Page 22 - Revista EAA - Edição 72
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ENGENHEIROS-CHEFE                                                          vice-presidente e engenheiro-che-
                                                                                     fe da Embraer. “O cliente busca por
          O carro vai mudar,                                                         uma experiência cada vez mais
                                                                                     completa, de porta-a-porta. Para
          e a engenharia também                                                      conseguirmos isso, temos que
                                                                                     experimentar novas abordagens,
                                                                                     quebrar barreiras”.
          Em um futuro próximo, indústria da                                            Para as empresas que ainda
          mobilidade deverá entregar conveniência                                    não estão promovendo as mu-
                                                                                     danças necessárias, fica a dica
                                                                                     de  Johannes  Kopp,  chefe  de  en-
            rofissionais que lideram projetos em  destacou Roger Tadeu B. Guilherme, ge-  genharia  da  Bosch  para  América  Latina:
         Pdiferentes empresas debateram sobre  rente de conceitos da área de Powertrain   “Quem não pensa no futuro terá muito
          o  carro  do  amanhã,  no  Painel  Engenhei-  da Volkswagen do Brasil, a necessidade de   tempo no futuro para pensar no passado”.
          ros-chefe. “Nos próximos anos haverá mais  reduzir emissões tem diminuído também o   Mais tecnologia não implica apenas
          mudanças do que toda a nossa geração já  sistema há algum tempo. O Golf 1,0 TSI, por   em mais conforto e comodidade, mas em
          viu até então”, afirmou Cuneyt L. Oge, presi-  exemplo, pesa 23 kg a menos que o carro   segurança, lembrou o Prof. Dr. Uwe Baake,
          dente da SAE International.       convencional com motor 1,6 litro.   vice-presidente da Daimler AG: “Noventa
            As tendências apontam que Oge está   Enio Dill Gomes, diretor de Powertrain   por cento dos acidentes envolvendo cami-
          certo.  Fatores  importantes,  como  legisla-  da Ford para América do Sul, acredita que   nhões são causados por falhas humanas.
          ções mais restritivas às emissões de po-  a transformação de mercado é bem rápida:   Sistemas de acionamento automático dos
          luentes ou à circulação em zonas urbanas,  “Até 2030, 20% dos carros do mundo já se-  freios e direção autônoma nas estradas são
          além do próprio crescimento dessas áreas,  rão autônomos”. Não à toa, a Ford já anun-  algumas das soluções tecnológicas que po-
          e, acima de tudo, mudanças de hábito do  ciou o lançamento do seu modelo, já sem   dem ajudar a resolver o problema”. Reinaldo
          consumidor, apontam para alterações sem  volante, para 2021.        Muratori (foto), diretor de engenharia e pla-
          precedentes no mercado.              A aviação também está passando por   nejamento da Mitsubishi Motors, Conselhei-
            No que diz respeito ao trem motriz,  mutação,  contou Henrique Langenegger,   ro da SAE BRASIL, mediou o Painel. [CM e PL] n



          TELEMÁTICA E INFOTAINMENT
          A era dos softwares



          O futuro chegou em
          forma de soluções e
          sistemas inteligentes


             velocidade com que as mudanças
         A chegam à indústria pode assustar  go Galli, executivo-chefe da Porto Seguro  da Escola de Engenharia de São Carlos da
          alguns profissionais, mas deixam outros  Conecta, braço de conectividade da Porto  USP (Universidade de São Paulo), reforçou
          maravilhados. Hayram Nicacio (foto), con-  Seguro, que parece há algum tempo ter an-  que “no Brasil, boa parte da produção na-
          sultor da HNX Digital Systems, faz parte  tevisto essas mudanças.   cional é transportada por caminhões, mas
          do segundo grupo. Não à toa, mediou o   Para Carolina Carmona, especialista de  para pensar em veículos autônomos é ne-
          Painel Telemática e Infotainment: “Desde  marketing da CNH Latin America Group, os  cessário considerar vários obstáculos, como
          2011 participo deste congresso e vejo o  modais agrícolas já utilizam os softwares há  a baixa qualidade de estradas e ruas, sinali-
          segmento automotivo, tradicionalmente  mais de 10 anos. “Atualmente, temos 6 mil  zação ruim e pouco sinal para o GPS. Será
          de engenharia mecânica, ser devorado  engenheiros na área de inovação. No setor  possível autonomia com essas condições?”
          pelos softwares”, comentou.       agrícola, já trabalhamos com inúmeras in-  Para finalizar, Leopoldo Rideki Yoshioba,
            O que pareceu brincadeira é uma reali-  formações que agregam valor e eficiência  membro da Comissão Técnica da ITS, Escola
          dade. “Os softwares estão em todos os seg-  ao trabalho. Nossos desafios continuam  Politécnica da USP, chamou atenção para os
          mentos. Eles são basicamente as ferramen-  sendo a infraestrutura de conexão no Bra-  novos modelos de negócio: “No futuro, os
          tas de acesso a tudo. Temos que entender  sil”, explicou.           veículos deixarão de ser vistos como produ-
          que cada vez mais essa será a dinâmica das   Sobre as condições brasileiras de in-  tos e serão apenas serviços. É preciso estar
          próximas gerações”, complementou Tia-  fraestrutura, Patrick Shinzato, pesquisador  atento a essas mudanças”.   [CM e PL] n
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