Page 24 - Revista EAA - Edição 72
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EDUCAÇÃO DE ENGENHARIA
Ceifadores de talentos?
O mundo conectado bém o que fazer. “Por incrível que possa
demanda profissionais que parecer, todos acabam usando esse tempo
não têm medo de errar para explorar algo que agregue mais valor
ao nosso serviço”, explicou.
Se, de um lado, o novo mercado pede
ara provocar o debate entre os convida- por rapidez e pessoas que não tem medo
Pdos e o público do Painel de Educação de experimentar, de outro, alunos de en-
de Engenharia, Mauro Andreassa (foto), genharia ainda sucumbem nas salas de
gerente de Assistência Técnica aos Forne- aulas. “Falta formação aplicada nas facul- Oliveira, editor de tecnologia da Revista
cedores da cadeia de suprimentos da Ford dades. Vejo ultimamente um esforço das Fapesp, contou que, apesar de muitas diver-
e professor associado da Escola de Enge- instituições para mudar, mas ainda é pou- sidades, os últimos 15 anos foram melhores
nharia Mauá, questionou: nós fazemos flo- co”, disse Felipe Corsetti Fantelli, estudante para a ciência no Brasil, que de 1996 a 2014
rescer os talentos? da Unicamp. apresentou um crescimento maior que
Profissionais de diferentes áreas e um Beatriz Vichessi, jornalista especializada 400% na formação de mestres e doutores.
estudante de engenharia participaram do em educação, ressaltou que errar é funda- Tratar da educação é algo imprescindí-
encontro. Eduardo Iwai, gerente de pro- mental para que se entenda a lógica: “O vel a qualquer país que almeje o crescimen-
duto da Easy Táxi, foi um deles. Explicou que ainda se pratica nas universidades é to. O Prof. Dr. Uwe Baake, vice-presidente
que acredita na liberdade como um dos a educação transmissiva, o aluno aprende da Daimler AG, explicou que, na Alemanha,
itens mais importantes para criação de mecanicamente para prova. Há algumas a parceria entre governo, empresas e ins-
inovação. Na empresa, às sextas-feiras, os iniciativas interessantes, mas elas só alcan- tituições de ensino é corriqueira: “Uma so-
funcionários podem não apenas escolher çam poucos”. ciedade não vai crescer enquanto mantiver
a roupa que vão ao trabalho, como tam- Embora, ainda longe do ideal, Marcos pessoas sem acesso à educação”. [CM e PL] n
TI
Convergência
de dados
Como a conectividade
pode trazer benefícios
para toda a cadeia Dr. Rainer Muller-Finkeldei Flávio Maeda
estão disponíveis desde 1996: “Começa- ção. E este é um desafio para todos, inclu-
ovas tendências na convergência da mos com o projeto de Truck Data Center sive do governo”, explicou Flávio Maeda,
Ninformação dos diferentes modais para conectar os caminhões com suas em- presidente da Associação Brasileira de In-
trazem desafios, mas também uma série presas. Hoje, já trabalhamos com a conec- ternet das Coisas (ABINC). Maeda explicou
de novas possibilidades para a indústria. tividade do veículo via celular e tablet”. que a entidade que representa tem como
“Os veículos conectados trarão vantagens A conectividade também já está pre- missão tratar o impacto dessas novas ter-
para a sociedade e em diversos segmentos sente no campo e máquinas agrícolas. mologias para a sociedade. “Toda a so-
automotivos, mas é preciso estar prepara- Cristiano Pain, diretor da Stara, disse que a ciedade precisa estar envolvida e discutir
do para desbravar seus obstáculos”, abriu tecnologia embarcada já está na agricultu- sobre esse assunto”.
as apresentações o moderador do Painel ra há 16 anos. “Em 2000, criamos, em par- Além da regulamentação, o presidente
de Tecnologia da Informação, Renato Cruz, ceria com a Universidade Federal de Santa da Diagnext, Leonardo Melo, ressaltou que
editor da Inovar.jor. Maria, um projeto chamado Aquarius. O o Brasil também precisa rever sua infraes-
Essa conectividade já é uma realida- objetivo era desenvolver o ciclo completo trutura. “As telecomunicações crescem de-
de para o segmento de caminhões. O Dr. da Agricultura de Precisão”, disse. vagar no país e precisam vencer barreiras,
Rainer Muller-Finkeldei , diretor da Daimler “A tecnologia está evoluindo tão rápi- uma delas é a do investimento. O caminho
AG, afirmou que algumas tecnologias já do que está atropelando a regulamenta- é longo”, finalizou. [CM e PL] n
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