimog rodo-
ferroviário, com motores que estão em conformidade com
a Euro 6, estabelecendo novos padrões de compatibilidade
ambiental e eficiência para o segmento. O novo modelo tem
motor de 231 cv e maior peso, o que garante maior capacidade
de tração. Ele é ideal para manobras em pátio (com até 1.000 t
de capacidade de reboque) e para manutenção e reparação de
infraestrutura ferroviária. Com tração permanente nas quatro
rodas, bloqueio do diferencial entre os eixos e dos diferenciais
dos eixos individualmente, pneus em rodado simples e
conversor de torque, ele está apto para as mais árduas tarefas.
O câmbio de oito marchas à frente e a ré permite velocidades
de até 50 km/h em ambas os sentidos. Equipado com uma
transmissão hidrostática, as ferramentas podem ser utilizadas
em velocidades muito baixas de 0,1 km/h.
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