Page 16 - Revista EAA - Edição 96
P. 16

ESCREVENDO
          ELETROMOBILIDADE



        FOTOS DIVULGAÇÃO                                                                                                        O FUTURO A PARTIR
                                                                                                                                DO ZERO.






                                                                                                                                Zero acidente.
                                                                                                                                Zero emissão.

                                                                                                                                Zero congestionamento.



                                                                                                                                 A GM compartilha a visão de um futuro com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento.
                                                                                                                                 Assumimos o compromisso da neutralidade em emissões de carbono até 2040. Estamos investindo
                                                                                                                                 35 bilhões de dólares até 2025 para lançar 30 modelos 100% elétricos em todo o mundo. No Brasil,
                                                                                                                                 já anunciamos novos modelos da Chevrolet que, junto ao Bolt EV, vão complementar o portfólio zero
                                                                                                                                 emissão no país.










         © LMC Automotive Ltd, 2022. All rights reserved in all countries



          As estratégias de mobilidade elétrica variam conforme o
          país e incluem incentivos financeiros aos compradores, re-
          dução de impostos e objetivos de redução de emissões, en-
          tre outros. Muitos países já introduziram datas-limite para
          a emissão zero. Com isso várias montadoras já têm datas
          definidas para o fim dos veículos puramente a combustão.
          Em torno de 2028 o preço de veículos a bateria e os con-
          vencionais deverão estar no mesmo patamar, o que deve
          acelerar a curva de introdução, eliminando-se a necessidade
          de incentivos financeiros para os compradores.
          Com esse cenário, as montadoras estão alocando os inves-
          timentos no desenvolvimento de novos produtos eletrifica-
          dos e praticamente abandonando novos projetos conven-
          cionais. Isso representa um risco ao Brasil se houver uma
          demora grande para definir uma estratégia no papel (e a
          pôr em prática). Esse risco pode significar a saída de mais
          montadoras do país, principalmente daquelas que já deci-
          diram investir somente em veículos puros elétricos. A ideia
          de incentivar o veículo híbrido a etanol parece uma solução
          interessante, mas é preciso que ela se torne uma estratégia
          real, o que ainda não aconteceu.                            *Jomar Napoleão da Silva é engenheiro eletrônico e foi diretor
          O gráfico abaixo mostra a distribuição dos veículos eletrifi-  de Desenvolvimento de Produto na Visteon Sistemas Automotivos,
                                                                                                                                       Juntos salvamos vidas.
          cados por tecnologia. No Brasil, a principal contribuição é a   onde atuou por 30 anos. Atualmente, há mais de dez anos, é consul-
          dos híbridos, que cresceram bastante após o lançamento de   tor sênior na Carcon Automotive. É membro da Comissão Técnica    Os veículos Chevrolet estão em conformidade com o Proconve - Programa de Controle
          Corolla e Corolla Cross nas versões híbridas. n                      de Veículos Elétricos e Leves na SAE BRASIL.            da Poluição do Ar por Veículos Automotores. SAC: 0800 702 4200.
          16                                                                           outubro/novembro/dezembro                  outubro/novembro/dezembro                                                                         17




                                                                                                                          GMCWH2043-PG030_AN_GM_BOLT_INSTITUCIONAL_REV_INDUSTRIAL_GM_210x275mm.indd   1                               05/10/22   18:07
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21