Page 32 - Revista EAA - Edição 83
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REGIONAL



                                            minas subterrâneas, que começa com a  no uso final (escapamento). Segundo
                                            expectativa de redução de CO₂ em 777 t  Rama, há quatro modelos de veículos
                                            por ano, correspondentes à remoção de  a bateria em teste em São Paulo. “Das
                                            165 veículos de passageiros da estrada.  tecnologias que atendem à legislação,
                                              André Trintini, engenheiro de Es-  o veículo elétrico é o que apresenta a
                                            tratégia do Produto responsável pela  melhor  relação  custo-benefício,  além
                                            área de E-mobility da Volkswagen Ca-  de que não emite poluentes e apresen-
                                            minhões e Ônibus (VWCO), discor-  ta o menor nível de ruído”, afirmou. O
                                            reu sobre veículos comerciais elétricos  projeto-piloto  de  eletromobilidade  da
                                            ao falar sobre o papel do motor a diesel  SPTrans prevê 15 ônibus movidos a
                                            e seus avanços tecnológicos e incenti-  bateria e conta com a cooperação téc-
                                            vou a continuidade de investimentos  nica da Sociedade Alemã para a Coo-
                                            nessa tecnologia.  “Visando a transi-  peração Internacional (GIZ), cujo foco
                                            ção gradual, a Volkswagen enxerga em  no Brasil são as energias renováveis e
                                            curto prazo um amplo portfólio de  a eficiência energética, o Instituto de
                                            soluções para redução de emissões de  Recursos Mundiais (WRI), o Conse-
                                            CO₂, dependendo da aplicação, com  lho Internacional de Transporte Lim-
                                            o uso massivo de veículos elétricos em  po (ICCT) e o Instituto de Energia e
                                            regiões especiais nos grandes centros  Meio Ambiente (Iema).
                                            urbanos. O futuro, a longo prazo, será   Devair Pietraroia da Silva, secretário
                                            elétrico”, aponta.                de Proteção ao Cidadão de São José dos
                                              As vantagens do retrofit (transfor-  Campos, trouxe a experiência de uso de
                                            mação de veículos com tração diesel  uma frota 100% elétrica em atividade
                                            para tração elétrica) de veículos pesa-  de segurança pública. De acordo com o
                                            dos a combustão foi assunto de Ieda  secretário, a economia de R$ 924 mil,
                                            Maria Oliveira, diretora da Eletra.  com 30 veículos elétricos em operação
                                            “Temos mais de 350 veículos pesados  24 horas por dia e 30 dias mês no patru-
                                            com tração elétrica em operação, to-  lhamento, foi resultado do gasto anual
                                            dos desenvolvidos por nós. O retrofit  de R$ 156.600, contra R$ 1.080.600/
                                            é uma realidade também no exterior”,  ano, com manutenção e combustível.
                                            destaca. Entre as vantagens, Ieda lis-  “Além da economia para os cofres pú-
                                            tou menor custo na implantação da  blicos, a prefeitura deixou de emitir cer-
                                            frota  “verde”, reaproveitamento da  ca de 400 toneladas de CO₂ (dióxido de
                                            frota  diesel,  peças  de  reposição  dis-  carbônico) durante o primeiro ano de
                                            poníveis no mercado nacional e vida  funcionamento do novo modelo, ação
                                            útil de 20 anos do kit de tração (motor  que equivale ao plantio de 2,8 mil árvo-
                                            elétrico, inversor, subconjuntos de po-  res”, enfatiza o secretário.
                                            tência), além de outras.             Jean Pejo, assessor especial do Mi-
                                              “Perspectivas de utilização de veí-  nistério do Desenvolvimento Regional,
                                            culos híbridos e elétricos no sistema  enfocou o tema  “Mobilidade urbana
                                            de transporte público por ônibus” foi  e qualidade de vida”, em que definiu
                                            o tema apresentado por Pedro Rama,  o Brasil como país urbano com 209,3
                                            superintendente da SPTrans, que mos-  milhões de habitantes, sendo 177,9
                                            trou metas de redução de emissões de  milhões em áreas urbanas. “As cidades
                                            poluentes segundo alterações da legis-  são áreas urbanizadas, núcleos popu-
                                            lação, a partir de 2018, no artigo 50 da  lacionais  caracterizados  por  espaços
                                            lei 14.933, de 2009. As metas preveem  amplos onde ocorrem relações e fenô-
                                            ao final de dez anos redução de 50%  menos sociais, culturais e econômicos,
                                            de CO₂, 90% de material particulado  por isso devem ser inclusivas, resilien-
                                            e 80% de NOx, referentes às emissões  tes, inteligentes, sustentáveis, huma-
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