Page 16 - Revista EAA - Edição 85
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INDÚSTRIA 4.0
Graças à genialidade e coragem da Ro-
sas, o mundo da ciência e tecnologia pôde
compartilhar suas inquietações com a so-
ciedade, de forma ampla. Foram publicadas
138 matérias sobre o projeto no Brasil e no
exterior, inclusive no The New York Times,
tivemos várias inserções na TV, inúmeros
posts em redes sociais, diversos workshops
realizados na quadra, múltiplos depoimen-
tos coletados e milhares de downloads do
aplicativo. Evidências quantitativas e qua-
litativas de que o início de um processo de
As surpresas democratização da Quarta Revolução In-
distintas do carnaval
dustrial foi atingido com a Rosas.
FOTO NÁDIA FREIRE da Rosas saímos com uma comprovação, uma mis-
Alcançamos o objetivo do projeto e
No Carnaval, a experiência é diferente são e uma percepção. A comprovação foi
para quem assiste ao desfile no sambó-
com relação ao imenso potencial do samba
dromo e para quem acompanha pela TV. como acelerador e facilitador na difusão de
Na apresentação da Rosas, a robótica fez conceitos complexos. A missão que ficou
sua estreia de forma tímida, mas sem para a academia e para os especialistas foi
deixar de chamar a atenção e estabelecer de encontrar, imediatamente, mecanismos
um novo campo, onde os carnavalescos eficientes para requalificar em massa a for-
poderão criar soluções para maravilhar ça de trabalho, algo que vai exigir muita
o público. Para quem vivencia o Carna- inovação para ser conquistado.
val pela TV, a interação inaugurada pela De forma inesperada, no fim do projeto
escola seguramente é uma fórmula a ser nossas discussões polarizaram ao redor de
explorada, que pode aumentar a atrativi- uma percepção em desenvolvimento: não
dade do desfile para o folião do sofá. basta termos soluções para as questões de
Ao superar as questões relacionadas às comunicação e de requalificação, é neces-
adaptações decorrentes das transformações sária também uma mudança em escala
produzidas pela tecnologia, a Rosas deu do modelo de mentalidade. Sentimos que
uma nova dimensão ao seu Carnaval, crian- ajudar o povo a desenvolver a confiança
do experiências baseadas em ferramentas de que é possível superar os obstáculos, se
de Extended Reality (xR), para sua comu- reinventar e ocupar um espaço melhor nes-
nidade e foliões. Ao levar interação para o sa nova revolução talvez seja o nosso maior
Carnaval, a agremiação também inovou o desafio. As pessoas só mudam o mundo
seu modelo de negócios. O regulamento se começarem uma mudança dentro de si
FOTO DIVULGAÇÃO SPI trapartidas aos patrocinadores, em termos cada um acredite e busque essa evolução,
mesmas. E é preciso que isso aconteça, que
para as escolas de samba restringe as con-
de exposição de marca. No Carnaval da para podermos sonhar com as oportunida-
Rosas, foi desenvolvido um novo canal de des dessa nova revolução que começamos a
Realidade comunicação com o público, por meio do conhecer, e com um Brasil 4.0. n
aplicativo. Esse recurso funciona como um
aumentada hub para a comunicação com o folião, no
do ROXP4 qual a marca dos potenciais patrocinadores *Elcio Brito da Silva é PhD, sócio-diretor da
no desfile
da Rosas pode ser divulgada de forma personalizada, SPI Integração de Sistemas, líder do comitê
viabilizando novos apoiadores para a esco- de gestão do Projeto Carnaval 4.0 e coeditor
la. É o fim da era do carnaval analógico e o do livro Automação & sociedade. Quarta Re-
início do carnaval digital. volução Industrial, um olhar para o Brasil.
16 janeiro/fevereiro/março