Page 30 - Revista EAA - Edição 83
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REGIONAL SÃO PAULO
8º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos
Eletromobilidade é saída para
desafio de redução de emissões
Palestrantes mostraram tados até 2020 e o volume global de
como a mobilidade dados vai subir para 163 zettabytes até
elétrica será a solução, 2025), a mudança demográfica (a popu-
em longo prazo, para a lação, 7,6 bilhões hoje, crescerá para 9,8
redução das emissões bilhões em 2050, com expectativa de
vida aumentada de 72 para 77 anos), a
Susete Davi
mudança climática (no verão de 2017 a
atmosfera registrou o maior volume de
Especialistas convidados para o 8º CO₂ em 800 mil anos), a urbanização
Simpósio SAE BRASIL de Veículos (quase 68% da população mundial vive-
Elétricos e Híbridos, realizado na ca- rá em cidades – hoje 55%) e a globali-
pital paulista pela Seção Regional São zação (em 20 anos, o volume de expor-
Paulo da SAE BRASIL, foram unâni- tação global mais que quadruplicou).
mes em apontar a mobilidade elétrica “Três principais forças disruptivas vão
como solução importante para o desa- transformar a forma como as pessoas
fio da redução de CO₂. e bens se moverão no futuro: veículos
André Albuquerque Vicente, dire- elétricos, mobilidade como serviço e
tor técnico da Companhia Brasileira veículos autônomos”, diz.
de Metalurgia e Mineração (CBMM), Paulo Maisonnave, responsável pela
abriu o debate com destaque para o de- área de E-Mobility Offering Latam da
senvolvimento de projetos da empresa, Enel X, ressaltou o caráter disruptivo da
em nível mundial, para melhoria da mobilidade elétrica ao abordar o tema
segurança, da capacidade de armazena- da infraestrutura no Brasil e destacou
mento de energia, e do prolongamento as oportunidades do mercado brasi-
da vida útil das baterias. Os benefícios leiro. “Nossa proposta é de valor, com
do uso do nióbio nas baterias de íons soluções flexíveis, inteligentes”, afir-
de lítio foram também abordados por mou ao defender a questão da recarga
ele. “O nióbio tem sido cada vez mais pública dos veículos, que considera um
estudado como alternativa na composi- serviço. O especialista explicou que não
ção química das baterias de íons de lítio é possível comparar a recarga elétrica
para atender o mercado, por alto de- ao abastecimento nos postos de com-
sempenho”, afirma Vicente, que é en- bustível, nem duvidar da capacidade de
genheiro metalurgista e mestre em En- fornecimento de energia para o sistema
genharia de Materiais. Atualmente são veicular elétrico, que, garantiu, é mais
utilizados óxidos metálicos de cobalto, que suficiente. O especialista apontou
níquel, manganês e ferro nos cátodos, e oportunidades do mercado brasileiro
grafite, sílica e óxidos de titânio ânodos (formado por 220 milhões de habitan-
das baterias. tes e 60 milhões de carros a combustão)
Alexandre Sakai, chefe do segmen- para eletromobilidade: a matriz é 90%
to Automotivo e Eletromobilidade da renovável e a infraestrutura de rodovias
Siemens, abordou a digitalização (30 existente, com transporte público pesa-
milhões de dispositivos serão conec- do baseado em estradas de rodagem.
30 julho/agosto/setembro