Page 60 - Revista EAA - Edição 62
P. 60
ESTUDANTIL
Dobradinha da UFPE
no Baja SAE BRASIL
A ETAPA NORDESTE TEVE, ESTE ANO, 18
EQUIPES INSCRITAS, QUE REPRESENTARAM
16 INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE 10
ESTADOS DO NORTE E DO NORDESTE BRASILEIRO
As equipes Baja Mangue 2 e Baja equipes pernambucanas da UFPE sa- prova mais esperada, o enduro de três
Mangue 1, da Universidade Federal graram-se vitoriosas – a Mangue Baja horas de duração.
de Pernambuco (UFPE), foram 1ª 1 foi campeã e Mangue Baja 2, vice. Os Baja SAE são protótipos de
e 2ª colocadas, respectivamente, na A Mangue Baja 1 foi também a ven- estrutura tubular de aço, monopostos,
9ª Competição Baja SAE BRASIL cedora da competição regional no ano para uso fora-de-estrada, com quatro
– Etapa Nordeste, realizada de 7 a 9 passado, disputada por 14 times entre ou mais rodas e motorização de 10
de novembro no Estádio Municipal 18 inscritos. cv. Devem ser capazes de transportar
de Camaçari (BA). A terceira posição As provas da etapa Nordeste co- pessoas de até 1,90 m de altura, e até
no pódio foi conquistada pela equipe meçaram na sexta-feira, com apre- 113,4 kg. Os sistemas de suspensão,
Cactus Baja SAE, da Universidade sentações orais dos projetos. No dia transmissão e freios, assim como o
Federal Rural do Semi-Árido (Ufer- seguinte, foram realizadas provas próprio chassi, são desenvolvidos pe-
sa), do Rio Grande do Norte. O 4º lu- estáticas (avaliações de segurança, las equipes, que têm, ainda, a tarefa
gar ficou com a paraibana Parahybaja, conforto e motorização) e dinâmicas de buscar patrocínio para viabilizar o
da Universidade Federal de Campina (aceleração, tração e desempenho de projeto. n
Grande (UFCG), e o 5º com a equipe dirigibilidade),
Baajatinga, da Universidade Federal supervisiona-
do Vale do São Francisco (BA) das por juízes-
O evento regional é preparatório -engenheiros
para a 21ª Competição Baja SAE da indústria da
BRASIL-PETROBRAS, de âmbito mobilidade. No
nacional, que será realizada em 2015. domingo, car-
Na 20ª e última edição nacional, em ros e pilotos se
março deste ano, as mesmas duas confrontaram na
Depois da tensão das apresentações técnicas e
estáticas, carros e pilotos ainda têm que encarar o
enduro de resistência com três horas de duração
60