Page 28 - Pesquisa Automotiva SAE BRASIL 2021
P. 28

PESQUISA MOBILIDADE 2021
    Cap. #3







                                   Modelo de negócios





                     Nos próximos dez anos a
                     representatividade da venda direta
                     nos resultados da indústria: (%)




                               Aumentará                                                      No fim da fila
                                                                            Segundo a Fenabrave as vendas
                                68,8                                     diretas representavam 45% do total
                                                                     acumulado de automóveis e comerciais
                                                                      leves em julho de 2019, índice que caiu
                                                                          ligeiramente, para 43%, na mesma
                                                                             correlação de 2021 (último dado
                                                                        disponível). No universo da pesquisa
                                                                      no mesmo intervalo houve um avanço
                                                                          de 10 p.p. nos que entendem que a
                                                                       representatividade das vendas diretas
                                                                        diminuirá na próxima década, sendo
                                                                            que a maioria migrou da opinião,
                                                                           em 2019, de que aumentaria. Este
                                               Permanecerá               cenário tem conexão com o avanço
                                                no mesmo                 da oferta de serviços de mobilidade
                                                 patamar               oferecidos pelas próprias montadoras,
                                                                      como os de assinatura, e pode ter sido
                                                12,3                     influenciado também pela crise dos
                                                                     semicondutores, que afetou os volumes
                                                                      de produção e deixou locadoras no fim
                                                                         da fila de espera por um carro novo.
                                                                         Segundo a Associação Brasileira das
                                                                          Locadoras de Automóveis, Abla, as
                                                                        empresas do segmento conseguirão
                                                                        comprar neste ano apenas a metade
                                                                                            do que previam.


                                18,9

                               Diminuirá
















   28
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33