Page 6 - Revista EAA - Edição 66
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                                             intenso trabalho na redução de atrito e   torque máximo é de 16,8 kgfm, com
                                             no aumento da robustez para atender   gasolina ou etanol, disponível já a
                                             às novas solicitações de potência. Ele   partir de 1.500 rpm e seguindo nesse
                                             também passa a ter variação de fase em   patamar até 4.500 rpm. A entrega de
                                             ambos os comandos de válvulas e taxa   torque alto em baixa rotação faz com
           up!, agora TSI                    de compressão Precisou ser reduzida   que o up! TSI se destaque pelas ótimas
                                             em 1 ponto, para 10,5:1, por conta da
                                                                               acelerações e retomadas de velocidade.
            O up! TSI é mais que um simples   superalimentação por turbocompressor   O up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em
           up! turbo. O novo motor TSI é, no   BorgWarner.                     9,1 s e atinge a velocidade máxima de
           momento, a melhor expressão que se   Proveniente de uma nova família   184 km/h (etanol). Com gasolina, ele
           pode ter de downsizing no Brasil. Esse   de motores (EA211), é um dos mais   vai da imobilidade aos 100 km/h em
           três cilindros é o primeiro 1.0 flex a vir   avançados da VW no mundo e o mais   9,3 segundos e chega a 182 km/h. O
           com injeção direta de combustível e   moderno fabricado pela empresa no   consumo declarado pela fabricante é
           turbocompressor. O motor passou por   Brasil. O TSI tem potência de 101 cv   de até 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l
           uma grande reformulação das suas   com gasolina e 105 cv com etanol,   na estrada, quando abastecido com
           peças internas: pistão, anéis, bielas,   ambas a 5.000 rpm. Uma das suas   gasolina, e 9,6 km/l na cidade e
           virabrequim, bronzinas receberam   melhores características é o excelente   11,1 km/l na estrada com etanol.


                                                      Acelerando o processo


                                                       A indústria automobilística terá uma nova opção para a homologação de
                                                      veículos no Brasil. Um acordo firmado entre a VCA, uma agência executiva
                                                      do Departamento de Transportes do Reino Unido, e o Ibama, habilita a
                                                      empresa como Agente Técnico Conveniado – ATC. A chegada de novas
                                                      marcas e modelos, assim como novas regulamentações, contribuiu para o
                                                      crescimento da demanda para esse tipo de atividade. Além da possibilidade
                                                      maior de escolha, fabricantes de veículos e importadores terão menor
                                                      tempo para o lançamento de produtos no mercado. Com escritório desde
                                                      2013 em São Paulo, o corpo técnico da empresa é formado por engenheiros
                                                      brasileiros, treinados na matriz, e com larga experiência nos requisitos locais
                                                      referentes às emissões de veículos e a proteção ao meio ambiente. A VCA é   FOTOS DIVULGAÇÃO
           Carlos Bonote, presidente da VCA South America   o órgão nacional do Reino Unido designado para homologação de veículos
           e Marilene Ramos, presidente do Ibama      rodoviários novos, máquinas agrícolas e veículos off-road.

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