Page 48 - Revista EAA - Edição 72
P. 48

FERROVIÁRIO



                                                                       pel de escoar a produção das áreas rurais até os
                                                                       centros de consumo, através da conexão com as
                                                                       rodovias principais. E, em muitos casos, as short
                                                                       lines também agregam cargas às ferrovias prin-
                                                                       cipais (heavy haul).
                                                                       Colocando nos trilhos

                                                                       A operação de uma  short line é similar à de
                                                                       qualquer outro tipo de ferrovia, explica o autor
                                                                       da proposta. Segundo Pejo, pode ser adotado o
                                                                       modelo vertical, no qual a empresa é responsável
          As short lines        O fato de metade da nossa capacidade insta-  pela infraestrutura, operação, material rodante e
          podem empregar      lada estar ociosa atualmente, continua ele, é con-  comercialização, bem como o horizontal, quan-
          material rodante    sequência da opção das concessionárias pelas  do há um gestor para a infraestrutura (no caso as
          de várias gerações,   ferrovias de alta capacidade – as chamadas heavy  concessionárias atuais) e outro para a operação
          inclusive os já
          improdutivos para   haul –, que visam grandes volumes e alta produ-  do material rodante e comercialização através
          heavy haul. Mas     tividade, concentrando as atividades em nichos  de contrato de parcerias onde o operador short
          a indústria do      de mercado que satisfaçam essas condições. O  line assume os investimentos para utilizar a via
          país também se      resultado é que em vários setores da economia  através de acordos com o concessionário.
          beneficiaria com    do país, especialmente na produção agrícola e na   A diferença está nas exigências de cada um,
          a demanda certa     indústria de base, ainda persiste uma forte pro-  mas, em ambos, as short lines devem ter trata-
          por novos vagões    cura pelo transporte sobre trilhos. “À exceção da  mento mais simplificado, quando comparadas
          e locomotivas       logística do minério de ferro, na qual o modal  a uma ferrovia convencional, ressalva o especia-
                              ferroviário tem expressiva participação, os de-  lista. Além disso, será preciso estabelecer ajustes
                              mais segmentos produtivos continuam, basica-  às exigências para o OFI-Short line (Operador
                              mente, dependentes do setor rodoviário”, afirma  Ferroviário Independente) e para os GIF - Short
                              o executivo, que também é secretário-geral da  line (Gestor de Infraestrutura Ferroviária).
                              Associação Latino-Americana de Ferrovias    Os principais envolvidos na discussão para a
                              (Alaf) no Brasil.                        implantação das short lines são as concessioná-
                                E é justamente para atender a essas demandas  rias, a Associação Nacional de Transportes Ter-
                              de logística reprimidas para o modal ferroviário  restres (ANTT), o Ministério dos Transportes,
                              – e, ao mesmo tempo, acelerar o desenvolvi-  as indústrias e produtores da região objeto do
                              mento deste setor, estabelecendo uma atividade  estudo, os estados e os municípios. Para tirar a
                              viável para as linhas pouco utilizadas ou desati-  proposta do papel, o primeiro passo é acordar
                              vadas – que Pejo propõe a adoção no Brasil das  com a concessionária a devolução do trecho no
                              chamadas short lines (linhas curtas) nos trechos  qual ela não tem interesse.
                              com pouco ou nenhum interesse comercial para   A partir daí, o processo é o de uma conces-
                              as concessionárias. Esse tipo de operação regio-  são comum, ou seja, começa com os Estudos de
                              nal já é empregado com enorme sucesso pelos  Viabilidade  Técnica e Ambiental (EVTEA),
                              pequenos  e médios produtores  nos Estados  seguido pelas audiências públicas. A quantidade
                              Unidos, onde corresponde a 30% da malha fer-  de linhas disponibilizadas para as short lines de-
                              roviária do país. Segundo a associação que ge-  penderia da definição da malha devolvida pelas
                              rencia as short lines americanas, são 550 linhas,  concessionárias e dos laudos do EVTEA. As
                              totalizando 80.500 km de extensão, com geração  regiões com maior potencial de instalação das
                              de 17.000 empregos diretos e transporte de 500  short lines, inicialmente, são os estados de São
                              milhões de toneladas por ano – 25% de toda a  Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Ge-
                              movimentação nas ferrovias Classe I dos EUA.  rais e alguns do Nordeste. Em certos casos, as
                                Funcionalmente, as  short lines podem ser  short lines brasileiras também podem ser conec- FOTO FERNANDO CUNHA
                              comparadas às rodovias vicinais, como são co-  tadas com as hidrovias, atuando como mais um
                              nhecidas as estradas secundárias que têm o pa-  alimentador na cadeia logística.
          48                                                                           outubro/novembro/dezembro
   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52