Page 21 - Revista EAA - Edição 72
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AEROESPACIAL
           O futuro nos ares



           Crescimento populacional
           exigirá mais eficiência
           no tráfego aéreo

             mbora o Brasil tenha vivenciado um bom
          Eaumento na demanda por voos comer-  José Carbonari,  diretor  de engenharia de  também os benefícios em  curto e médio
           ciais nos últimos anos, comparando com   programas militares da Embraer, que parti-  prazos. No mais, nossos projetos precisam
           tráfego aéreo dos EUA ou Europa, é possível   cipou do Painel Aeroespacial.   aproveitar ao máximo todos os recursos
           ver que ainda há margem para muito cres-  No evento, Carbonari ressaltou ainda  disponíveis, inclusive o humano”.
           cimento. No entanto, o gerenciamento mais   exemplos de ganhos obtidos com o Sesar   Waldenio Araújo da Silva, diretor de apli-
           sustentável desse serviço passa, obrigato-  (Single European Sky ATM Resarch). Com  cações da Honeywell Aerospace do Brasil,
           riamente, pelo sistema de gerenciamento   ele, os voos ficaram mais eficientes, com  destacou a troca de mensagens não mais por
           de tráfego aéreo. “Em países com maior de-  custos de navegação até 40% menores.  voz dos novos sistemas, apesar dela continuar
           manda, é possível ver que o gargalo está nos   No  encontro,  Tomy  Marques  de  Sou-  existindo, mas por texto, o que permite a fide-
           aeroportos. Os sistemas de comunicações,   za, major especialista em comunicações  lidade da comunicação. Além disso, as novas
           navegação e vigilância e de gerenciamento   do Departamento de Controle do Espaço  tecnologias de gerenciamento de tráfego aé-
           de tráfego aéreo (CNS/ATM) englobam fun-  Aéreo (Decea), falou do Programa Sirius.  reo permitem a comunicação bidirecional en-
           cionalidades desenvolvidas para otimizar o   “O Brasil tem suas demandas, somos porta  tre nave e central. O Painel foi moderado por
           uso do espaço aéreo e, ao mesmo tempo,   de entrada da América do Sul, importantes  Luiz Augusto Rodrigues Nerosky, engenheiro
           melhorar segurança, operações e eficiência   na região; então, nosso programa preci-  sênior da área de Inteligência de Tecnologias

           do controle de tráfego”, destacou Armando   sa considerar todas essas características e  da Embraer.   [CM e PL] n


           SEGURANÇA VEICULAR
           Dados em prol da vida



           SAE BRASIL e parceiros dão passo importante
           na busca por mais segurança no trânsito


              SAE BRASIL deu, neste ano, mais um   tê de Segurança Veicular da SAE BRASIL,  destres, em 2012, passou a ser de motoci-
           A importante passo na direção da se-  em Painel sobre o assunto.    clistas. Em 2012, eles já eram 36% dos que
           gurança. Isso porque, a entidade, em con-  Para Alejandro Longton, gerente de en-  perdiam a vida nas ruas e estradas de todo
           junto com a Embec (Empresa Municipal de   genharia da Idiada, na Espanha, e respon-  o país.
           Desenvolvimento de Campinas), Bosch,   sável pela reconstituição dos casos analisa-  Para Alexandre Pagotto, chefe de
           Takata, Applus Idiada e Mackenzie, colo-  dos, em uma investigação sobre acidentes,  marketing da Robert Bosch brasileira, é
           cou em prática o projeto IAAT – Investiga-  quanto mais informação, melhor. Sem da-  difícil acreditar que, mesmo com tantas
           ção Avançada de Acidentes de Trânsito.   dos reais, os profissionais trabalham com  tecnologias disponíveis no setor, ainda
           Por meio dele está fazendo a investigação   hipóteses e elas não contribuem verdadei-  tanta gente morra. Entre os sistemas que
           avançada e o levantamento de informa-  ramente para a construção de projetos de  ajudam a evitar acidentes, Pagotto des-
           ções que podem apontar os motivos reais   vias ou de veículos melhores.  tacou o ABS, que já existe desde 1978 e
           dos acidentes.                       Flamínio Fichmann, consultor de trans-  que, nas motos irá reduzir bastante os aci-
             O projeto, que treinou equipe, com es-  portes e trânsito, concorda que conhecer  dentes. “Esperamos que, assim como em
           pecialistas da Alemanha, e foi colocado em   os problemas é vital para se evitar os aci-  outros países, essa tecnologia seja exigi-
           prática na cidade de Campinas, catalogou   dentes. Segundo ele, houve uma mudan-  da também para motos de menor cilin-
           mais de 70 acidentes, 23 deles já reconsti-  ça bastante significativa dos acidentes no  drada”, afirmou. O encontro foi mediado
           tuídos, explicou Oliver Schulze, gerente de   Brasil dos últimos anos. Enquanto a maio-  por J. Pedro Corrêa, proprietário da JPC

           engenharia da Takata e chairman do Comi-  ria das mortes, 47%, em 2001 eram de pe-  Communication.  [CM e PL] n
           outubro/novembro/dezembro                                                                        21
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