Page 9 - Revista EAA - Edição 62
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Google Glass                                       VUCs padronizados

           O grupo BMW está pondo em prática um projetopiloto em   Durante a abertura do Salão de Veículos Comerciais Leves
           sua fábrica de Spartanburg, na Carolina do Sul (EUA), que visa   Urbanos de Carga (Vucfair), ocorrido em São Paulo, a Anfavea
           determinar se a tecnologia wearable pode melhorar e acelerar   levantou questões importantes sobre esse tipo de veículo.
           o fluxo de trabalho na garantia de qualidade. Os trabalhadores   A mais importante delas diz respeito à falta de legislação
           da fábrica estão usando o Google Glass para avaliar veículos   para uniformizar os VUCs por meio de norma federal. Essa
           de pré-série. A ferramenta permite que sejam feitas fotos ou   padronização traria ganhos, por exemplo, para os fabricantes
           vídeos, como forma de documentar potenciais problemas,   de implementos. Também falta estímulo para a criação de
           permitindo uma maneira melhor, mais rápida e mais clara para   centros de consolidação de carga. Com os VUCs, esses locais
           analisar e corrigir essas informações mais tarde. A empresa   evitariam o tráfego dos caminhões grandes nas cercanias
           também avalia de que forma essa inovadora aplicação poderia   das cidades. As vendas de caminhões semileves e leves entre
           ser transferida para outras áreas de produção. O projeto faz   janeiro e outubro deste ano tiveram um forte recuo (31,6%
           parte da campanha “Industry 4.0”, criado para avaliar como   e 22,4%, respectivamente) se confrontadas com o mesmo
           novas tecnologias podem ser aplicadas para fornecer o melhor   período do ano passado. E isso pode ser creditado à perda dos
           suporte para os trabalhadores na produção e seu planejamento.   dois primeiros meses do ano por causa da definição tardia do
           Antes, os possíveis problemas identificados nos veículos de   Programa de Sustentação do Investimento (PSI); à quebra de
           pré-série eram documentados por escrito e, muitas vezes, a   confiança e até ao receio da não realização da Copa do Mundo;
           descrição do problema era demasiadamente vaga, levando a   e, por fim, aos pequenos empresários (os que compram VUCs)
           maiores questionamentos e perda de tempo.          terem se retraído diante do baixo crescimento da economia.



           Rodo-ferroviário


           A Mercedes-Benz acaba de estrear o novo Unimog rodo-
           ferroviário, com motores que estão em conformidade com
           a Euro 6, estabelecendo novos padrões de compatibilidade
           ambiental e eficiência para o segmento. O novo modelo tem
           motor de 231 cv e maior peso, o que garante maior capacidade
           de tração. Ele é ideal para manobras em pátio (com até 1.000 t
           de capacidade de reboque) e para manutenção e reparação de
           infraestrutura ferroviária. Com tração permanente nas quatro
           rodas, bloqueio do diferencial entre os eixos e dos diferenciais
           dos eixos individualmente, pneus em rodado simples e
           conversor de torque, ele está apto para as mais árduas tarefas.
           O câmbio de oito marchas à frente e a ré permite velocidades
           de até 50 km/h em ambas os sentidos. Equipado com uma
           transmissão hidrostática, as ferramentas podem ser utilizadas
           em velocidades muito baixas de 0,1 km/h.

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