Page 56 - Revista EAA - Edição 66
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TECNOLOGIA
Corte da soleira de alumínio
mostrando geometrias,
bitolas e soluções de junções
de partes múltiplas
Detalhe da coluna dianteira da F-150 2015 mostra
vasto elenco de oportunidades para construção
multiliga e diversas soluções para junções em
estruturas que empregam muito alumínio
panhias) que deu à Ford a certeza de que as picapes atenderão aos mais severos “Antevejo que o futuro para nós
requisitos de durabilidade. será o de ligas e têmperas, mas nem
“Provaremos também que o Micromill é uma espécie diferente em termos todos os veículos usarão intensamente
de tratamento térmico,” disse Murphy sem dar detalhes. “Achamos que a série o alumínio. Assim, estamos absoluta-
6000, que é termicamente tratável, continuará a ser o cavalo-de-batalha, mas com mente alinhados com projetos multi-
o Micromill poderemos aplicar variações específicas, únicas e exclusivas, a 6000. -materiais,” disse. “Por exemplo, é bas-
Além disso, nossos clientes compram a série 5000 que não é tratável termicamen- tante crítico para nós entender como o
te em razão de suas características de formagem, bem como de seus atributos de alumínio interage com aço e fibra de
resistência para uso em portas de passageiros, portas de carga e armação de portas carbono,” parte de um projeto de pes-
corrediças. Imagine agora um produto na família 6000,” pontuou ele, “ com for- quisa colaborativa em que a Alcoa está
mabilidade ainda maior que a 5000.” envolvida com o Departamento de
Energia dos EUA.
Encarando o futuro do material misto E sobre a superforte liga sé-
Devido à construção de uma laminadora Micromill ser relativamente compacta, rie-7000 que alguns engenheiros de
a estratégia da Alcoa é se localizar perto, em proximidade just-in-time da fábrica carroceria falam em tom reverente?
que irá atender. Um requisito-chave, contudo, é um suprimento de metal der- “Ela utiliza nosso conhecimento ae-
retido. “O ideal é instalar a laminadora perto de uma firma de fornos’, explicou roespacial,” disse Murphy. “Ela é di-
Murphy. “Nossa visão de longo termo é nos localizarmos perto de uma fábrica fícil de formar, mas significativamente
em que a bobina saia pela nossa porta e entre diretamente pela porta da fábrica, mais resistente do que os materiais
onde será estampada e em seguida para a armação de carroceria.” atuais. E ainda que ela provavelmente
Mas apesar da emoção do potencial do Micromill, os planejadores da Alcoa não seja nossa visão que os carros do
aceitam a realidade de que a maioria dos programas automobilísticos continuará futuro terão grande emprego de série
baseada na estratégia de materiais mistos. “A capacidade de colar ou soldar mate- 7000, achamos que ela tem lugar para
riais diferentes será mais importante no futuro,” disse Murphy. componentes específicos.” n
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