Page 15 - Revista EAA - Edição 93
P. 15

Parcerias são fundamentais para que planos possam se concretizar: a eletrificação na aviação

           trialização no Brasil e que vêm acompanhados de uma preca-  e sem comparação. Gasparotti complementa que essa assime-
           rização de investimentos em P&D, inovação e recursos huma-  tria, quando falamos de tecnologias disruptivas, é ainda maior.
           nos, e reforça a necessidade de uma política pública que reforce   Como a indústria não tem incentivos para desenvolver tecno-
           o desenvolvimento do setor industrial, com uma perspectiva   logias disruptivas de grande risco, acaba ficando para trás.
           mais de longo prazo, como uma política de Estado. Falamos   Valter Knihs explica que devemos ter um programa nacio-
           de acesso a investimentos em inovação, dando um mínimo de   nal muito além do Proálcool, que seja o Pró-Verde, como um
           segurança aos investidores, cujas regras não vão mudar no meio   guarda-chuvas para as tecnologias sustentáveis, que tenha um
           do jogo. Quando tocamos no ponto da formação do capital   braço para pesquisa e desenvolvimento e outro para desenvol-
           humano de alto nível, com capacidade de gerar inovação, é   vimento industrial.
           fundamental que tenhamos uma menor desigualdade social e   Mauro Correia reconhece que carecemos de políticas pú-
           que ampliemos o leque de pessoas em formação dentro dessa   blicas, e a desigualdade social é realmente um ponto importan-
           política pública de longo prazo.                    tíssimo. Nossa desigualdade de investimentos em P&D, se a
             Essa tríade entre academia, indústria e políticas de gover-  compararmos com a da Finlândia, por exemplo, é monstruosa.
           no muito próximas traz o norte de um aprendizado ativo e   Vê-se aqui duas coisas que vale a pena fazer uma análise inter-
           continuado e faz com que a inovação traga resultados. Esse   na, tendo essas duas empresas admiráveis, Embraer e WEG:
           ambiente  de  sustentabilidade  e  energias  alternativas  é  uma   como vocês conseguiram nesta crise de desindustrialização se
           decisão que precisa ser traduzida em programas, assim como   manterem vigorosas até hoje? Como é que uma Embraer con-
           já tivemos o Proálcool, precisamos criar o Pró-H2-Verde, o   segue apertar o calcanhar até de uma Boeing hoje?
           Pró-eletrificação para junto com a tríade termos uma nova   Olhando as deficiências que temos, ainda dispomos de
           derivada positiva na industrialização.              vários pontos positivos, que fazem com que empresas como a
             Assim como o Proálcool surgiu em uma das maiores crises   WEG, a Embraer, a Randon, a Iochpe-Maxion, a Gerdau e a
           de preço de petróleo do passado, este momento atual é mui-  Marcopolo serem multinacionais nacionais. Nós também te-
           to propício para que se desenvolvam políticas nacionais para   mos dentro de casa empresas de inovação, de luta, de aceitação
           fortalecer as cadeias sustentáveis. Porém, hoje os investimentos   dos desafios, achando formas de competir. Se considerarmos a
           em inovação no Brasil encontram taxas de 45% junto com par-  participação da indústria no PIB, temos que olhar se o tama-
           ceiros internacionais, o que praticamente inviabiliza a expansão   nho da pizza cresceu (fazendo uma análise de 1985 até 2021,
           da inovação local. A desigualdade entre os investimentos em   tivemos um aumento acumulado do PIB de 133%, portanto
           P&D na aviação em Canadá, EUA, Europa e Brasil é absurda   essa redução de participação da indústria de 25% do PIB em

           janeiro/fevereiro/março                                                                          15
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20