Page 63 - Revista EAA - Edição 62
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Vettel e Daniel Ricciardo nesta tem- rações de motores que, graças ao uso dewig. Já William Bertagni (vice-
porada e o recorde da troca de pneus de turboalimentadores, da diminuição -presidente de engenharia da General
mais rápida da história da F1: 1,923 de atrito entre componentes móveis e Motors) complementou o tema ao
s durante o último GP dos EUA de novas técnicas de calibragem de mo- destacar a previsão de uma evolução
2013. Luzzetti (que se destacou no tores, proporcionam soluções extrema- mensal de 66% no fluxo de informa-
Projeto Baja da SAE BRASIL) focou mente eficientes. João Batista (AMG ção mundial entre diversos sistemas
seu discurso na logística aplicada no Mercedes-Benz Challenge) e Alfredo entre 2013 e 2017 e medidas que de-
ciclo de vida de um pneu de F1 – que Guedes Jr. (Supervisor de Relações vem ser adotadas para inserir o Brasil
é fabricado na Turquia e viaja a 20 pa- Públicas da Honda South America) nesse contexto, incluindo a educação
íses diferentes e retorna à fábrica sem- mostraram os caminhos que suas em- do consumidor para entender melhor
pre em um ambiente de temperatura presas escolheram para trazer motores essas tecnologias e seus benefícios.
e luminosidade controlados. híbridos ao mercado consumidor. Reinaldo Muratori (diretor de
Tom Hyder (Magneti Marelli) fo- Engenharia da Mitsubishi) reiterou
cou suas explanações sobre tecnologias Mobilidade, sustentabilidade as escolhas de sua empresa no que se
que já são aplicadas em automóveis e internet refere ao desenvolvimento de proje-
nacionais de rua e de competição, caso Propostas que aparecem com destaque tos: plataformas elétricas e tração 4x4,
do comando de troca de marchas ins- no dia a dia do mercado consumidor combinação que chega ao mercado
talado junto ao volante, equipamento mais jovem foram os temas abordados brasileiro em 2015 com o lançamento
implementado na Stock Car nacional por Martin Bodewig (diretor de Práti- do utilitário esporte Mitsubishi Ou-
nesta temporada. Nick Fry, por sua ca Automotiva da Roland Berger) em tlander Híbrido Plug-in 4x4 em ju-
vez, presenteou os participantes da sua apresentação denominada “Visão lho. Dois motores elétricos de 81,6 cv
conferência com um panorama bas- internacional e tendências globais de montados nos trens dianteiro e trasei-
tante elucidativo sobre o panorama veículos e mobilidade”. O transpor- ro, e um motor de combustão interna a
atual da categoria sob os aspectos es- te coletivo em grandes cidades, seu gasolina, de 2 litros, formam o conjun-
portivo, mercadológico e técnico den- correspondente individual para lon- to propulsor, o último deles acionando
tro do tema “O custo e o benefício da gas distâncias e o compartilhamento o gerador que alimenta as baterias de
tecnologia na F1”. de veículos, práticas já em aplicação íons de lítio. Módulos eletrônicos co-
Celso Duarte (Engenharia Avan- na Europa, foram abordados por Bo- mandarão o uso de cada motor, assim
çada da Ford) e Oliver Rütten (di- como o acionamento da tração dian-
retor técnico da FEV) expuseram a teira. Segundo Muratori, “esse modelo
uma atenta plateia as vertentes que Personalidades falaram sobre será o primeiro de uma sequência de
exploram o conceito de downsizing, híbridos que a Mitsubishi disponibili-
soluções da F1 e suas aplicações
a redução de tamanho das novas ge- na indústria automobilística zará ao consumidor brasileiro”. n
FOTOS CLEITON THIELI
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