Page 30 - Revista EAA - Edição 70
P. 30

REGIONAL


          Seção São Paulo


          Simpósio SAE BRASIL Carbody 2016 apontou

          avanços nas células de sobrevivência dos carros





          Representantes de sete fabricantes discorreram sobre                que têm 41 kg a menos que a versão an-
          a evolução nos sistemas de segurança dos seus veículos              terior. André Pires, analista de Marke-
          e a preocupação de produzir carros mais seguros                     ting e Produto, ressaltou que “isso torna
                                                                              o carro muito mais seguro e econômi-
                                                                              co”. Já Mauro Paraíso, gerente de mate-
          “A terceira edição do Simpósio  recer aos consumidores nível cinco-es-  riais metálicos (Metallic Materials Ma-
          SAE  BRASIL CarBody 2016 mos-     trelas de segurança na carroceria.   nager), explicou que “a substituição do
          trou que as fabricantes estão, realmen-  André Ramos, gerente do grupo de  aço por alumínio aumentou a segurança
          te, preocupadas em produzir carros  chassi e exterior (Body and Exterior  em caso de impacto do veículo”.
          mais seguros para os brasileiros.” A  Group Manager) da Honda, compar-  Cristian de Paiva Irineu, coorde-
          opinião é de Jesse Paegle, chairperson  tilhou com os cerca de 200 participan-  nador de Produto e de Engenharia de
          do evento realizado em São Paulo nos  tes os novos materiais na carroceria do  Materiais da PSA, mostrou as imple-
          dias 8 e 9 de junho p.p.. O encontro  Honda HR-V. “A utilização de aços de  mentações de segurança do Peugeot
          reuniu, pela primeira vez na história  alta resistência foi uma novidade que  208, entre as quais uma solução técnica
          da indústria automobilística nacional,  implementamos para oferecer ao veícu-  adicionada aos para-lamas dianteiros.
          seis fabricantes – Fiat Chrysler Auto-  lo mais segurança”, explicou.  “Esse modelo está melhor preparado
          mobiles (FCA), Ford, Honda, Merce-  Pedro Almeida, gerente de Desen-  para enfrentar colisões frontais por con-
          des-Benz, PSA (Peugeot e Citroën) e  volvimento  da Volkswagen,  apresen-  ta dessa peça, que contribui para me-
          Volkswagen – que mostraram as novas  tou as novidades do Golf VII, enfa-  lhor absorção e distribuição da energia
          tecnologias e matérias-primas utiliza-  tizando o desenvolvimento de uma  do impacto, poupando, dessa forma, os
          das para ampliar a proteção dos ocu-  célula de sobrevivência mais leve para  passageiros”, explicou.
          pantes das células de sobrevivência.  a última geração do carro. “Trabalha-  Os dispositivos do Chevrolet Cruze
            O Fiat Toro foi o modelo escolhido  mos para reduzir cerca de 100 kg no  foram apresentados por Fábio Baccan,
          pelos engenheiros da fabricante para  peso do carro. A diminuição ocorreu  Body Engineer da GM. Concebidos
          apresentar o que a FCA vem fazendo.  na carroçaria, acabamento, chassis,  para colaborar com a segurança do con-
          Hélvio Marcelo França, responsável  motor e câmbio”, disse.         dutor, são sistemas de orientação para
          pelo projeto de carroceria, e Fabiano   Outra fabricante que conseguiu di-  alinhamento do carro em estradas, de
          Soares, gerente de engenharia, explica-  minuir o peso do carro foi a Mercedes-  identificação de veículos em ultrapassa-
          ram que o carro foi projetado para ofe-  -Benz, com a nova geração do Classe C,  gem, GPS por meio de setas na tela do
                                                                              computador de bordo e monitoramen-
                                                                              to da pressão dos pneus.
                                                                                 Luiz Zamorano, gerente de Carro-
                                                                              ceria e CAE Safety da Ford, foi inci-
                                                                              sivo ao dizer que, para a segurança do
                                                                              novo Ford Ka, “foram aplicados aços de
                                                                              alta resistência em áreas específicas da
                                                                              carroçaria,  possibilitando  melhor  ge-
                                                                              renciamento da energia causado pelo
                                                                              impacto da colisão”. Ele também falou
                                                                              sobre a avaliação da Latin NCAP dos  FOTOS DANIEL DEÁK
                                                                              airbags do veículo, que atingiu nota 4
                                                                              em uma escala de 5.            n
          30                                                                                     abril/maio/junho
   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35