Page 21 - Revista EAA - Edição 96
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ELETROMOBILIDADE



                                                                                             Figura 4. O
                                                                                             estabelecimento
                                                                                             claro dos métodos
                                                                                             de monetização é
                                                                                             condição crucial para
                                                                                             a sustentabilidade
                                                                                             financeira da
                                                                                             expansão da
                                                                                             infraestrutura de
                                                                                             recarga. Fonte: https://
                                                                                             www.voltbras.com.
                                                                                             br/blog/5-formas-de-
                                                                                             pagamento-para-
                                                                                             cobranca-de-recarga-
                                                                                             de-veiculos-eletricos-
                                                                                             em-eletropostos.





 Figura 2. Primeira reunião da Rise. Fonte: https://antigo.aneel.gov.br/citenel-seenel


 P&D Estratégico n. 022/2018, intitulada Desenvolvimen-  futuro colegiada acerca da infraestrutura de recarga para  2.1.  A definição das componentes
 to de Soluções em Mobilidade Elétrica Eficiente, tendo   os próximos dez anos, observadas as demandas e interes-   estruturantes
 de forma cativa os projetos voltados à mobilidade elétrica,   ses de diferentes atores. Neste sentido, o roadmap buscou   As sessões de construção do roadmap foram guiadas por
 com o desenvolvimento e a implementação de equipamen-  endereçar questões que ainda hoje não encontram suporte   quatro  componentes  estruturantes  que  representaram  os
 tos, tecnologias, serviços, sistemas, estudos estratégicos, in-  em programas ou planejamentos para difusão da infraes-  pilares temáticos fundamentais para a definição da visão
 fraestrutura de recarga e novos modelos de negócio.  trutura de recarga, pois há ausência desses programas e pla-  de futuro, a análise das barreiras e o estabelecimento das
 De fato, observou-se que essa chamada de projetos se-  nejamentos que instrumentalizam as políticas públicas ou   ações. Lançou-se mão das boas práticas e exemplos inter-
 ria uma oportunidade ímpar para congregar os atores do   marcos regulatórios. Ainda, como dito, o roadmap se impôs   nacionais, identificando as possibilidades de interface com
 setor elétrico, objeto de regulação da Aneel, com o setor   como uma prova de conceito da Rise, tendo sido tratado   o que já existe globalmente, sem, contudo, deixar de lado as
 automotivo, de máquinas e equipamentos, de componentes   como sua segunda reunião, dado o caráter de construção   particularidades do caso brasileiro. Nesse sentido, as com-
 elétricos, empresas de consultoria, universidades e ICTs,   coletiva nas diversas sessões, que envolveram mais de 30   ponentes estruturantes definidas foram:
 startups e esferas do setor público – federal, estadual ou mu-  atores de diversos setores.
 nicipal – em torno dos desafios impostos pela disseminação    1.   Métodos de monetização e modelos de receita
 e aplicação da mobilidade elétrica no contexto brasileiro.    2.   Produtos e serviços
 Para essa chamada foram submetidos e aprovados cerca de   2. O Roadmap Nacional para    3.   Tecnologias
 30 projetos, com janela de execução entre os anos 2020 e   a Infraestrutura de Mobilidade   4.   Regulação e normas
 2024, tendo sido aportados aproximadamente 473 milhões   Elétrica no Brasil
 de reais e envolvimento direto de 1.200 pessoas nos diver-
 sos times de projeto.  Em face aos antecedentes e o contexto descritos, tendo a  2.1.1.  Métodos de monetização e modelos
 Um desses 30 projetos, liderado pela AES Brasil e inti-  anuência da Aneel e a legitimação dessa atividade como      de receita
 tulado Desenvolvimento de Modelos de Negócios na Ele-  segunda reunião da Rise, elaborou-se o roadmap de infraes-  O eixo de discussão se deu sobre as diversas formas de ven-
 tromobilidade: uma Proposta a partir de Plataformas Mul-  trutura em cinco sessões que contaram com a formação de   da de energia elétrica ou do serviço de recarga em estações
 timodais Integradas, prescreveu em seu escopo a execução   grupos de discussão e oficinas. O roadmap teve como obje-  para esse fim. Avaliou-se que o caso europeu, em particular
 de um Roadmap Nacional para Infraestrutura e Regulação   tivo a identificação e a construção dos caminhos necessá-  o alemão, preconiza em seu arcabouço regulatório a co-
 da Mobilidade Elétrica, e isso foi um grande gatilho para   rios para o alcance de uma visão de futuro para os próximos   brança da energia pelo kWh consumido, proibindo a co-
 experimentar de forma prática o trabalho entre os atores   dez anos. Julgou-se fundamental desenhar um horizonte   brança por tempo de uso.
 Figura 3. Roadmap Nacional para a Infraestrutura   sob a lógica da Rise.  nítido e compartilhado entre os atores envolvidos para a di-  Por outro lado, na Califórnia (EUA) observou-se a dua-
 da Mobilidade Elétrica no Brasil. Fonte: https://www.  Logo, a execução do roadmap deu-se entre agosto e ou-  fusão da infraestrutura de recarga e seus parâmetros, como   lidade entre os modelos de cobrança por kWh e por tempo.
 pnme.org.br/biblioteca/roadmap-nacional-para-  tubro de 2021, com o objetivo de identificar e construir   interoperabilidade, regulação e tecnologias de smart char-  Assim, como já aconteceu na Alemanha, se por um lado a
 infraestrutura-da-mobilidade-eletrica-no-brasil/.  os caminhos necessários para o alcance de uma visão de   ging, por exemplo.  maior parte das empresas operadoras de estações de recarga
 20  outubro/novembro/dezembro  outubro/novembro/dezembro                                                   21
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