Page 15 - Revista EAA - Edição 85
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O Carnaval 4.0                    RFID-UHF. Com essa rede, também foi
           No início de 2019, colegas da Mercedes-  possível acompanhar a variação dos bati-
           -Benz que faziam parte do grupo de estu-  mentos cardíacos de diferentes membros,
           do do livro viabilizaram a apresentação da  mostrando como reage o coração de pes-
           proposta para a Rosas de Ouro. Inicial-  soas icônicas da Rosas no desfile. A robó-
           mente, a resposta da agremiação foi um  tica e a internet das coisas foram incor-
           sonoro  “não”. Tecnologia é considerada,  poradas nos projetos 3D e nos dashboards
           no mundo do samba, um tema frio, in-  do projeto do Carnaval da Rosas. Para
           capaz de gerar emoções. Felizmente, após  estabelecer uma interface com o público,
           diversas discussões e graças à genialidade  foi criado o aplicativo para celulares, de-  Fonte: Projeto Carnaval 4.0
           do carnavalesco André Machado, a Ro-  senvolvido de forma customizada e com
           sas desenvolveu um enredo para levar a  seis funções:
           Quarta Revolução Industrial para a pas-
           sarela.A partir daí, o projeto trouxe para
           o nosso time de acadêmicos e especia-
                                              •  EU E O ROXP4 – nesta função,
           listas outra oportunidade extremamente
                                                o folião tinha acesso para gravar
           atraente: a possibilidade de utilizarmos
                                                seu desempenho no samba,
           livremente a tecnologia num desfile de
                                                acompanhado da mascote da
           Carnaval, como forma de amparar a his-
                                                escola;
           tória apresentada no sambódromo. Saber
           como usar a tecnologia para gerar ino-  •  CARRO DIGITAL – permitia
           vações radicais de forma ampla é uma   explorar detalhes de um dos carros
           competência que precisa ser dominada   alegóricos da Rosas em realidade
           localmente, para que possamos contribuir   aumentada;
           para a criação de negócios mais compe-
           titivos. A Rosas estava disposta a testar   •  CONECTANDO EMOÇÕES
           todos  os  conceitos  propostos  pelo  time,   – possibilitava checar a variação   Plataforma
           dando a oportunidade de colocarmos em   dos batimentos cardíacos de   Carnaval 4.0
           prática nossas ideias. Isso foi fantástico!   componentes selecionados da   Para construir os elementos que fizeram
           Desenvolvemos diferentes experimentos   escola, ao longo da exibição;  parte  da plataforma,  montamos  quatro
           e pudemos reuni-los em uma espécie de                               times: um deles liderado pela USP, ou-
                                              •  PASSISTA DIGITAL –
           plataforma, que foi percebida pelo folião                           tro comandado pela Mauá, um terceiro
                                                posicionava, em realidade
           como um produto integrado.A platafor-                               pela  FEI  e  o quarto,  responsável  pela
                                                aumentada, uma passista no
           ma, denominada Carnaval 4.0, teve como                              gestão do projeto, formado pela SPI,
                                                Carro dos Jetsons, tornando
           núcleo a robótica e a internet das coisas.                          People Strategy, ELOGroup, ATTO,
                                                necessário o recurso digital para
           Utilizamos quatro robôs colaborativos                               CNC, Umantech e N&DC. As equipes
                                                conhecer a composição completa
           nos carros alegóricos e um conjunto –                               foram formadas por professores, estu-
                                                da alegoria;
           formado por um robô de transporte e um                              dantes e especialistas em tecnologias,
           de manipulação – que entregava baquetas   •  Barracão Digital – nesta função,   que dedicaram milhares de horas de
           aos ritmistas. Para acompanhar a coreo-  era possível vestir uma fantasia   forma voluntária ao Carnaval da Rosas.
           grafia da escola, esses robôs tiveram seus   em realidade aumentada, explorar   Nesse projeto, nos amparamos na arte e
           movimentos alterados durante o desfile,   o projeto da Rosas em 3D, medir   buscamos metodologias para orquestrar
           de forma remota, via dispositivos mó-  os níveis pessoais de preparação    os diversos grupos de trabalhos das uni-
           veis que utilizaram uma rede privada de   e saber mais sobre o enredo;  versidades, dos parceiros de tecnologia e
           celulares, montada especialmente para a                             da escola de samba. Um esforço que se
           escola pela Nokia.Essa mesma rede per-  •  VÍDEO 360°/VR – por meio   justificou, em função da nossa necessi-
                                                desta funcionalidade, era possível
           mitiu implantar quatro portais no sam-                              dade de comunicar que o futuro chegou
                                                acessar um teaser
           bódromo para monitorar o deslocamento                               e precisamos requalificar a mão de obra
           dos integrantes da Rosas na passarela, in-  do documentário do projeto.  para aproveitar a oportunidade e escapar
           dividualmente identificados com chips de                            das armadilhas dessa revolução.

           janeiro/fevereiro/março                                                                          15
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