Page 61 - Revista EAA - Edição 66
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Inovações em materiais metálicos avançados na
cadeia automobilística também foram apresentadas
ções SPR (Self Piercing Rivet), que Produto da Embraer, abordou a apli- dos desafios é o desenvolvimento de
permitem a união de chapas a frio. cação de compósitos no modal aéreo, novos materiais funcionais por meio
Sung Kim, engenheiro de De- a exemplo do avião A350 XWB, da da nanotecnologia como materiais
senvolvimento da Posco, destacou o Airbus, que possui o material em cromotrópicos, que apresentam va-
aço Twip, tecnologia avançada que 50% da estrutura. riações de cor em função de estímu-
está sendo lançada no mundo, em Rodrigo Berardine, gerente de los externos”, exemplificou.
escala muito pontual, com estimati- Vendas e Marketing da Toho Tenax
va de aportar ao Brasil a médio ou America, apresentou tecnologias Inovação e P&D
longo prazo. Connor McMenamin, para a produção de compósitos Lideranças de fabricantes de veícu-
gerente de Contas da Tata Steel, avançados, que já possuem aplica- los e laboratórios discutiram a ino-
discorreu sobre o aço XPF, tecno- ções automobilísticas no Brasil. “Um vação como fator de competitividade
logia que está chegando, agora, ao processo recentemente desenvolvido no quarto e último painel. Carlos
país. O novo aço possui alta resis- para ciclos curtos de fabricação é o Sakuramoto, gerente de Tecnologia
tência e alto alongamento para me- Part Via Preform, que sugere tece- e Inovação da General Motors, mos-
lhorar a conformação, além de boa lagem de filamento contínuo, corte, trou que há necessidade e oportuni-
performance de fadiga. pre-formagem, preparação do molde, dades de incentivos fiscais no Brasil,
Hardy Mohrbacher, consultor da injeção da resina e retirada da peça mas a indústria ainda não sabe como
CBMM, falou sobre a aplicação de do molde”, exemplificou. se beneficiar.
nióbio na composição química dos Luciana Stuewe, gerente da Amilton Sinatora, professor
aços de alta resistência. “Aços a par- Magmasoft, destacou termoplás- de Engenharia Mecânica da USP
tir de 1.000 megapascal têm carac- ticos reforçados com fibras, que (Universidade de São Paulo), com-
terística em comum, que é a possibi- possuem grande potencial para a partilhou os desafios e resultados do
lidade de sofrer fraturas tardias por redução de peso em peças auto- consórcio Triboflex, que reúne em-
difusão de hidrogênio. A adição de mobilísticas. “Esses materiais apre- presas do setor e universidades com o
nióbio na composição química é ca- sentam comportamento mecânico objetivo de ampliar o entendimento
paz de atenuar esse efeito”, contou. complexo e dependente da orien- dos fenômenos relativos ao desgaste
tação local das fibras, oriundas do e ao atrito em componentes mecâni-
Materiais poliméricos processo de injeção”, alertou. cos de motores flex funcionando com
e compósitos Wendel Alves, professor da etanol. Fernando Galembeck, diretor
Em um terceiro painel, o simpósio UFABC (Universidade Federal do do LNNano (Laboratório Nacio-
destacou inovações nas aplicações de ABC), falou sobre compósitos de nal de Nanotecnologia), e Fernando
materiais alternativos. José Marlet, silicone termocrômicos e suas po- Landgraf, presidente do IPT, tam-
engenheiro de Desenvolvimento do tenciais aplicações na indústria. “Um bém participaram do painel. n
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