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REGIONAIS





                                                                               americano, com a finalidade de com-
                                                                               petir com as caixas automáticas de seis
                                                                               marchas com conversor de torque.
                                                                                  Fechando o primeiro painel, Mar-
                                                                               cus  Lima,  engenheiro  de  Powertrain
                                                                               da Getrag, apresentou a 6DCT250,
                                                                               caixa de seis marchas com dupla em-
                                                                               breagem, tecnologia difundida pela
                                                                               Ford para veículos como EcoSport e
                                                                               Fiesta. No segundo painel, sobre com-
                                                                               ponentes de transmissões, Alex Men-
                                                                               des de Oliveira, gerente de Projetos –
           para América do Sul da AVL, abordou  Algumas empresas               Sistemas de Embreagem da Schaeffler,
           pré-ignição de baixa rotação (LSPI:  apresentaram suas tecnologias   falou sobre o desenvolvimento de sis-
           Low Speed Pre-Ignition).          no decorrer do evento             tema de pêndulo centrífugo.
             O último painel debateu a intera-                                    Cláudia Regina Serantoni, geren-
           ção indústria-universidade para maior                               te de Pesquisa e Desenvolvimento da
           competitividade do setor automobi-   O café interativo, atividade introdu-  Gerdau  Aços  Especiais,  apresentou  a
           lístico no Brasil, por meio das contri-  zida esse ano, contou com a participação   Nanocem, solução para aços utilizados
           buições de Waldyr Luiz Ribeiro Gallo,   de Celso Fratta, gerente da Engenharia   em engrenagens. Frank Ferfecki, enge-
           professor associado da Unicamp (Uni-  de Suporte ao Cliente, e Henrique Uhl,   nheiro sênior de Serviços Técnicos da
           versidade Estadual de Campinas);   gerente de Estratégia do Produto, am-  Vitrex, apresentou soluções em polí-
           Marcelo Massarani, professor doutor   bos da Eaton, que falaram sobre tecno-  meros de alto desempenho em substi-
           da  Poli-USP  (Escola  Politécnica  da   logias de diferenciais bloqueantes para   tuição a metais para redução de peso e
           Universidade de São Paulo); e de Rei-  veículos off-road. Já Guilherme Biagio,   manutenção ou melhoria do desempe-
           nhard Tatchsl, gerente de Pesquisa e   engenheiro do Centro de Excelência   nho. Já Renato Luís França, gerente de
           Desenvolvimento Tecnológico  para   em Sincronizadores da Eaton, abordou   Engenharia de Sistemas de Embrea-
           Simulações Avançadas da AVL.      sincronizadores em câmbios. Clayton   gem da Schaeffler, apresentou a embre-
             Entre os especialistas que minis-  Primo, especialista em Sistemas da ZF   agem eletrônica para carros de passeio.
           traram  os  cursos,  Allyson Vendrasco,   do Brasil, apresentou os câmbios 16 S   No último painel, destinado a
           engenheiro de Produto da Schaeffler   Ecosplit (manual) e a 12 AS Astronic   tendências de mercado, Marcelo Ma-
           Brasil, abordou sistemas inovadores   (robotizado).                 chado, vice-presidente automotivo da
           para pacotes de sincronização em veí-  No segundo dia da programação   Schaeffler Brasil, analisou o mercado
           culos leves. Luiz Arthur Soares, super-  de transmissões houve nove palestras   automobilístico  da  China,  que  esti-
           visor de Engenharia do Produto da ZF   distribuídas em três painéis temáticos.   mula o desenvolvimento de veículos
           do Brasil, falou sobre sistemas de troca   Na  primeira,  focada  em sistemas de   elétricos e híbridos com políticas de
           de marchas para veículos comerciais.   transmissões, Tiago Rizo, engenheiro   incentivo. Já Gustavo Barbosa, geren-
           Hakan Kendirci, Industry Manage-  sênior de Desenvolvimento de Produ-  te de Engenharia de Manufatura de
           ment Automotive da TRUMPF, dis-   to da ZF do Brasil, discutiu sobre as   Transmissões da GM, defendeu o con-
           cutiu sobre processos e equipamentos   vantagens dos sistemas robotizados,   ceito de produção paralela em relação
           de solda para componentes de trans-  com destaque para a redução do con-  ao tradicional modelo serial. Por fim,
           missões. Já Frank Ferfecki, engenheiro   sumo em relação aos manuais.   Amaury Rossi, diretor de Desenvolvi-
           sênior de Serviços Técnicos da Vitrex,   Na sequência, Ricardo Collaço,   mento de Mercado – Grupo de Veícu-
           falou sobre como desenvolver aplica-  engenheiro  de  Sistema  de  Automa-  los América do Sul da Eaton, compa-
           ções  com  polímeros  PEEK.  Thiago   ção da Eaton, apresentou a Procision,   rou os mercados brasileiro, americano
           Fontoura de Andrade, engenheiro es-  nova caixa de sete marchas com dupla   e europeu de veículos comerciais, com
           pecialista da Eaton, abordou análise de   embreagem para veículos comerciais   foco em aplicações típicas e implica-
           falhas em engrenagens.            leves, desenvolvida para o mercado   ções na configuração do powertrain.  n

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