Page 32 - Revista EAA - Edição 83
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REGIONAL
minas subterrâneas, que começa com a no uso final (escapamento). Segundo
expectativa de redução de CO₂ em 777 t Rama, há quatro modelos de veículos
por ano, correspondentes à remoção de a bateria em teste em São Paulo. “Das
165 veículos de passageiros da estrada. tecnologias que atendem à legislação,
André Trintini, engenheiro de Es- o veículo elétrico é o que apresenta a
tratégia do Produto responsável pela melhor relação custo-benefício, além
área de E-mobility da Volkswagen Ca- de que não emite poluentes e apresen-
minhões e Ônibus (VWCO), discor- ta o menor nível de ruído”, afirmou. O
reu sobre veículos comerciais elétricos projeto-piloto de eletromobilidade da
ao falar sobre o papel do motor a diesel SPTrans prevê 15 ônibus movidos a
e seus avanços tecnológicos e incenti- bateria e conta com a cooperação téc-
vou a continuidade de investimentos nica da Sociedade Alemã para a Coo-
nessa tecnologia. “Visando a transi- peração Internacional (GIZ), cujo foco
ção gradual, a Volkswagen enxerga em no Brasil são as energias renováveis e
curto prazo um amplo portfólio de a eficiência energética, o Instituto de
soluções para redução de emissões de Recursos Mundiais (WRI), o Conse-
CO₂, dependendo da aplicação, com lho Internacional de Transporte Lim-
o uso massivo de veículos elétricos em po (ICCT) e o Instituto de Energia e
regiões especiais nos grandes centros Meio Ambiente (Iema).
urbanos. O futuro, a longo prazo, será Devair Pietraroia da Silva, secretário
elétrico”, aponta. de Proteção ao Cidadão de São José dos
As vantagens do retrofit (transfor- Campos, trouxe a experiência de uso de
mação de veículos com tração diesel uma frota 100% elétrica em atividade
para tração elétrica) de veículos pesa- de segurança pública. De acordo com o
dos a combustão foi assunto de Ieda secretário, a economia de R$ 924 mil,
Maria Oliveira, diretora da Eletra. com 30 veículos elétricos em operação
“Temos mais de 350 veículos pesados 24 horas por dia e 30 dias mês no patru-
com tração elétrica em operação, to- lhamento, foi resultado do gasto anual
dos desenvolvidos por nós. O retrofit de R$ 156.600, contra R$ 1.080.600/
é uma realidade também no exterior”, ano, com manutenção e combustível.
destaca. Entre as vantagens, Ieda lis- “Além da economia para os cofres pú-
tou menor custo na implantação da blicos, a prefeitura deixou de emitir cer-
frota “verde”, reaproveitamento da ca de 400 toneladas de CO₂ (dióxido de
frota diesel, peças de reposição dis- carbônico) durante o primeiro ano de
poníveis no mercado nacional e vida funcionamento do novo modelo, ação
útil de 20 anos do kit de tração (motor que equivale ao plantio de 2,8 mil árvo-
elétrico, inversor, subconjuntos de po- res”, enfatiza o secretário.
tência), além de outras. Jean Pejo, assessor especial do Mi-
“Perspectivas de utilização de veí- nistério do Desenvolvimento Regional,
culos híbridos e elétricos no sistema enfocou o tema “Mobilidade urbana
de transporte público por ônibus” foi e qualidade de vida”, em que definiu
o tema apresentado por Pedro Rama, o Brasil como país urbano com 209,3
superintendente da SPTrans, que mos- milhões de habitantes, sendo 177,9
trou metas de redução de emissões de milhões em áreas urbanas. “As cidades
poluentes segundo alterações da legis- são áreas urbanizadas, núcleos popu-
lação, a partir de 2018, no artigo 50 da lacionais caracterizados por espaços
lei 14.933, de 2009. As metas preveem amplos onde ocorrem relações e fenô-
ao final de dez anos redução de 50% menos sociais, culturais e econômicos,
de CO₂, 90% de material particulado por isso devem ser inclusivas, resilien-
e 80% de NOx, referentes às emissões tes, inteligentes, sustentáveis, huma-
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