Page 76 - Revista EAA - Edição 67
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REGIONAIS





           SEÇÃO CAMPINAS                                                      Inovar-Auto, Paulo Henrique Beserra,
                                                                               coordenador-geral do MDIC (Mi-
           Aumentando a competitividade                                        nistério do Desenvolvimento, Indús-
                                                                               tria e Comércio Exterior), apresentou
                                                                               perspectivas para a construção de uma
                                                                               nova política industrial.
           O mercado brasileiro é rico em opor-  13º SIMPÓSIO SAE BRASIL DE       Henry Joseph Júnior, vice-presi-
           tunidades, mas requer melhor alinha-  POWERTRAIN APRESENTOU         dente da Anfavea (Associação Nacio-
           mento entre governo, organizações,   TECNOLOGIAS PARA               nal dos Fabricantes de Veículos Au-
           universidades e institutos de pesquisa,   AUMENTO DE EFICIÊNCIA     tomotores), destacou tecnologias que
           ciência  e  tecnologia  para  aumentar   E REDUÇÃO DE EMISSÕES             contribuem para a economia de com-
           a competitividade. Essa foi a mensa-                                bustível, mas só recentemente foram
                                             SARA SAAR
           gem do 13º Simpósio SAE BRASIL                                      contempladas pelo Inovar-Auto. Ri-
           de Powertrain, realizado em Sorocaba,                               cardo Simões, vice-presidente de Pes-
           dias 10 e 11 de agosto. A programa-  dar sobrevida aos motores PFI (injeção   quisa & Desenvolvimento da Mahle,
           ção de motores Ciclo Otto apresentou   no duto). Na sequência, Roger Tadeu,   afirmou que o etanol é o combustível
           seis palestras, além de painel temáti-  gerente de engenharia de Powertrain   que mais tem potencial para redução
           co. Na abertura, Henrique B. Pereira,   da  Volkswagen do Brasil, apresentou   de CO 2, com até 81% em relação à ga-
           da HBP Consulting, apresentou uma   o novo motor 1,0 de três cilindros,   solina. “Se trabalharmos para transfor-
           retrospectiva de edições anteriores do   injeção direta e turbocompressor que   mar os nossos veículos flex em global
           simpósio e abordou como muitas das   equipa o recém-lançado veículo up!   flex, para serem utilizados em qualquer
           tendências se materializaram no mer-  TSI. Já  Erlon Rodrigues, analista de   lugar do mundo, contribuiremos com
           cado brasileiro e seriam atualizadas na   Produto da Fiat Chrysler Automobiles   o Inovar-Auto, defendeu.
           edição deste ano.                 América Latina, mostrou o motor Fiat   No  segundo  dia,  Alexandre  Re-
             Martin Marcelo Leder, chefe de   E.torQ EVO, com avançado sistema   zende, diretor de Engenharia de De-
           Engenharia Avançada e Sistemas da   de comando de válvulas único de fase   senvolvimento da Continental, falou
           Robert Bosch, destacou o sistema Ad-  variável. Oliver Ruetten, diretor técni-  sobre sensor de etanol. Marcos Cle-
           vanced PFI, em estudo de implemen-  co da FEV Brasil Tecnologia de Mo-  mente, gerente de Desenvolvimento
           tação no Brasil, desenvolvimento para   tores, apresentou tendências em moto-  Numérico e Experimental da Mahle,
                                             res a gasolina para o atendimento de   apresentou soluções em componentes
                                             futuras metas de emissões e redução de   para desempenho superior do motor
                                             consumo, com destaque para o down-  com etanol. Já Fred Carvalho, diretor
                                             sizing e a eletrificação do powertrain.   de Assuntos Institucionais da Anfavea,
                                                Para Renato Maracini, gerente de   apresentou tendências dos mercados
                                             Produto da PSA Peugeot Citroën, é   nacional e internacional.
                                             necessário trabalhar com diferentes   No tocante aos lubrificantes, Ser-
                                             parâmetros, como massa, aerodinâ-  gio Luiz Camacho  Viscardi, gerente
                                             mica e pneus, para o atendimento das   técnico de Combustíveis e Lubrifi-
                                             metas de consumo energético, sobre-  cantes; e Roberta Miranda  Teixeira,
                                             tudo porque as normas serão mais rígi-  coordenadora  do  Centro  de  Tecno-
                                             das a partir de 2016. Em painel sobre o   logia, ambos da Ipiranga Produtos de
                                                                               Petróleo, discutiram sobre impactos da
                                                                               diluição dos lubrificantes por combus-
                                             Nosso mercado é rico em           tíveis. Felipe Abambres Lopes, gerente
                                             oportunidades, mas requer         de Desenvolvimento de Negócios da
                                             melhor alinhamento entre as       Croda do Brasil, debateu sobre contri-
                                             várias partes envolvidas para     buições e desafios dos lubrificantes. Já  FOTOS DANIEL DEAK
                                             aumentar a competitividade        Rafael Licen Santos, líder de Projeto

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