Page 11 - Revista EAA - Edição 66
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Transporte do futuro
Será que um dia andaremos em um ônibus tão futurista quanto
este? Teoricamente, ele já é viável, já que traz conceitos existentes e
que poderiam ser aplicados imediatamente aos veículos de transporte
coletivo. O autor do projeto é Charles Bombardier – canadense da
família proprietária da empresa de mesmo nome –, que idealizou
um ônibus futurista, porém dotado de tecnologias já disponíveis
ou em estágio avançado de desenvolvimento. O Xoupir, como foi
denominado, foi idealizado a partir da solicitação do jornal Globe & Mail, de Toronto. mudam a transparência de acordo
Além da aparência extremamente incomum, uma das soluções aplicadas é a indução com a claridade, se há muita luz eles
de eletricidade para a movimentação do ônibus. escurecem para aumentar o conforto
A energia elétrica vem por meio de uma rede sem fio e bobinas de indução que dos usuários. A carroceria é revestida
ficam sob o asfalto. No veículo existe um sistema de captação desta energia, que vai com diodos emissores de luzes orgânicos
para baterias. As bobinas sob o solo são acionadas apenas quando o veículo passa pelo (Oled) que podem trazer mensagens
local, o que elimina as redes aéreas dos trólebus convencionais, deixa o ônibus mais sobre itinerários, horários, trânsito,
leve com baterias menores e não há necessidade de parar para recargas. As janelas congestionamentos e até propagandas.
Centro de P&D
A Hyundai lançou a pedra Japão e Alemanha –, terá como objetivo voltadas ao mercado brasileiro,
fundamental de seu primeiro Centro viabilizar o desenvolvimento de motores amplamente dominado pelos
de Pesquisa & Desenvolvimento no com tecnologia flex. Com previsão de motores flex. Para tanto, contará com
hemisfério sul, que será construído na início de operação no segundo semestre laboratórios para teste de desempenho
fábrica brasileira de Piracicaba (SP), onde de 2016 e investimentos da ordem de e durabilidade de motores, redução
são produzidos o HB20/HB20S/HB20X R$ 100 milhões, o centro atende às de emissões e melhoria da eficiência
e demais versões. Quinto laboratório demandas do Inovar-Auto. energética e da partida de motores
de P&D da fabricante no mundo – ao A estrutura terá como principal em baixas temperaturas, crítico para
lado da Coreia do Sul, Estados Unidos, objetivo desenvolver tecnologias combustíveis como o etanol.
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