Page 15 - Revista EAA - Edição 66
P. 15

PAINÉIS-ÂNCORA
           Tecnologia em alto nível



             Tradicionais no mundo da mobilidade três painéis-âncora são aguardados com grande   ria, Ferroviário, Logística, Manufatura, Máqui-
           expectativa pelos principais executivos de nossa indústria e academia. Os painéis Engenheiros-   nas  Agrícolas  e  de  Construção,  Motorsport,
           chefe, Internacional e Presidentes vão descritos em detalhes abaixo, e a programação do Con-  Qualidade, Segurança Veicular, Tecnologia da
           gresso contará também com grandes apresentações e debates que ocorrerão nos demais painéis:   Informação, Telemática e Infotainment, Veícu-
           4º Fórum R&D, Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Compras, Duas Rodas, Educação de Engenha-  los Elétricos e Híbridos.

           Painel Engenheiros-chefe – dia 22/9/2015 – 16h00-18h00 – Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel
             Tema: A produtividade desde o desenvolvimento do produto
             Sinopse: A integração dos vários segmentos que atuam na produção de um veículo   Palestrantes convidados
           torna fundamental que a produtividade seja obtida em toda a cadeia produtiva, deixan-  3 Emilio Matsuo – Embraer (Desenvolvi-
           do de ser tratada isoladamente. A produtividade tem que ser pensada como um todo,   mento Integrado do Produto)
           desde o conceito do veículo e em todo o seu processo de desenvolvimento, consideran-  3 Dr. Markus Kleimann – Volkswagen do
           do quantidade de componentes, facilidade de montagem, redução de operações e uso   Brasil (Challenge of Development in Brazil)
           de materiais de menor custo e mais eficientes.                      3 Milton Lubraico – Ford (Utilização de
             A tecnologia atual permite menor número de revisões e alterações durante o desen-  plataforma globais)
           volvimento, reduzindo o número de protótipos e testes físicos, mas mantendo a garantia   3 Rodrigo Chaves – MAN Latin Ameri-
           da qualidade graças às tecnologias virtuais. A organização da empresa deve ser estrutu-  ca (Desenvolvimento de fatores de
           rada de maneira a facilitar o relacionamento entre todas as áreas envolvidas, do desen-  diferenciação e competitividade em
           volvimento à produção, entrega, vida útil e descarte do produto. Com isso, aumenta-se   veículos comerciais)
           a eficiência e eficácia de todo o processo, levando a importantes reduções dos custos e,   3 Reinaldo Muratori – Mitsubishi Motors
           consequentemente, a aumento da produtividade.                         do Brasil

           Painel Internacional – dia 23/9/2015 – 14h00-19h00 – Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel
             Tema: Últimos desafios em tecnologia e eficiência da indústria automotiva global.
             Sinopse: Em todas as regiões do planeta, a indústria automobilística é confrontada   Palestrantes convidados
           com desafios importantes, como a significativa pressão de redução de custos, da redu-  3 Cuneyt L. Oge – SAE International
           ção de consumo de energia e emissões.                               3 Andre Tünkers – Tünkers Co
             Um mercado cada vez mais global, impõe, por um lado, uma concorrência crescente   3 Dr. Li Qin – Weichai Power CO.Ltd.
           no mercado regional. Por outro, restrições políticas e legislativas, também fazem parte   3 Prof. Dr. Ferdinand Panik – Institute of
           deste cenário. Isto implica em consequências não somente técnicas, mas também de   Sustainable Energy and Mobility
           ordem do negócio. Como contramedida, fabricantes de veículos e fornecedores estão   3 Holger Jene – Formel D
           implementando estratégias de modularização e localização de plataformas. Esse não é   3 Eric J. Degenfelder – Axalta
           apenas um desafio técnico, mas também um desafio comercial e de gestão, que tem de   3 Joerg Ohlsen – EDAG
           levar em conta aspectos políticos, sociais e mercadológicos.        3 Roberto Cortes – MAN América Latina
             Nesse Painel Internacional, grandes líderes da indústria automobilística mundial
           apresentarão e discutirão suas estratégias. Dividido em duas sessões, a primeira parte do
           painel será concentrada em soluções tecnológicas e a segunda parte, em estratégias de
           negócios para melhor enfrentar os desafios acima mencionados.

           Painel dos Presidentes – 24/9/2015 – 16h00-18h00 – Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel
             Tema: Produtividade e Tecnologia a nova revolução na indústria da mobilidade
             Sinopse: A distância que separa o nível de produtividade brasileira dos competidores   Palestrantes convidados
           globais nos obriga a empreender uma nova revolução tecnológica. Identificar priorida-  3 David Powels – Volkswagen
           des que afetem a competitividade em todos os processos que envolvem a indústria da   3 Koji Kondo – Toyota
           mobilidade é condição indispensável à sobrevivência a médio e longo prazos.   3 Wilson Bricio – ZF
             É incontestável a importância da tecnologia aplicada a todo o ciclo de vida do pro-  3 José Eduardo Luzzi – Navistar Mercosul
           duto, desde a sua concepção, seu desenvolvimento e produção, até o seu descarte sus-  3 P.O. Svedlund – Scania Latin America
           tentável. No Brasil, como no mundo, a busca da eficiência na atividade industrial começa   3 Gábor Deák – SAE BRASIL
           muito antes do desenvolvimento do produto e é conectada à geração de novas ideias
           para um mercado ávido e altamente competitivo.

                                                                                                           15
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20