Page 20 - Revista EAA - Edição 66
P. 20
TECNOLOGIA OGIA
TECNOL
Conceito em ascensão
GLC COUPÉ É A NOVA
APOSTA DA MERCEDES-
BENZ NO SELETIVO, MAS
CRESCENTE, NICHO DOS
CUPÊS-CROSSOVERS.
COMPACTO E COM MOTOR
BITURBO DE 357 CV, ELE
CHEGA AO MERCADO
AINDA ESTE ANO
FÁBIO OMETTO
Apontado pela Mercedes-Benz como o futuro dos seus modelos SUVs, o GLK – tradicional utilitário esportivo
Concept GLC Coupé foi exibido em primeira mão no Salão de Xangai, na Chi- da Mercedes, mais próximo ao esti-
na, em abril, como um estudo já muito próximo da versão definitiva, prevista para lo dos jipes, que será substituído pelo
ganhar a linha de montagem até o final de 2015. Combinando as características GLC até o final deste ano – o Coupé
tipicamente estilísticas do cupê com o desempenho multifuncional dos utilitários é 192 mm mais longo, 160 mm mais
esportivos, o conceito traz para um segmento mais compacto a mesma a fórmula largo e 77 mm mais baixo.
do GLE Coupé, apresentado em janeiro, que marcou a estreia da estrela de três A potência do conceito exposto
pontas no seleto nicho dos cupês-crossovers - onde se alinham o BMW X6M na mostra chinesa vem de um V-6 bi-
(que acaba de chegar à segunda geração, com 567 cv), Porsche Macan Turbo turbo de 3 litros, a gasolina, também
(400 cv), Audi RS Q3 (310 cv) e, a partir de 2016, o híbrido VW Cross Coupe oriundo do Classe C, que entrega
GTE (444 cv). A clara estratégia da Mercedes para o novo modelo é que, assim 367 cv e é uma das várias opções de
como o GLE Coupé veio ao mundo com a missão de disputar diretamente com motorização que serão disponibiliza-
o X6M (líder do segmento desde que foi lançado, em 2009), o GLC Coupé man- das no novo GLC, cujo lançamento
tenha em sua alça de mira o BMW X4, lançado no ano passado. oficial está previsto para o Salão de
O apelo puramente emocional desta fusão fica ainda mais destacado no Frankfurt, em setembro.
Concept GLC Coupé, segundo a fabricante, pelos fortes detalhes de caráter reu-
nidos no modelo, como a grade do radiador com dupla-lâmina horizontal, as Personalidade aparente
nervuras longitudinais em alto relevo no capô e as quatro saídas do sistema de Segundo a Mercedes, diversos deta-
escapamento, que compõem um contraste estético com o desenho quase orgânico lhes adicionam uma aparência ainda
da carroceria. Simultaneamente, elementos trazidos do mundo off-road como as mais emocional ao Concept GLC
enormes rodas de 21 polegadas, os protetores de impactos frontal e traseiro sob Coupé, com sua carroceria de formas
a carroceria, a elevada distância ao solo (não informada) e os estribos laterais são quase orgânicas. Por exemplo, os com-
indicativos do potencial de desempenho off-road do modelo conceito. ponentes inspiradamente desenhados
Na verdade, em relação ao aspecto de construção estrutural, o Concept GLC como as rodas de alumínio, os retrovi-
Coupé se enquadra em uma subcategoria de veículos chamada CUV (Crossover sores externos em forma de asas e as já
Utility Vehicle), que se refere aos utilitários esportivos derivados de automóveis mencionadas quatro saídas do sistema
com carroceria monobloco. Com quatro portas e capacidade para quatro ocupan- de escapamento, resultando em um
tes, é montada sobre uma versão modificada da plataforma modular MRA, de aço contraste estilístico que busca realçar o
de alta resistência, que estreou na quinta geração do sedã Classe C, lançada no apelo tecnológico do carro de exibição.
ano passado. Medindo 4.727 mm de comprimento, 2.000 mm de largura e 1.593 O mesmo acontece com os protetores
mm de altura, com 2.827 mm de entreeixos, o GLC Coupé é apenas 60 mm mais de impactos sob a carroceria, que têm FOTOS DIVULGAÇÃO
alto do que o três-volumes do qual deriva. Mas se comparado ao “quadradão” dutos dianteiros e traseiros para refri-
20