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REGIONAIS
SEÇÃO SÃO PAULO ais e experimentais a partir do estudo
de desenvolvimento de rodas de aço
As vantagens de integrar para veículos comerciais.
Arthur Camanho, gerente regional
testes e simulações para América do Sul da ESI, abordou
a problemática de simular peças sem
levar em conta os históricos de manu-
fatura. Já Wilsimar do Carmo Silva,
13º SIMPÓSIO SAE BRASIL DE TESTES E SIMULAÇÕES MOSTROU especialista em Projeto de Engenha-
ROTAS PARA MELHORIA DE DESEMPENHO COM REDUÇÃO DE ria da MWM International Motores,
CUSTO E TEMPO DE DESENVOLVIMENTO SARA SAAR abordou a influência do processo de
manufatura na durabilidade a partir
de estudo do desenvolvimento de ca-
Integrar testes e simulações ainda na engenheiro de Desenvolvimento de beçote de cilindros em alumínio para
fase de desenvolvimento gera vanta- Produto da Mercedes-Benz, com su- motores diesel.
gem competitiva porque a formulação porte de Rafael de Pádua, falou sobre No terceiro painel, Arcanjo Lenzi,
do problema a ser resolvido se torna o desenvolvimento de um dinamôme- professor Ph.D da UFSC (Universi-
mais robusta. Esse foi um dos princi- tro de arrasto para testes em veículos dade Federal de Santa Catarina), apre-
pais preceitos do 13º Simpósio SAE comerciais, operado de forma remota. sentou as principais linhas de pesquisa
BRASIL de Testes e Simulações na Keshav Sundaresh, gerente de De- em vibrações, originadas a partir de de-
Indústria da Mobilidade, realizado dia senvolvimento de Negócios da Altair, mandas da indústria. Júlio Apolinário
5 de agosto, em São Paulo, com dire- abordou a simulação de sistemas de Cordioli, professor da UFSC, apresen-
ção do engenheiro Valdir Cardoso. buchas para análises de durabilidade, tou metodologia de simulação para ru-
Thomas Gillespie, professor Ph.D conforto e dinâmica. ídos e vibrações, que une análise de es-
da Universidade de Michigan, parti- Na abertura do segundo painel, tatística energética e elementos finitos.
cipou do painel de abertura, no qual Neil Bishop, diretor executivo da Lian Cercal, engenheiro de Po-
falou sobre os avanços em ferramentas CAE Fatigue, destacou a necessidade wertrain, NVH e CAE da Ford, apre-
de testes e simulações para o desenvol- de analisar a durabilidade de sistemas sentou tecnologia de otimização para
vimento de veículos autônomos e co- dinâmicos, como carros, ônibus, ca- redução de massa com manutenção de
nectados. Em seguida, Vinicius Leal, minhões e aeronaves, no espaço das desempenho a partir de estudo de caso
coordenador de CAE da Fiat Chrysler frequências em vez de fazê-la no tem- sobre um conjunto de motor. Fernan-
Automobiles América Latina, comen- po. Alexandre Motta e André Pereira, do Henrique Nardelli, mestrando da
tou sobre o centro de excelência em engenheiros de Desenvolvimento de UFSC, falou sobre validação de silen-
testes e simulações que será instala- Produto da Maxion Wheels, aborda- ciadores que possuem tubos microper-
do na PUC Minas. Marcello Veissid, ram a correlação entre modelos virtu- furados para a redução de ruídos.
Celso Ribeiro, gerente de Enge-
No evento abordou-se os avanços das ferramentas nharia da Ford, comentou sobre geren-
de simulações para o desenvolvimento ciamento térmico veicular em projetos
de autônomos e conectados globais. Marcos Clemente, gerente de
Desenvolvimento Numérico e Experi-
mental da Mahle, abordou os impac-
tos do Inovar-Auto nas tecnologias
de motores. Edson Luciano Duque,
gerente de Engenharia da GM, falou
sobre os desafios no desenvolvimento
de projetos globais diante das especi-
ficidades do mercado local, como no FOTOS DANIEL DEAK
caso do etanol hidratado. n
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