Page 21 - Revista EAA - Edição 96
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ELETROMOBILIDADE
Figura 4. O
estabelecimento
claro dos métodos
de monetização é
condição crucial para
a sustentabilidade
financeira da
expansão da
infraestrutura de
recarga. Fonte: https://
www.voltbras.com.
br/blog/5-formas-de-
pagamento-para-
cobranca-de-recarga-
de-veiculos-eletricos-
em-eletropostos.
Figura 2. Primeira reunião da Rise. Fonte: https://antigo.aneel.gov.br/citenel-seenel
P&D Estratégico n. 022/2018, intitulada Desenvolvimen- futuro colegiada acerca da infraestrutura de recarga para 2.1. A definição das componentes
to de Soluções em Mobilidade Elétrica Eficiente, tendo os próximos dez anos, observadas as demandas e interes- estruturantes
de forma cativa os projetos voltados à mobilidade elétrica, ses de diferentes atores. Neste sentido, o roadmap buscou As sessões de construção do roadmap foram guiadas por
com o desenvolvimento e a implementação de equipamen- endereçar questões que ainda hoje não encontram suporte quatro componentes estruturantes que representaram os
tos, tecnologias, serviços, sistemas, estudos estratégicos, in- em programas ou planejamentos para difusão da infraes- pilares temáticos fundamentais para a definição da visão
fraestrutura de recarga e novos modelos de negócio. trutura de recarga, pois há ausência desses programas e pla- de futuro, a análise das barreiras e o estabelecimento das
De fato, observou-se que essa chamada de projetos se- nejamentos que instrumentalizam as políticas públicas ou ações. Lançou-se mão das boas práticas e exemplos inter-
ria uma oportunidade ímpar para congregar os atores do marcos regulatórios. Ainda, como dito, o roadmap se impôs nacionais, identificando as possibilidades de interface com
setor elétrico, objeto de regulação da Aneel, com o setor como uma prova de conceito da Rise, tendo sido tratado o que já existe globalmente, sem, contudo, deixar de lado as
automotivo, de máquinas e equipamentos, de componentes como sua segunda reunião, dado o caráter de construção particularidades do caso brasileiro. Nesse sentido, as com-
elétricos, empresas de consultoria, universidades e ICTs, coletiva nas diversas sessões, que envolveram mais de 30 ponentes estruturantes definidas foram:
startups e esferas do setor público – federal, estadual ou mu- atores de diversos setores.
nicipal – em torno dos desafios impostos pela disseminação 1. Métodos de monetização e modelos de receita
e aplicação da mobilidade elétrica no contexto brasileiro. 2. Produtos e serviços
Para essa chamada foram submetidos e aprovados cerca de 2. O Roadmap Nacional para 3. Tecnologias
30 projetos, com janela de execução entre os anos 2020 e a Infraestrutura de Mobilidade 4. Regulação e normas
2024, tendo sido aportados aproximadamente 473 milhões Elétrica no Brasil
de reais e envolvimento direto de 1.200 pessoas nos diver-
sos times de projeto. Em face aos antecedentes e o contexto descritos, tendo a 2.1.1. Métodos de monetização e modelos
Um desses 30 projetos, liderado pela AES Brasil e inti- anuência da Aneel e a legitimação dessa atividade como de receita
tulado Desenvolvimento de Modelos de Negócios na Ele- segunda reunião da Rise, elaborou-se o roadmap de infraes- O eixo de discussão se deu sobre as diversas formas de ven-
tromobilidade: uma Proposta a partir de Plataformas Mul- trutura em cinco sessões que contaram com a formação de da de energia elétrica ou do serviço de recarga em estações
timodais Integradas, prescreveu em seu escopo a execução grupos de discussão e oficinas. O roadmap teve como obje- para esse fim. Avaliou-se que o caso europeu, em particular
de um Roadmap Nacional para Infraestrutura e Regulação tivo a identificação e a construção dos caminhos necessá- o alemão, preconiza em seu arcabouço regulatório a co-
da Mobilidade Elétrica, e isso foi um grande gatilho para rios para o alcance de uma visão de futuro para os próximos brança da energia pelo kWh consumido, proibindo a co-
experimentar de forma prática o trabalho entre os atores dez anos. Julgou-se fundamental desenhar um horizonte brança por tempo de uso.
Figura 3. Roadmap Nacional para a Infraestrutura sob a lógica da Rise. nítido e compartilhado entre os atores envolvidos para a di- Por outro lado, na Califórnia (EUA) observou-se a dua-
da Mobilidade Elétrica no Brasil. Fonte: https://www. Logo, a execução do roadmap deu-se entre agosto e ou- fusão da infraestrutura de recarga e seus parâmetros, como lidade entre os modelos de cobrança por kWh e por tempo.
pnme.org.br/biblioteca/roadmap-nacional-para- tubro de 2021, com o objetivo de identificar e construir interoperabilidade, regulação e tecnologias de smart char- Assim, como já aconteceu na Alemanha, se por um lado a
infraestrutura-da-mobilidade-eletrica-no-brasil/. os caminhos necessários para o alcance de uma visão de ging, por exemplo. maior parte das empresas operadoras de estações de recarga
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