Page 30 - Revista EAA - Edição 70
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REGIONAL
Seção São Paulo
Simpósio SAE BRASIL Carbody 2016 apontou
avanços nas células de sobrevivência dos carros
Representantes de sete fabricantes discorreram sobre que têm 41 kg a menos que a versão an-
a evolução nos sistemas de segurança dos seus veículos terior. André Pires, analista de Marke-
e a preocupação de produzir carros mais seguros ting e Produto, ressaltou que “isso torna
o carro muito mais seguro e econômi-
co”. Já Mauro Paraíso, gerente de mate-
“A terceira edição do Simpósio recer aos consumidores nível cinco-es- riais metálicos (Metallic Materials Ma-
SAE BRASIL CarBody 2016 mos- trelas de segurança na carroceria. nager), explicou que “a substituição do
trou que as fabricantes estão, realmen- André Ramos, gerente do grupo de aço por alumínio aumentou a segurança
te, preocupadas em produzir carros chassi e exterior (Body and Exterior em caso de impacto do veículo”.
mais seguros para os brasileiros.” A Group Manager) da Honda, compar- Cristian de Paiva Irineu, coorde-
opinião é de Jesse Paegle, chairperson tilhou com os cerca de 200 participan- nador de Produto e de Engenharia de
do evento realizado em São Paulo nos tes os novos materiais na carroceria do Materiais da PSA, mostrou as imple-
dias 8 e 9 de junho p.p.. O encontro Honda HR-V. “A utilização de aços de mentações de segurança do Peugeot
reuniu, pela primeira vez na história alta resistência foi uma novidade que 208, entre as quais uma solução técnica
da indústria automobilística nacional, implementamos para oferecer ao veícu- adicionada aos para-lamas dianteiros.
seis fabricantes – Fiat Chrysler Auto- lo mais segurança”, explicou. “Esse modelo está melhor preparado
mobiles (FCA), Ford, Honda, Merce- Pedro Almeida, gerente de Desen- para enfrentar colisões frontais por con-
des-Benz, PSA (Peugeot e Citroën) e volvimento da Volkswagen, apresen- ta dessa peça, que contribui para me-
Volkswagen – que mostraram as novas tou as novidades do Golf VII, enfa- lhor absorção e distribuição da energia
tecnologias e matérias-primas utiliza- tizando o desenvolvimento de uma do impacto, poupando, dessa forma, os
das para ampliar a proteção dos ocu- célula de sobrevivência mais leve para passageiros”, explicou.
pantes das células de sobrevivência. a última geração do carro. “Trabalha- Os dispositivos do Chevrolet Cruze
O Fiat Toro foi o modelo escolhido mos para reduzir cerca de 100 kg no foram apresentados por Fábio Baccan,
pelos engenheiros da fabricante para peso do carro. A diminuição ocorreu Body Engineer da GM. Concebidos
apresentar o que a FCA vem fazendo. na carroçaria, acabamento, chassis, para colaborar com a segurança do con-
Hélvio Marcelo França, responsável motor e câmbio”, disse. dutor, são sistemas de orientação para
pelo projeto de carroceria, e Fabiano Outra fabricante que conseguiu di- alinhamento do carro em estradas, de
Soares, gerente de engenharia, explica- minuir o peso do carro foi a Mercedes- identificação de veículos em ultrapassa-
ram que o carro foi projetado para ofe- -Benz, com a nova geração do Classe C, gem, GPS por meio de setas na tela do
computador de bordo e monitoramen-
to da pressão dos pneus.
Luiz Zamorano, gerente de Carro-
ceria e CAE Safety da Ford, foi inci-
sivo ao dizer que, para a segurança do
novo Ford Ka, “foram aplicados aços de
alta resistência em áreas específicas da
carroçaria, possibilitando melhor ge-
renciamento da energia causado pelo
impacto da colisão”. Ele também falou
sobre a avaliação da Latin NCAP dos FOTOS DANIEL DEÁK
airbags do veículo, que atingiu nota 4
em uma escala de 5. n
30 abril/maio/junho