Page 11 - Revista EAA - Edição 96
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ELETROMOBILIDADE



 FOTOS DIVULGAÇÃO  Carroceria Attivi com o
 primeiro chassi elétrico
 desenvolvido e produzido
 pela Marcopolo









 O fabricante do veículo BYD é responsável pela ma-
 nutenção e recarregamento elétrico dos veículos na gara-
 gem. A concessionária de energia Enel é responsável por
 implantar os recarregadores elétricos das baterias na ga-
 ragem e pelo fornecimento de toda energia (adquiriu os
 primeiros cem ônibus elétricos). O operador Metbus é
 responsável por fornecer motoristas e apoio operacional,
 além de restituir as parcelas do leasing do fornecimento   Ônibus  Higer
 dos veículos e serviços prestados pelos demais parceiros.
 Considerando a diferença entre o custo de com-
 bustível no Chile ser de US$ 0,42/km para o diesel e
 US$ 0,12/km para energia elétrica, isso permite à ope-  elétricos no Brasil, e mais duas encaminharam seus ob-  Diário do Transporte, set. 2022.
                                                               União Internacional de Transportes Públicos (UITP).
 radora quitar as parcelas de leasing com certa facilida-  jetivos, somando-se às duas já existentes, BYD e Eletra.
                                                               EBUS RADAR 2022.
 de, segundo informações obtidas da concessionária de   Isso demonstra não só o interesse nesse mercado, mas
                                                               Carta da Eletromobilidade divulgada pela ABVE/IE, ago. 2022.
 transporte Metbus (valores de 2020).   também o aumento da oferta desse tipo de tecnologia
                                                               World Economic Forum.
 Especificamente no Brasil esse modelo de sucesso   no Brasil.
                                                               Revista da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas
 pode servir de benchmark, pois tanto a concessionária de   A Mercedes-Benz produzirá o eO500U, primeiro   (ABEE) de São Paulo, jun. 2022.
 energia como o fabricante do veículo que atuam no Chi-  chassi elétrico da marca a partir deste ano.  ANDRÉ, Paulo Afonso de; VORMITTAG, Evangelina da M. P.
 le são muito ativos em nosso país. Isso também traria   Já a Volvo inicia o desenvolvimento para o país do chas-  A. de Araújo; SALDIVA, Paulo Hilário Nascimento. Avaliação
 um grande incentivo às demais empresas de energia e   si elétrico BZL, um produto global já em teste no Chile.  e valoração dos impactos do ar na saúde da população
 fabricantes e a toda a cadeia produtiva e de insumos de   No mesmo evento, a Marcopolo anunciou a produção   decorrente da substituição da matriz energética do transporte
 materiais que estão aqui instaladas.  em série do Attivi, primeiro ônibus elétrico da marca   público na cidade de São Paulo. São Paulo, maio 2017. In:
                                                               Greenpeace. Disponível em: https://www.greenpeace.org/
 Falta ainda o estabelecimento de políticas públicas   com chassi próprio.
                                                               static/planet4-brasil-stateless/2018/07/GP_ISS_Relatorio_
 mais audaciosas no Brasil, conforme mencionado no iní-  A Iveco anunciou planos de trazer sua solução para a
                                                               ImpactosOnibusSP.pdf. Acesso em: dez. 2022.n
 cio deste artigo.   mobilidade elétrica colocando como candidato o eWay.
 A Iveco anuncia o eWay como solução eletrica  Por um lado, estas políticas públicas deveriam pre-  A chinesa Higer já investiu cerca de R$ 50 milhões   https://www.cnnbrasil.com.br/business/grupo-higer-
 miar  a  utilização  das  concessionárias/operadores  de   no desenvolvimento de um veículo destinado ao merca-  bus-da-china-vai-abrir-fabrica-de-onibus-eletrico-no-
 transporte público pela maior proporção de ônibus elé-  do brasileiro. Alguns ônibus já se encontram em teste na   ceara/?amp
 tricos em suas frotas, propiciando assim uma redução da   cidade de São José dos Campos, SP.  https://diariodotransporte.com.br/2022/10/14/sao-jose-
 poluição ambiental, resultando em menores emissões de   Como conclusão, delineia-se assim no Brasil, com   dos-campos-sp-testa-onibus-eletrico-da-tevx-higer-em-
 gases do efeito estufa e sonoras, o que, de acordo com   muita clareza, uma grande oportunidade de negócios   parceria-com-a-enel-x/
                                                               https://mobilidade.estadao.com.br/patrocinados/
 pesquisas, responde a uma demanda popular mais cons-  na área de transportes públicos de ônibus elétricos e em
                                                               transporte-publico-por-onibus-eletrico-avanca-no-brasil/
 ciente por melhorias da saúde nas cidades e redução das   toda a cadeia produtiva a eles relacionada, assim como
                                                               https://www.mobilize.org.br/noticias/13050/londres-
 internações hospitalares. Por outro lado, as fontes de fi-  demonstrando potencial fabril para responder à deman-  adquire-novos-onibus-100-eletricos-de-dois-andares.html
 nanciamento privadas e estatais, bem como bancos de   da de mercado para a tecnologia. n  https://www.marcopolo.com.br/marcopolo/attivi
 fomento nacionais e internacionais, deveriam oferecer         https://www.iveco.com/ivecobus/en-us/products/pages/e-
 condições mais vantajosas, a fim de facilitar essas ope-  FONTES DE CONSULTA   way.aspx
 rações de PPP, de modo a viabilizar essas modalidades   BloombergNEF, 2022.
 de processos, concretizando-as a curto e médio prazos.  Sustainable Bus, set. 2022.
 Recentemente, durante a LatBus 2022, duas outras   Mercados de ônibus elétricos 2022/2027.   *Roberto Berkes é engenheiro e consultor em eletromobilidade
  A Higer investe no desenvolvimento de um modelo para o Brasil  marcas firmaram compromisso de produção de ônibus   ResearchandMarkets.com.  e Conselheiro de Administração
 10  outubro/novembro/dezembro  outubro/novembro/dezembro                                                   11
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