Page 25 - Revista EAA - Edição 72
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MÁQUINAS AGRÍCOLAS E DE CONSTRUÇÃO de obras, inclusive pessoas. Em um compa-
rativo feito por nós, na construção de uma
As novas ferramentas do campo estrada pavimentada, o uso de sistemas in-
tegrados permitiu a economia, em horas, de
31% da mão de obra, 34% do equipamento,
Esqueça foice e enxada, o Brasil da agricultura 46% de projeto e 37% do combustível”.
e dos campos de construção já é conectado Para o moderador do painel, Jerôni-
mo Marin Cruz (foto), diretor executivo da
TecCom, além de vivermos uma revolução
aís com forte vocação agropecuária, o também participou do evento, afirmou que tecnológica, ainda vivemos em um país
PBrasil do interior cresceu muito nos úl- a conectividade já faz parte das grandes milagroso, que mesmo com todas as adver-
timos anos, mas precisa ir ainda mais lon- fazendas, que têm safras muito planejadas. sidades, ainda consegue ser líder na produ-
ge para atender a uma demanda cada vez “A troca de informações, não apenas com o ção de alimentos. [CM e PL] n
maior, explicou João Pontes, diretor de pla- escritório, mas até com os concessionários
nejamento estratégico da John Deere, no dos equipamentos, é muito alta. Isso é o
Painel Máquinas Agrícolas e de Construção. que permite programar plantio, colheitas,
De acordo com o executivo, para conseguir adubagem e manutenção das máquinas,
atender à população mundial, que até 2050 tudo na hora certa”, explicou.
deve crescer em torno de 20%, o país terá Em comum, fazendas e áreas de mine-
de produzir 40% mais alimentos. “Os pro- ração e construção civil, tem a tecnologia
dutores estão trabalhando firme nesse ob- de comunicação, tanto na captação e in-
jetivo e a tecnologia tem ajudado bastante. terpretação de dados, quanto na geração e
Para se ter ideia, de 1981 a 2015, o aumento compartilhamento de informação útil. Para
da área cultivada foi de 65%, enquanto a Carlos Dion Teles, supervisor de qualidade,
produção subiu incríveis 300%”, explicou. retorno e peças de mineração da Caterpillar,
Luiz Ghiggi, vice-presidente de enge- vivemos a era do aço inteligente: “Os siste-
nharia do produto da AGCO do Brasil, que mas nos permite monitorar todo o canteiro
MOTORSPORT
25 anos de evolução
Desafios e muitas histórias
sobre o automobilismo
marcaram o encontro
ediado pelo jornalista e diretor da
MBeepress, Wagner Gonzalez, o Painel
de Motorsport foi um encontro de espe- analisou. José Minelli (foto), engenheiro da A Fórmula Inter tem cumprido o papel
cialistas que participaram de grandes mo- Fórmula Inter, concorda com Hoffmann: de incentivar o esporte e ajudar a formar no-
mentos do esporte. Nele, foram ressaltados “Existe cada vez menos pessoas interes- vos pilotos. Seu diretor, Marcos Galassi, falou
os desafios para os próximos anos. “Parti- sadas no automobilismo. Hoje, quem está sobre o programa desenvolvido para quem
cipar do automobilismo brasileiro é uma envolvido no esporte é por paixão”. quer entrar. “Oferecemos a porta de entrada
aventura com histórias de homens incrí- Uma das poucas empresas que con- para quem quer se tornar piloto e profissio-
veis”, observou Gonzalez. tinuam lutando pelo automobilismo é a nal com as informações necessárias e ações
Uma dessas histórias é a entrada de Mitsubishi. Guilherme Spinelli, piloto e dire- como o marketing, por exemplo”, explicou.
Ingo Hoffmann, piloto, para a Fórmula 1. tor de competições da fabricante, ressaltou Benedito “Dito” Giannetti Jr., proprietá-
“Em 37 anos de carreira, esta passagem é que, “atualmente, os fatos que mais marca- rio do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de
uma das mais emocionantes e marcantes”, ram o automobilismo nacional continuam Automobilismo), que inclui um autódromo,
disse o piloto. Ele ainda afirmou que, atual- sendo o Rally dos Sertões e as categorias da disse que trazer pessoas novas para o auto-
mente, as fabricantes parecem não se inte- Mitsubishi. Muitas pessoas se apaixonam mobilismo é mesmo um desafio. “É preciso
ressar pelo automobilismo. “Infelizmente, pelo esporte porque provas como estas união de todos os segmentos para que isso
esse é um retrocesso para todo o esporte”, não pararam no tempo”. aconteça”, ponderou. [CM e PL] n
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