Page 56 - Revista EAA - Edição 66
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TECNOLOGIA





                                                                               Corte da soleira de alumínio
                                                                               mostrando geometrias,
                                                                               bitolas e soluções de junções
                                                                               de partes múltiplas
























           Detalhe da coluna dianteira da F-150 2015 mostra
           vasto elenco de oportunidades para construção
           multiliga e diversas soluções para junções em
           estruturas que empregam muito alumínio


           panhias) que deu à Ford a certeza de que as picapes atenderão aos mais severos   “Antevejo que o futuro para nós
           requisitos de durabilidade.                                         será o de ligas e têmperas, mas nem
             “Provaremos também que o Micromill é uma espécie diferente em termos   todos os veículos usarão intensamente
           de tratamento térmico,” disse Murphy sem dar detalhes. “Achamos que a série   o alumínio. Assim, estamos absoluta-
           6000, que é termicamente tratável, continuará a ser o cavalo-de-batalha, mas com   mente alinhados com projetos multi-
           o Micromill poderemos aplicar variações específicas, únicas e exclusivas, a 6000.   -materiais,” disse. “Por exemplo, é bas-
           Além disso, nossos clientes compram a série 5000 que não é tratável termicamen-  tante crítico para nós entender como o
           te em razão de suas características de formagem, bem como de seus atributos de   alumínio interage com aço e fibra de
           resistência para uso em portas de passageiros, portas de carga e armação de portas   carbono,” parte de um projeto de pes-
           corrediças. Imagine agora um produto na família 6000,” pontuou ele, “ com for-  quisa colaborativa em que a Alcoa está
           mabilidade ainda maior que a 5000.”                                 envolvida com o Departamento de
                                                                               Energia dos EUA.
           Encarando o futuro do material misto                                   E sobre a superforte liga sé-

           Devido à construção de uma laminadora Micromill ser relativamente compacta,   rie-7000 que alguns engenheiros de
           a estratégia da Alcoa é se localizar perto, em proximidade just-in-time da fábrica   carroceria falam em tom reverente?
           que irá atender. Um requisito-chave, contudo, é um suprimento de metal der-  “Ela utiliza nosso conhecimento ae-
           retido. “O ideal é instalar a laminadora perto de uma firma de fornos’, explicou   roespacial,” disse Murphy. “Ela é di-
           Murphy. “Nossa visão de longo termo é nos localizarmos perto de uma fábrica   fícil de formar, mas significativamente
           em que a bobina saia pela nossa porta e entre diretamente pela porta da fábrica,   mais resistente do que os materiais
           onde será estampada e em seguida para a armação de carroceria.”     atuais. E ainda que ela provavelmente
             Mas apesar da emoção do potencial do Micromill, os planejadores da Alcoa   não seja nossa visão que os carros do
           aceitam a realidade de que a maioria dos programas automobilísticos continuará   futuro terão grande emprego de série
           baseada na estratégia de materiais mistos. “A capacidade de colar ou soldar mate-  7000, achamos que ela tem lugar para
           riais diferentes será mais importante no futuro,” disse Murphy.     componentes específicos.”     n

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