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REGIONAIS





           Passagem da F1 pelo país                                            porciona o desenvolvimento acelerado
                                                                               de novas propostas tecnológicas em
                                                                               um ambiente de acirrada competição
           incrementa Conferência                                              e expressiva visibilidade. Foi dentro

                                                                               desse viés que transcorreu a Confe-
           da SAE BRASIL                                                       rência Internacional sobre Tecnologia
                                                                               e Inovação na Indústria Automotiva,
                                                                               realizado dia 5 de novembro de 2014
                                                                               no Centro de Convenções Millenium,
                                                                               em São Paulo (SP). Tanto quanto à
                                                                               aplicação nas linhas de produção, a
                                                                               implementação nos automóveis na-
                                                                               cionais foi assunto de destaque nas
                                                                               apresentações concentradas no uni-
                                                                               verso da F1, particularmente aquelas
                                                                               feitas por três engenheiros e executi-
                                                                               vos  diretamente  ligados  à  categoria-
                                                                               -topo do automobilismo esportivo:
                                                                               Alan Peasland (Red Bull  Techno-
                                                                               logies), Gustavo Luzzetti (Pirelli) e
           ALGUNS DOS NOMES                  durante o ano. Todos esses conceitos   Nick Fry, ex-executivo-chefe das
           MAIS IMPORTANTES                  foram abordados com conhecimento   equipes Brawn GP e Mercedes-Benz.
           LIGADOS À INDÚSTRIA E AO          pelo grupo de palestrantes e confe-  A apresentação de Peasland mes-
           AUTOMOBILISMO ESPORTIVO           rencistas que se apresentaram em São   clou números e informações de uma
           ABORDARAM O QUE HÁ                Paulo às vésperas GP do Brasil dispu-  forma bastante apurada sob os pontos
           DE MAIS MODERNO EM                tado em Interlagos.               de vista técnico e visual. Entre alguns
           TERMOS DE COMPETIÇÕES                Verdadeiro canal gerador de ideias   dados interessantes que abordou, des-
                                             e conceitos, o automobilismo de com-  tacam-se as mais de 30 mil alterações
           E INDÚSTRIA         WAGNER GONZALEZ
                                             petição – e a F1 por excelência – pro-  realizadas  nos  carros  de  Sebastian
           Mais uma vez, a programação da se-
           mana do Grande Prêmio do Brasil de
           F1 foi completada por um evento im-
           portante promovido pela SAE BRA-
           SIL. Figuras de destaque, direta e indi-
           retamente ligadas à categoria, falaram
           sobre o que há de mais moderno no
           esporte e suas derivações e aplicações
           na indústria automobilística.
             A atual temporada de F1 é marca-
           da pela introdução de um novo regu-
           lamento  que  privilegia  o  rendimento
           energético (100 kg de combustível por
           prova, livre em 2013, mas usava-se em
           média 155 kg por corrida), sistemas
           híbridos de recuperação de energia e
           downsizing (adoção de motores V-6 de
           1,6 litro de cilindrada) e limitação do                                                              FOTOS SAE BRASIL
           número desses (5) e transmissões (4)

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