Page 11 - Revista EAA - Edição 66
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Transporte do futuro

            Será que um dia andaremos em um ônibus tão futurista quanto
           este? Teoricamente, ele já é viável, já que traz conceitos existentes e
           que poderiam ser aplicados imediatamente aos veículos de transporte
           coletivo. O autor do projeto é Charles Bombardier – canadense da
           família proprietária da empresa de mesmo nome –, que idealizou
           um ônibus futurista, porém dotado de tecnologias já disponíveis
           ou em estágio avançado de desenvolvimento. O Xoupir, como foi
           denominado, foi idealizado a partir da solicitação do jornal Globe & Mail, de Toronto.   mudam a transparência de acordo
           Além da aparência extremamente incomum, uma das soluções aplicadas é a indução   com a claridade, se há muita luz eles
           de eletricidade para a movimentação do ônibus.                      escurecem para aumentar o conforto
            A energia elétrica vem por meio de uma rede sem fio e bobinas de indução que   dos usuários. A carroceria é revestida
           ficam sob o asfalto. No veículo existe um sistema de captação desta energia, que vai   com diodos emissores de luzes orgânicos
           para baterias. As bobinas sob o solo são acionadas apenas quando o veículo passa pelo   (Oled) que podem trazer mensagens
           local, o que elimina as redes aéreas dos trólebus convencionais, deixa o ônibus mais   sobre itinerários, horários, trânsito,
           leve com baterias menores e não há necessidade de parar para recargas. As janelas   congestionamentos e até propagandas.


           Centro de P&D


             A Hyundai lançou a pedra        Japão e Alemanha –, terá como objetivo   voltadas ao mercado brasileiro,
           fundamental de seu primeiro Centro   viabilizar o desenvolvimento de motores   amplamente dominado pelos
           de Pesquisa & Desenvolvimento no   com tecnologia flex. Com previsão de   motores flex. Para tanto, contará com
           hemisfério sul, que será construído na   início de operação no segundo semestre   laboratórios para teste de desempenho
           fábrica brasileira de Piracicaba (SP), onde   de 2016 e investimentos da ordem de   e durabilidade de motores, redução
           são produzidos o HB20/HB20S/HB20X   R$ 100 milhões, o centro atende às   de emissões e melhoria da eficiência
           e demais versões. Quinto laboratório   demandas do Inovar-Auto.     energética e da partida de motores
           de P&D da fabricante no mundo – ao   A estrutura terá como principal   em baixas temperaturas, crítico para
           lado da Coreia do Sul, Estados Unidos,   objetivo desenvolver tecnologias   combustíveis como o etanol.



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