Page 78 - Revista EAA - Edição 67
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REGIONAIS
americano, com a finalidade de com-
petir com as caixas automáticas de seis
marchas com conversor de torque.
Fechando o primeiro painel, Mar-
cus Lima, engenheiro de Powertrain
da Getrag, apresentou a 6DCT250,
caixa de seis marchas com dupla em-
breagem, tecnologia difundida pela
Ford para veículos como EcoSport e
Fiesta. No segundo painel, sobre com-
ponentes de transmissões, Alex Men-
des de Oliveira, gerente de Projetos –
para América do Sul da AVL, abordou Algumas empresas Sistemas de Embreagem da Schaeffler,
pré-ignição de baixa rotação (LSPI: apresentaram suas tecnologias falou sobre o desenvolvimento de sis-
Low Speed Pre-Ignition). no decorrer do evento tema de pêndulo centrífugo.
O último painel debateu a intera- Cláudia Regina Serantoni, geren-
ção indústria-universidade para maior te de Pesquisa e Desenvolvimento da
competitividade do setor automobi- O café interativo, atividade introdu- Gerdau Aços Especiais, apresentou a
lístico no Brasil, por meio das contri- zida esse ano, contou com a participação Nanocem, solução para aços utilizados
buições de Waldyr Luiz Ribeiro Gallo, de Celso Fratta, gerente da Engenharia em engrenagens. Frank Ferfecki, enge-
professor associado da Unicamp (Uni- de Suporte ao Cliente, e Henrique Uhl, nheiro sênior de Serviços Técnicos da
versidade Estadual de Campinas); gerente de Estratégia do Produto, am- Vitrex, apresentou soluções em polí-
Marcelo Massarani, professor doutor bos da Eaton, que falaram sobre tecno- meros de alto desempenho em substi-
da Poli-USP (Escola Politécnica da logias de diferenciais bloqueantes para tuição a metais para redução de peso e
Universidade de São Paulo); e de Rei- veículos off-road. Já Guilherme Biagio, manutenção ou melhoria do desempe-
nhard Tatchsl, gerente de Pesquisa e engenheiro do Centro de Excelência nho. Já Renato Luís França, gerente de
Desenvolvimento Tecnológico para em Sincronizadores da Eaton, abordou Engenharia de Sistemas de Embrea-
Simulações Avançadas da AVL. sincronizadores em câmbios. Clayton gem da Schaeffler, apresentou a embre-
Entre os especialistas que minis- Primo, especialista em Sistemas da ZF agem eletrônica para carros de passeio.
traram os cursos, Allyson Vendrasco, do Brasil, apresentou os câmbios 16 S No último painel, destinado a
engenheiro de Produto da Schaeffler Ecosplit (manual) e a 12 AS Astronic tendências de mercado, Marcelo Ma-
Brasil, abordou sistemas inovadores (robotizado). chado, vice-presidente automotivo da
para pacotes de sincronização em veí- No segundo dia da programação Schaeffler Brasil, analisou o mercado
culos leves. Luiz Arthur Soares, super- de transmissões houve nove palestras automobilístico da China, que esti-
visor de Engenharia do Produto da ZF distribuídas em três painéis temáticos. mula o desenvolvimento de veículos
do Brasil, falou sobre sistemas de troca Na primeira, focada em sistemas de elétricos e híbridos com políticas de
de marchas para veículos comerciais. transmissões, Tiago Rizo, engenheiro incentivo. Já Gustavo Barbosa, geren-
Hakan Kendirci, Industry Manage- sênior de Desenvolvimento de Produ- te de Engenharia de Manufatura de
ment Automotive da TRUMPF, dis- to da ZF do Brasil, discutiu sobre as Transmissões da GM, defendeu o con-
cutiu sobre processos e equipamentos vantagens dos sistemas robotizados, ceito de produção paralela em relação
de solda para componentes de trans- com destaque para a redução do con- ao tradicional modelo serial. Por fim,
missões. Já Frank Ferfecki, engenheiro sumo em relação aos manuais. Amaury Rossi, diretor de Desenvolvi-
sênior de Serviços Técnicos da Vitrex, Na sequência, Ricardo Collaço, mento de Mercado – Grupo de Veícu-
falou sobre como desenvolver aplica- engenheiro de Sistema de Automa- los América do Sul da Eaton, compa-
ções com polímeros PEEK. Thiago ção da Eaton, apresentou a Procision, rou os mercados brasileiro, americano
Fontoura de Andrade, engenheiro es- nova caixa de sete marchas com dupla e europeu de veículos comerciais, com
pecialista da Eaton, abordou análise de embreagem para veículos comerciais foco em aplicações típicas e implica-
falhas em engrenagens. leves, desenvolvida para o mercado ções na configuração do powertrain. n
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