Page 16 - Revista EAA - Edição 85
P. 16

INDÚSTRIA 4.0




                                                                                Graças à genialidade e coragem da Ro-
                                                                              sas, o mundo da ciência e tecnologia pôde
                                                                              compartilhar suas inquietações com a so-
                                                                              ciedade, de forma ampla. Foram publicadas
                                                                              138 matérias sobre o projeto no Brasil e no
                                                                              exterior, inclusive no The New York Times,
                                                                              tivemos várias inserções na TV, inúmeros
                                                                              posts  em  redes sociais, diversos  workshops
                                                                              realizados na quadra, múltiplos depoimen-
                                                                              tos coletados e milhares de downloads do
                                                                              aplicativo. Evidências quantitativas e qua-
                                                                              litativas de que o início de um processo de
                                            As surpresas                      democratização da Quarta Revolução In-
                                            distintas do carnaval
                                                                              dustrial foi atingido com a Rosas.
     FOTO NÁDIA FREIRE                      da Rosas                          saímos com uma comprovação, uma mis-
                                                                                Alcançamos o objetivo do projeto e
                                              No Carnaval, a experiência é diferente  são e uma percepção. A comprovação foi
                                            para quem assiste ao desfile no sambó-
                                                                              com relação ao imenso potencial do samba
                                            dromo e para quem acompanha pela TV.  como acelerador e facilitador na difusão de
                                            Na apresentação da Rosas, a robótica fez  conceitos complexos. A missão que ficou
                                            sua estreia de forma tímida, mas sem  para a academia e para os especialistas foi
                                            deixar de chamar a atenção e estabelecer  de encontrar, imediatamente, mecanismos
                                            um novo campo, onde os carnavalescos  eficientes para requalificar em massa a for-
                                            poderão criar soluções para maravilhar  ça de trabalho, algo que vai exigir muita
                                            o público. Para quem vivencia o Carna-  inovação para ser conquistado.
                                            val pela TV, a interação inaugurada pela   De forma inesperada, no fim do projeto
                                            escola seguramente é uma fórmula a ser  nossas discussões polarizaram ao redor de
                                            explorada, que pode aumentar a atrativi-  uma percepção em desenvolvimento: não
                                            dade do desfile para o folião do sofá.  basta termos soluções para as questões de
                                              Ao superar as questões relacionadas às  comunicação e de requalificação, é neces-
                                            adaptações decorrentes das transformações  sária  também  uma  mudança  em  escala
                                            produzidas pela tecnologia, a Rosas deu  do modelo de mentalidade. Sentimos que
                                            uma nova dimensão ao seu Carnaval, crian-  ajudar o povo a desenvolver a confiança
                                            do experiências baseadas em ferramentas  de que é possível superar os obstáculos, se
                                            de Extended Reality (xR), para sua comu-  reinventar e ocupar um espaço melhor nes-
                                            nidade e foliões. Ao levar interação para o  sa nova revolução talvez seja o nosso maior
                                            Carnaval, a agremiação também inovou o  desafio. As pessoas só mudam o mundo
                                            seu modelo de negócios. O regulamento  se começarem uma mudança dentro de si
                                        FOTO DIVULGAÇÃO SPI  trapartidas aos patrocinadores, em termos  cada um acredite e busque essa evolução,
                                                                              mesmas. E é preciso que isso aconteça, que
                                            para as escolas de samba restringe as con-
                                            de exposição de marca. No Carnaval da  para podermos sonhar com as oportunida-
                                            Rosas, foi desenvolvido um novo canal de  des dessa nova revolução que começamos a

          Realidade                         comunicação com o público, por meio do  conhecer, e com um Brasil 4.0. n
                                            aplicativo. Esse recurso funciona como um
          aumentada                         hub para a comunicação com o folião, no
          do ROXP4                          qual a marca dos potenciais patrocinadores  *Elcio Brito da Silva é PhD,  sócio-diretor da
          no desfile
          da Rosas                          pode ser divulgada de forma personalizada,  SPI Integração de Sistemas, líder do comitê
                                            viabilizando novos apoiadores para a esco-  de gestão do Projeto Carnaval 4.0 e coeditor
                                            la. É o fim da era do carnaval analógico e o  do livro Automação & sociedade. Quarta Re-
                                            início do carnaval digital.       volução Industrial, um olhar para o Brasil.
          16                                                                                janeiro/fevereiro/março
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21