Page 59 - Revista EAA - Edição 66
P. 59

brados e o assoalho inferior estava inu-  em uma redução de marcha o carro parou e começou a sair fumaça pelo esca-
           tilizado, ou seja, um dia e uma noite   pamento. As especulações sobre o que havia acontecido eram as mais diversas,
           para consertar esses “detalhes”. Dividi-  até que abrimos o cárter e verificamos que uma das bielas havia sido danificada.
           mos a equipe em turnos, e trabalhamos   Perdemos o autocross – menos 150 pontos –, e no outro dia nos esperavam as
           intensivamente para que o protótipo   provas de resistência (endurance) e consumo de combustível (fuel efficiency), que
           estivesse pronto para representar o   significavam 550 pontos de um total de 1.000.
           Brasil na competição internacional.   Após meses de trabalho, empenho, investimento da nossa instituição, da SAE
             Quando chegamos ao aeropor-     BRASIL, dos patrocinadores, apoiadores e dos nossos próprios integrantes e
           to de Lincoln, local previsto para o   professores, deixar de correr o enduro não nos parecia uma opção. Foi com esse
           evento, começamos a ter a real di-  pensamento que, após uma noite em claro, um virabrequim danificado e canais
           mensão do evento. Presentes, equi-  de lubrificação vedados por uma abraçadeira (sim), um bloco trincado reparado
           pes de países como Estados Unidos,   com cola especial, comando de válvulas literalmente esmerilhado e um pistão a
           Canada, Índia, México e Japão, que   menos, a equipe novamente fez com que o Celeris estivesse pronto para a próxi-
           apontavam para culturas diferentes,   ma prova. E começamos a prova, com nosso protótipo movendo-se com apenas
           tecnologias  diferentes,  oportunida-  três cilindros. Não era evidentemente uma manobra de downsizing, mas foi o
           des diferentes, e ainda assim estáva-  nosso melhor artifício. Entretanto, com a vibração de um motor assustadoramen-
           mos lá para competir de igual para   te desbalanceado, no início da terceira volta o carro parou. Não havia mais o que
           igual. Ainda que em outros lugares   pudéssemos fazer.
           do mundo se possa ter maior facili-  O 43º lugar na geral ficou um tanto distante da nossa pretensão inicial,
           dade de fabricação, o que leva uma   chegar entre os 10 primeiros, mas certamente, depois de tantos dilemas, foi
           equipe à diante é a sua organização e   uma experiência de grande valia. No FSAE West Lincoln 2015, a equipe Fór-
           o empenho de cada integrante.     mula UFSM teve sua maior prova de superação, foi quando pudemos perceber
             Iniciadas as provas estáticas, tudo   o quanto um time pode ser capaz quando a vontade é maior do que a dificul-
           ocorreu como esperávamos. Conse-  dade. Fomos para vencer e voltamos como vencedores. “Valeu a pena deixar o
           guimos  passar  pelas  inspeções,  prati-  Top 10 para o ano que vem.”                            n
           camente sem precisar de repetições –
           incluindo o teste de ruídos, prova que
                                              A classificação ficou aquém das
           preocupava todas as equipes devido
                                              pretensões iniciais, mas mostrou a
           a uma mudança de regulamento. As
                                              capacidade de superação do time
           apresentações de projeto foram muito
           bem-sucedidas, com notas acima da
           média da competição. Os detalhes que
           deixaram a desejar em cada apresen-
           tação foram comentados pelos juízes,
           para que cada subsistema pudesse tra-
           balhar para aprimorar o seu conjunto.
             Passamos para as provas dinâmi-
           cas – aceleração e skidpad –, e fomos
           para o treino que precedia a prova
           de autocross. Nesse momento per-
           cebemos as grandes dificuldades que
           teríamos para atingir nosso principal
           objetivo: ficar entre os dez melhores
           do evento. Devido, acredito às condi-
           ções de aderência significativamente
           diferentes do que encontramos aqui
           no Brasil (temperatura ambiente, ca-
           racterísticas do solo, pneus novos etc.),

                                                                                                           59
   54   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64