Page 24 - Revista EAA - Edição 72
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EDUCAÇÃO DE ENGENHARIA
          Ceifadores de talentos?



          O mundo conectado                 bém o que fazer. “Por incrível que possa
          demanda profissionais que         parecer, todos acabam usando esse tempo
          não têm medo de errar             para explorar algo que agregue mais valor
                                            ao nosso serviço”, explicou.
                                               Se, de um lado, o novo mercado pede
            ara provocar o debate entre os convida-  por rapidez e pessoas que não tem medo
         Pdos e o público do Painel de Educação  de experimentar, de outro, alunos de en-
          de Engenharia, Mauro Andreassa (foto),  genharia ainda sucumbem nas salas de
          gerente de Assistência Técnica aos Forne-  aulas. “Falta formação aplicada nas facul-  Oliveira, editor de tecnologia da Revista
          cedores da cadeia de suprimentos da Ford  dades. Vejo ultimamente um esforço das  Fapesp, contou que, apesar de muitas diver-
          e professor associado da Escola de Enge-  instituições para mudar, mas ainda é pou-  sidades, os últimos 15 anos foram melhores
          nharia Mauá, questionou: nós fazemos flo-  co”, disse Felipe Corsetti Fantelli, estudante  para a ciência no Brasil, que de 1996 a 2014
          rescer os talentos?               da Unicamp.                       apresentou um crescimento maior que
            Profissionais de diferentes áreas e um   Beatriz Vichessi, jornalista especializada  400% na formação de mestres e doutores.
          estudante de engenharia participaram do  em educação, ressaltou que errar é funda-  Tratar da educação é algo imprescindí-
          encontro. Eduardo Iwai, gerente de pro-  mental para que se entenda a lógica: “O  vel a qualquer país que almeje o crescimen-
          duto da Easy Táxi, foi um deles. Explicou  que ainda se pratica nas universidades é  to. O Prof. Dr. Uwe Baake, vice-presidente
          que acredita na liberdade como um dos  a educação transmissiva, o aluno aprende  da Daimler AG, explicou que, na Alemanha,
          itens  mais  importantes  para  criação  de  mecanicamente para  prova. Há algumas  a parceria entre governo, empresas e ins-
          inovação. Na empresa, às sextas-feiras, os  iniciativas interessantes, mas elas só alcan-  tituições de ensino é corriqueira: “Uma so-
          funcionários podem não apenas escolher  çam poucos”.                ciedade não vai crescer enquanto mantiver
          a roupa que vão ao trabalho, como tam-  Embora, ainda longe do ideal, Marcos  pessoas sem acesso à educação”. [CM e PL] n



          TI
          Convergência

          de dados




          Como a conectividade
          pode trazer benefícios
          para toda a cadeia                Dr. Rainer Muller-Finkeldei        Flávio Maeda

                                            estão disponíveis desde 1996: “Começa-  ção. E este é um desafio para todos, inclu-
             ovas tendências na convergência da  mos com o projeto de Truck Data Center  sive do governo”, explicou Flávio Maeda,
         Ninformação dos diferentes modais  para conectar os caminhões com suas em-  presidente da Associação Brasileira de In-
          trazem desafios, mas também uma série  presas. Hoje, já trabalhamos com a conec-  ternet das Coisas (ABINC). Maeda explicou
          de  novas  possibilidades para  a indústria.  tividade do veículo via celular e tablet”.  que a entidade que representa tem como
          “Os veículos conectados trarão vantagens   A conectividade também já está pre-  missão tratar o impacto dessas novas ter-
          para a sociedade e em diversos segmentos  sente no campo e máquinas agrícolas.  mologias para a sociedade. “Toda a so-
          automotivos, mas é preciso estar prepara-  Cristiano Pain, diretor da Stara, disse que a  ciedade precisa estar envolvida e discutir
          do para desbravar seus obstáculos”, abriu  tecnologia embarcada já está na agricultu-  sobre esse assunto”.
          as apresentações o moderador do Painel  ra há 16 anos. “Em 2000, criamos, em par-  Além da regulamentação, o presidente
          de Tecnologia da Informação, Renato Cruz,  ceria com a Universidade Federal de Santa  da Diagnext, Leonardo Melo, ressaltou que
          editor da Inovar.jor.             Maria, um projeto chamado Aquarius. O  o Brasil também precisa rever sua infraes-
            Essa  conectividade  já  é  uma  realida-  objetivo era desenvolver o ciclo completo  trutura. “As telecomunicações crescem de-
          de para o segmento de caminhões. O Dr.  da Agricultura de Precisão”, disse.   vagar no país e precisam vencer barreiras,
          Rainer Muller-Finkeldei , diretor da Daimler   “A tecnologia está evoluindo tão rápi-  uma delas é a do investimento. O caminho

          AG, afirmou que algumas tecnologias já  do que está atropelando a regulamenta-  é longo”, finalizou.  [CM e PL] n
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