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REGIONAIS
SEÇÃO CAMPINAS Inovar-Auto, Paulo Henrique Beserra,
coordenador-geral do MDIC (Mi-
Aumentando a competitividade nistério do Desenvolvimento, Indús-
tria e Comércio Exterior), apresentou
perspectivas para a construção de uma
nova política industrial.
O mercado brasileiro é rico em opor- 13º SIMPÓSIO SAE BRASIL DE Henry Joseph Júnior, vice-presi-
tunidades, mas requer melhor alinha- POWERTRAIN APRESENTOU dente da Anfavea (Associação Nacio-
mento entre governo, organizações, TECNOLOGIAS PARA nal dos Fabricantes de Veículos Au-
universidades e institutos de pesquisa, AUMENTO DE EFICIÊNCIA tomotores), destacou tecnologias que
ciência e tecnologia para aumentar E REDUÇÃO DE EMISSÕES contribuem para a economia de com-
a competitividade. Essa foi a mensa- bustível, mas só recentemente foram
SARA SAAR
gem do 13º Simpósio SAE BRASIL contempladas pelo Inovar-Auto. Ri-
de Powertrain, realizado em Sorocaba, cardo Simões, vice-presidente de Pes-
dias 10 e 11 de agosto. A programa- dar sobrevida aos motores PFI (injeção quisa & Desenvolvimento da Mahle,
ção de motores Ciclo Otto apresentou no duto). Na sequência, Roger Tadeu, afirmou que o etanol é o combustível
seis palestras, além de painel temáti- gerente de engenharia de Powertrain que mais tem potencial para redução
co. Na abertura, Henrique B. Pereira, da Volkswagen do Brasil, apresentou de CO 2, com até 81% em relação à ga-
da HBP Consulting, apresentou uma o novo motor 1,0 de três cilindros, solina. “Se trabalharmos para transfor-
retrospectiva de edições anteriores do injeção direta e turbocompressor que mar os nossos veículos flex em global
simpósio e abordou como muitas das equipa o recém-lançado veículo up! flex, para serem utilizados em qualquer
tendências se materializaram no mer- TSI. Já Erlon Rodrigues, analista de lugar do mundo, contribuiremos com
cado brasileiro e seriam atualizadas na Produto da Fiat Chrysler Automobiles o Inovar-Auto, defendeu.
edição deste ano. América Latina, mostrou o motor Fiat No segundo dia, Alexandre Re-
Martin Marcelo Leder, chefe de E.torQ EVO, com avançado sistema zende, diretor de Engenharia de De-
Engenharia Avançada e Sistemas da de comando de válvulas único de fase senvolvimento da Continental, falou
Robert Bosch, destacou o sistema Ad- variável. Oliver Ruetten, diretor técni- sobre sensor de etanol. Marcos Cle-
vanced PFI, em estudo de implemen- co da FEV Brasil Tecnologia de Mo- mente, gerente de Desenvolvimento
tação no Brasil, desenvolvimento para tores, apresentou tendências em moto- Numérico e Experimental da Mahle,
res a gasolina para o atendimento de apresentou soluções em componentes
futuras metas de emissões e redução de para desempenho superior do motor
consumo, com destaque para o down- com etanol. Já Fred Carvalho, diretor
sizing e a eletrificação do powertrain. de Assuntos Institucionais da Anfavea,
Para Renato Maracini, gerente de apresentou tendências dos mercados
Produto da PSA Peugeot Citroën, é nacional e internacional.
necessário trabalhar com diferentes No tocante aos lubrificantes, Ser-
parâmetros, como massa, aerodinâ- gio Luiz Camacho Viscardi, gerente
mica e pneus, para o atendimento das técnico de Combustíveis e Lubrifi-
metas de consumo energético, sobre- cantes; e Roberta Miranda Teixeira,
tudo porque as normas serão mais rígi- coordenadora do Centro de Tecno-
das a partir de 2016. Em painel sobre o logia, ambos da Ipiranga Produtos de
Petróleo, discutiram sobre impactos da
diluição dos lubrificantes por combus-
Nosso mercado é rico em tíveis. Felipe Abambres Lopes, gerente
oportunidades, mas requer de Desenvolvimento de Negócios da
melhor alinhamento entre as Croda do Brasil, debateu sobre contri-
várias partes envolvidas para buições e desafios dos lubrificantes. Já FOTOS DANIEL DEAK
aumentar a competitividade Rafael Licen Santos, líder de Projeto
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