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REGIONAIS





           SEÇÃO SÃO PAULO                                                     ais e experimentais a partir do estudo
                                                                               de desenvolvimento de rodas de  aço
           As vantagens de integrar                                            para veículos comerciais.
                                                                                  Arthur Camanho, gerente regional
           testes e simulações                                                 para América do Sul da ESI, abordou
                                                                               a problemática de simular peças sem
                                                                               levar em conta os históricos de manu-
                                                                               fatura. Já  Wilsimar do Carmo Silva,
           13º SIMPÓSIO SAE BRASIL DE TESTES E SIMULAÇÕES MOSTROU              especialista em Projeto de Engenha-
           ROTAS PARA MELHORIA DE DESEMPENHO COM REDUÇÃO DE                    ria da MWM International Motores,
           CUSTO E TEMPO DE DESENVOLVIMENTO           SARA SAAR                abordou a  influência  do processo  de
                                                                               manufatura na durabilidade a partir
                                                                               de estudo do desenvolvimento de ca-
           Integrar testes e simulações ainda na   engenheiro de Desenvolvimento de   beçote de cilindros em alumínio para
           fase  de  desenvolvimento  gera  vanta-  Produto da Mercedes-Benz, com su-  motores diesel.
           gem competitiva porque a formulação   porte de Rafael de Pádua, falou sobre   No terceiro painel, Arcanjo Lenzi,
           do problema a ser resolvido se torna   o desenvolvimento de um dinamôme-  professor Ph.D da UFSC (Universi-
           mais robusta. Esse foi um dos princi-  tro de arrasto para testes em veículos   dade Federal de Santa Catarina), apre-
           pais preceitos do 13º Simpósio SAE   comerciais, operado de forma remota.   sentou as principais linhas de pesquisa
           BRASIL de Testes e Simulações na   Keshav Sundaresh, gerente de De-  em vibrações, originadas a partir de de-
           Indústria da Mobilidade, realizado dia   senvolvimento de Negócios da Altair,   mandas da indústria. Júlio Apolinário
           5 de agosto, em São Paulo, com dire-  abordou a simulação de sistemas de   Cordioli, professor da UFSC, apresen-
           ção do engenheiro Valdir Cardoso.   buchas para análises de durabilidade,   tou metodologia de simulação para ru-
             Thomas Gillespie, professor Ph.D   conforto e dinâmica.           ídos e vibrações, que une análise de es-
           da Universidade de Michigan, parti-  Na  abertura  do  segundo  painel,   tatística energética e elementos finitos.
           cipou do painel de abertura, no qual   Neil Bishop, diretor executivo da   Lian  Cercal,  engenheiro  de  Po-
           falou sobre os avanços em ferramentas   CAE Fatigue, destacou a necessidade   wertrain, NVH e CAE da Ford, apre-
           de testes e simulações para o desenvol-  de analisar a durabilidade de sistemas   sentou tecnologia de otimização para
           vimento de veículos autônomos e co-  dinâmicos,  como  carros,  ônibus,  ca-  redução de massa com manutenção de
           nectados. Em seguida, Vinicius Leal,   minhões e aeronaves,  no espaço das   desempenho a partir de estudo de caso
           coordenador de CAE da Fiat Chrysler   frequências em vez de fazê-la no tem-  sobre um conjunto de motor. Fernan-
           Automobiles América Latina, comen-  po. Alexandre Motta e André Pereira,   do Henrique Nardelli, mestrando da
           tou sobre o centro de excelência em   engenheiros de Desenvolvimento de   UFSC, falou sobre validação de silen-
           testes e simulações que será instala-  Produto da Maxion Wheels, aborda-  ciadores que possuem tubos microper-
           do na PUC Minas. Marcello Veissid,   ram a correlação entre modelos virtu-  furados para a redução de ruídos.
                                                                                  Celso Ribeiro, gerente de Enge-
                           No evento abordou-se os avanços das ferramentas     nharia da Ford, comentou sobre geren-
                                      de simulações para o desenvolvimento     ciamento térmico veicular em projetos
                                                de autônomos e conectados      globais. Marcos Clemente, gerente de
                                                                               Desenvolvimento Numérico e Experi-
                                                                               mental da Mahle, abordou os impac-
                                                                               tos  do  Inovar-Auto  nas  tecnologias
                                                                               de motores.  Edson Luciano Duque,
                                                                               gerente de Engenharia da GM, falou
                                                                               sobre os desafios no desenvolvimento
                                                                               de projetos globais diante das especi-
                                                                               ficidades do mercado local, como no  FOTOS DANIEL DEAK
                                                                               caso do etanol hidratado.     n

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