Page 33 - Revista EAA - Edição 83
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REGIONAL
nas e acessíveis”, afirma. Pejo diz que dos eletrônicos portáteis e 3% para o
o transporte coletivo de passageiros é armazenamento de energia. Nas pro-
uma das grandes fontes de emissão de jeções de demanda de baterias para
gases e responsável por 7 milhões de armazenamento de energia até 2030,
mortes em todo o mundo por ano – ele aponta tendência internacional de
cerca de 50 mil no Brasil – e defende crescimento de 50% ao ano. No auto-
a substituição programada de veículos mobilístico, projeta curva similar, com o
movidos a combustíveis fósseis por crescimento de 30% em 2030. De acor-
veículos elétricos. De acordo com Pejo, do com Goto, as vendas de veículos to-
entre os maiores emissores de gases de talmente elétricos nos EUA, no mesmo
efeito estufa está o setor de transporte, período, devem corresponder a 42% do
responsável por 45% das emissões to- total, e 16% serão híbridos plug-in, 14%
tais. O transporte rodoviário representa híbridos leves e apenas 12% não terão
cerca de 90% das emissões do setor e eletrificação. “Queremos mostrar que, Ricardo Takahira
o transporte urbano é responsável por se nada for feito, a capacidade instalada
60% das emissões totais. projetada dos fabricantes oferece alto O engenheiro mostrou o Long +e,
O mercado e a indústria de veículos risco de faltar bateria no mercado em aeronave esportiva leve de dois luga-
elétricos e baterias de íons de lítio nos 2028”, comenta. res e cinco horas de voo, o primeiro
EUA, Europa e China foi o tema de Alexandre Zaramela, diretor de produzido em série para o mercado
Márcio Goto, gerente da Roskill para Engenharia da nacional ACS Solu- chinês. “Entendemos que o futuro da
a América Latina e Caribe. Goto apos- tions, apresentou o primeiro avião mobilidade está focado em fontes de
ta que até 2028 a aplicação automobi- tripulado elétrico brasileiro Sora-e, e energia mais eficientes e sustentáveis,
lística responda por toda a demanda trouxe uma visão dos sistemas de pro- e a aviação será movida a elétrico puro
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por baterias de íon de lítio, sendo 5% pulsão aeronáuticos a energia elétrica. ou híbrido”, diz Zaramela. n
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