Page 10 - Revista EAA - Edição 93
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SAE BRASIL E A MOBILID
           SAE BRASIL E A MOBILIDADEADE


















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                                                                          Mercedes-
                                                                          Benz eCitaro
                                                                          totalmente
          Simulação                                                       elétrico
          de impacto e
          deformação em
          uma cabine de
          caminhão




                                                                            Daniel Spinelli
                                                                          na apresentação
                                                                           de um paper no
                                                                            Congresso SAE
                                                                           BRASIL DE 1999


            Confesso que meus anos de graduação e munido de bol-  idiomas e na cultura das discussões, então nada mais justo do
          sas de iniciação científica me fizeram encarar a situação não   que aprender as diversidades que farão essa diferença.
          somente como solução de um problema, mas também como   De repente, após 25 anos, me vejo liderando uma área
          um projeto de pesquisa, que foi alimentado pelo meu par-  de desenvolvimento, sem deixar de lado o viés acadêmico.
          ceiro do lado de testes de forma apaixonada, e, juntos, cria-  De repente... não diria assim dessa forma. Foram muitos
          mos um método analítico e prático para representar a falha   anos de dedicação ao sonho de estar presente, fazer a di-
          e propor uma alternativa que sanasse as ocorrências. Foi um   ferença, se engajar em desafios técnicos e de metodologias
          trabalho cheio de propósito e inovador, que gerou um rela-  de desenvolvimento, buscando a excelência na engenharia e
          tório quase incompreensível para os mais pragmáticos e o   colaborando com pessoas com propósito semelhante.
          meu terceiro artigo publicado pela SAE BRASIL em 1997.   A forma que cada um encontra para desvendar os se-
          Estava aí concretizada a satisfação profissional e de aquisição   gredos do destino, como os pontos de decisão na linha do
          de conhecimento técnico que se mantém até os dias de hoje.  tempo e a disciplina para caminhar no percurso escolhido,
            Confesso que imaginava no início que algum dia a sa-  acreditando ser o que trará maior satisfação pessoal e pro-
          tisfação do ambiente corporativo reduziria e o caminho   fissional, é exclusiva de cada indivíduo. Existem algumas
          naturalmente voltaria para a pesquisa, pelo desafio técnico,   percepções básicas dos contextos e tendências que precisam
          pela insatisfação com um possível ambiente congelado sem   ser consideradas para guiar a jornada. A palavra mobilidade
          inovação. Esta percepção foi desmoronando na medida em   hoje tornou mais abrangente o fenômeno de estar presente
          que eu percebia que, na verdade, quem move o desenvolvi-  em lugares distintos como pessoa ou objeto. Ainda existe
          mento de produtos somos nós, os protagonistas das ideias.   o vício de pensar que só é possível se mover sobre rodas, e
          Foi concretizando ideias que outras novas vieram e ficaram   sabemos hoje que outros fatores como software e imagem
          maiores e mais pessoas com uma mentalidade semelhante se   nos tornam presentes também.
          envolviam. As oportunidades vão aparecendo na medida em   A pesquisa e o desenvolvimento estão cada vez mais es-
          que vamos nos preparando, mostrando e querendo crescer.   pecializados, e o portfólio de cursos de engenharia hoje é
          Se para estar mais presente é necessário se comunicar nos   enorme. A visão especialista está cada vez mais presente, e
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