Page 21 - Revista EAA - Edição 72
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AEROESPACIAL
O futuro nos ares
Crescimento populacional
exigirá mais eficiência
no tráfego aéreo
mbora o Brasil tenha vivenciado um bom
Eaumento na demanda por voos comer- José Carbonari, diretor de engenharia de também os benefícios em curto e médio
ciais nos últimos anos, comparando com programas militares da Embraer, que parti- prazos. No mais, nossos projetos precisam
tráfego aéreo dos EUA ou Europa, é possível cipou do Painel Aeroespacial. aproveitar ao máximo todos os recursos
ver que ainda há margem para muito cres- No evento, Carbonari ressaltou ainda disponíveis, inclusive o humano”.
cimento. No entanto, o gerenciamento mais exemplos de ganhos obtidos com o Sesar Waldenio Araújo da Silva, diretor de apli-
sustentável desse serviço passa, obrigato- (Single European Sky ATM Resarch). Com cações da Honeywell Aerospace do Brasil,
riamente, pelo sistema de gerenciamento ele, os voos ficaram mais eficientes, com destacou a troca de mensagens não mais por
de tráfego aéreo. “Em países com maior de- custos de navegação até 40% menores. voz dos novos sistemas, apesar dela continuar
manda, é possível ver que o gargalo está nos No encontro, Tomy Marques de Sou- existindo, mas por texto, o que permite a fide-
aeroportos. Os sistemas de comunicações, za, major especialista em comunicações lidade da comunicação. Além disso, as novas
navegação e vigilância e de gerenciamento do Departamento de Controle do Espaço tecnologias de gerenciamento de tráfego aé-
de tráfego aéreo (CNS/ATM) englobam fun- Aéreo (Decea), falou do Programa Sirius. reo permitem a comunicação bidirecional en-
cionalidades desenvolvidas para otimizar o “O Brasil tem suas demandas, somos porta tre nave e central. O Painel foi moderado por
uso do espaço aéreo e, ao mesmo tempo, de entrada da América do Sul, importantes Luiz Augusto Rodrigues Nerosky, engenheiro
melhorar segurança, operações e eficiência na região; então, nosso programa preci- sênior da área de Inteligência de Tecnologias
do controle de tráfego”, destacou Armando sa considerar todas essas características e da Embraer. [CM e PL] n
SEGURANÇA VEICULAR
Dados em prol da vida
SAE BRASIL e parceiros dão passo importante
na busca por mais segurança no trânsito
SAE BRASIL deu, neste ano, mais um tê de Segurança Veicular da SAE BRASIL, destres, em 2012, passou a ser de motoci-
A importante passo na direção da se- em Painel sobre o assunto. clistas. Em 2012, eles já eram 36% dos que
gurança. Isso porque, a entidade, em con- Para Alejandro Longton, gerente de en- perdiam a vida nas ruas e estradas de todo
junto com a Embec (Empresa Municipal de genharia da Idiada, na Espanha, e respon- o país.
Desenvolvimento de Campinas), Bosch, sável pela reconstituição dos casos analisa- Para Alexandre Pagotto, chefe de
Takata, Applus Idiada e Mackenzie, colo- dos, em uma investigação sobre acidentes, marketing da Robert Bosch brasileira, é
cou em prática o projeto IAAT – Investiga- quanto mais informação, melhor. Sem da- difícil acreditar que, mesmo com tantas
ção Avançada de Acidentes de Trânsito. dos reais, os profissionais trabalham com tecnologias disponíveis no setor, ainda
Por meio dele está fazendo a investigação hipóteses e elas não contribuem verdadei- tanta gente morra. Entre os sistemas que
avançada e o levantamento de informa- ramente para a construção de projetos de ajudam a evitar acidentes, Pagotto des-
ções que podem apontar os motivos reais vias ou de veículos melhores. tacou o ABS, que já existe desde 1978 e
dos acidentes. Flamínio Fichmann, consultor de trans- que, nas motos irá reduzir bastante os aci-
O projeto, que treinou equipe, com es- portes e trânsito, concorda que conhecer dentes. “Esperamos que, assim como em
pecialistas da Alemanha, e foi colocado em os problemas é vital para se evitar os aci- outros países, essa tecnologia seja exigi-
prática na cidade de Campinas, catalogou dentes. Segundo ele, houve uma mudan- da também para motos de menor cilin-
mais de 70 acidentes, 23 deles já reconsti- ça bastante significativa dos acidentes no drada”, afirmou. O encontro foi mediado
tuídos, explicou Oliver Schulze, gerente de Brasil dos últimos anos. Enquanto a maio- por J. Pedro Corrêa, proprietário da JPC
engenharia da Takata e chairman do Comi- ria das mortes, 47%, em 2001 eram de pe- Communication. [CM e PL] n
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