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BAJA SAE BRASIL 2016


                              Novo local, nova

                              pista e novos desafios





                              Tudo diferente para organização e participantes, mas a competição
                              deste ano foi uma das mais acirradas dos últimos tempos

                              Daniel Bueno

                              Foram quatro dias de pura emoção nas insta-  Em contrapartida, os times superaram as
                              lações da Faculdade de Tecnologia de São José  expectativas pelo alto nível técnico observado
                              dos Campos (Fatec), onde ocorreu a 22ª Com-  na Apresentação do Projeto, pelas poucas dis-
                              petição Baja SAE BRASIL. Tristeza, felicida-  crepâncias nos itens de segurança, pelo número
                              de, ansiedade, alívio, competitividade, compa-  de carros classificados para as provas dinâmicas
                              nheirismo, frustração, realização, só quem está  e também pela quantidade de participantes que
                              presente é capaz de experimentar tal mistura  concluiu o Enduro. Poucos foram os que tive-
                              de sentimentos que, mesmo antagônicos, se  ram de ser reavaliados nas provas de segurança,
                              manifestam quase que simultaneamente em  e os “snorkels”, que deram muito trabalho na
                              cada competidor.                         prova de Motor, nem foram usados porque não
                                Pela primeira vez em 14 anos, a competição  choveu na competição.
                              foi realizada em novo local, o que trouxe desa-  A avaliação de Conforto trouxe surpresas.
                              fios e oportunidades para equipes e comitê or-  Uma equipe do Sul, em seu primeiro ano de
                              ganizador. Buscou-se o ambiente seguro da uni-  competição, arrancou elogios do jurado mais
                              versidade reduzindo custos com as instalações,  exigente, numa prova vencida pelo carro da
                              porém, as pistas estavam completas e perfeitas,  equipe FEI Baja 1, com 19 pontos.
                              bem como as equipes de avaliação estavam a   A Apresentação de Projeto também surpre-
                              postos, como sempre.                     endeu. Na sabatina, os apresentadores mostra-
                                                                       vam desenvoltura e conhecimento dos seus
             Rebocar um jipe                                           veículos, comprovando a sua habilidade em
           de duas toneladas                                           “vender” seu produto. O vencedor dessa prova
               por 10 metros                                           foi o Baja da UFMG com 112,97 pontos. Na
            no menor tempo                                             Exposição Final de Projeto, a UFMG triunfou
                 foi uma das
           avaliações para os                                          novamente, somando mais 19,5 pontos. Con-
               pequenos Baja                                           firmando sua consistência nas provas teóricas,
                                                                       a UFMG já havia suplantado os demais con-
                                                                       correntes na disputa pelo melhor Relatório de
                                                                       Projeto, com 129,3 pontos.
                                                                          Velocidade Máxima e Aceleração, desta
                                                                       vez, foram avaliadas em pista de asfalto. Quase
               O Enduro com                                            todos atingiram os 40 km/h ao final dos 100
                 transmissão                                           metros e o melhor carro, da equipe Poli Atlas,
              pela TV: quatro                                          chegou a 49,7 km/h. Ele também foi o mais rá-
              horas de prova                                           pido em aceleração, ultrapassando os 30 metros
                de resistência
                                                                       em 3,9 segundos.
                                                                          A prova de Tração é sempre um contraponto
                                                                       em relação à de Aceleração e Velocidade. Nessa  FOTOS GUILHERME RODAMILANS
                                                                       situação, predomina a maior potência possível
                                                                       em rotações baixas. Na falta do trenó tradicio-
                                                                       nal, os Bajas rebocaram um jipe de duas tonela-
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