Page 30 - Revista EAA - Edição 83
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REGIONAL            SÃO PAULO


          8º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos

          Eletromobilidade é saída para

          desafio de redução de emissões






          Palestrantes mostraram            tados até 2020 e o volume global de
          como a mobilidade                 dados vai subir para 163 zettabytes até
          elétrica será a solução,          2025), a mudança demográfica (a popu-
          em longo prazo, para a            lação, 7,6 bilhões hoje, crescerá para 9,8
          redução das emissões              bilhões em 2050, com expectativa de
                                            vida aumentada de 72 para 77 anos), a
          Susete Davi
                                            mudança climática (no verão de 2017 a
                                            atmosfera registrou o maior volume de
          Especialistas convidados para o 8º  CO₂ em 800 mil anos), a urbanização
          Simpósio SAE BRASIL de  Veículos  (quase 68% da população mundial vive-
          Elétricos e Híbridos, realizado na ca-  rá em cidades – hoje 55%) e a globali-
          pital paulista pela Seção Regional São  zação (em 20 anos, o volume de expor-
          Paulo da SAE BRASIL, foram unâni-  tação global mais que quadruplicou).
          mes em apontar a mobilidade elétrica  “Três principais forças disruptivas vão
          como solução importante para o desa-  transformar a forma como as pessoas
          fio da redução de CO₂.            e bens se moverão no futuro: veículos
            André Albuquerque  Vicente, dire-  elétricos, mobilidade como serviço e
          tor técnico da Companhia Brasileira  veículos autônomos”, diz.
          de Metalurgia e Mineração (CBMM),   Paulo Maisonnave, responsável pela
          abriu o debate com destaque para o de-  área de E-Mobility Offering Latam da
          senvolvimento de projetos da empresa,  Enel X, ressaltou o caráter disruptivo da
          em  nível  mundial,  para  melhoria  da  mobilidade elétrica ao abordar o tema
          segurança, da capacidade de armazena-  da infraestrutura no Brasil e destacou
          mento de energia, e do prolongamento  as oportunidades do mercado brasi-
          da vida útil das baterias. Os benefícios  leiro. “Nossa proposta é de valor, com
          do uso do nióbio nas baterias de íons  soluções flexíveis, inteligentes”, afir-
          de lítio foram também abordados por  mou ao defender a questão da recarga
          ele. “O nióbio tem sido cada vez mais  pública dos veículos, que considera um
          estudado como alternativa na composi-  serviço. O especialista explicou que não
          ção química das baterias de íons de lítio  é  possível  comparar  a  recarga  elétrica
          para atender o mercado, por alto de-  ao abastecimento nos postos de com-
          sempenho”, afirma Vicente, que é en-  bustível, nem duvidar da capacidade de
          genheiro metalurgista e mestre em En-  fornecimento de energia para o sistema
          genharia de Materiais. Atualmente são  veicular elétrico, que, garantiu, é mais
          utilizados óxidos metálicos de cobalto,  que suficiente. O especialista apontou
          níquel, manganês e ferro nos cátodos, e  oportunidades do mercado brasileiro
          grafite, sílica e óxidos de titânio ânodos  (formado por 220 milhões de habitan-
          das baterias.                     tes e 60 milhões de carros a combustão)
            Alexandre Sakai, chefe do segmen-  para eletromobilidade: a matriz é 90%
          to Automotivo e Eletromobilidade da  renovável e a infraestrutura de rodovias
          Siemens, abordou a  digitalização  (30  existente, com transporte público pesa-
          milhões de dispositivos serão conec-  do baseado em estradas de rodagem.

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