Page 15 - Revista EAA - Edição 93
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Parcerias são fundamentais para que planos possam se concretizar: a eletrificação na aviação
trialização no Brasil e que vêm acompanhados de uma preca- e sem comparação. Gasparotti complementa que essa assime-
rização de investimentos em P&D, inovação e recursos huma- tria, quando falamos de tecnologias disruptivas, é ainda maior.
nos, e reforça a necessidade de uma política pública que reforce Como a indústria não tem incentivos para desenvolver tecno-
o desenvolvimento do setor industrial, com uma perspectiva logias disruptivas de grande risco, acaba ficando para trás.
mais de longo prazo, como uma política de Estado. Falamos Valter Knihs explica que devemos ter um programa nacio-
de acesso a investimentos em inovação, dando um mínimo de nal muito além do Proálcool, que seja o Pró-Verde, como um
segurança aos investidores, cujas regras não vão mudar no meio guarda-chuvas para as tecnologias sustentáveis, que tenha um
do jogo. Quando tocamos no ponto da formação do capital braço para pesquisa e desenvolvimento e outro para desenvol-
humano de alto nível, com capacidade de gerar inovação, é vimento industrial.
fundamental que tenhamos uma menor desigualdade social e Mauro Correia reconhece que carecemos de políticas pú-
que ampliemos o leque de pessoas em formação dentro dessa blicas, e a desigualdade social é realmente um ponto importan-
política pública de longo prazo. tíssimo. Nossa desigualdade de investimentos em P&D, se a
Essa tríade entre academia, indústria e políticas de gover- compararmos com a da Finlândia, por exemplo, é monstruosa.
no muito próximas traz o norte de um aprendizado ativo e Vê-se aqui duas coisas que vale a pena fazer uma análise inter-
continuado e faz com que a inovação traga resultados. Esse na, tendo essas duas empresas admiráveis, Embraer e WEG:
ambiente de sustentabilidade e energias alternativas é uma como vocês conseguiram nesta crise de desindustrialização se
decisão que precisa ser traduzida em programas, assim como manterem vigorosas até hoje? Como é que uma Embraer con-
já tivemos o Proálcool, precisamos criar o Pró-H2-Verde, o segue apertar o calcanhar até de uma Boeing hoje?
Pró-eletrificação para junto com a tríade termos uma nova Olhando as deficiências que temos, ainda dispomos de
derivada positiva na industrialização. vários pontos positivos, que fazem com que empresas como a
Assim como o Proálcool surgiu em uma das maiores crises WEG, a Embraer, a Randon, a Iochpe-Maxion, a Gerdau e a
de preço de petróleo do passado, este momento atual é mui- Marcopolo serem multinacionais nacionais. Nós também te-
to propício para que se desenvolvam políticas nacionais para mos dentro de casa empresas de inovação, de luta, de aceitação
fortalecer as cadeias sustentáveis. Porém, hoje os investimentos dos desafios, achando formas de competir. Se considerarmos a
em inovação no Brasil encontram taxas de 45% junto com par- participação da indústria no PIB, temos que olhar se o tama-
ceiros internacionais, o que praticamente inviabiliza a expansão nho da pizza cresceu (fazendo uma análise de 1985 até 2021,
da inovação local. A desigualdade entre os investimentos em tivemos um aumento acumulado do PIB de 133%, portanto
P&D na aviação em Canadá, EUA, Europa e Brasil é absurda essa redução de participação da indústria de 25% do PIB em
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