Page 31 - Pesquisa Automotiva SAE BRASIL 2021
P. 31
Cap. #3
PESQUISA MOBILIDADE 2021
Modelo de negócios
O processo de distribuição da indústria automotiva está e vai
continuar mudando para se adequar às novas necessidades e há-
bitos de consumo do cliente no Brasil. Interessante ver nesta pes-
quisa como a percepção e conhecimento sobre a Lei Ferrari e a sua
abrangência é diferente entre os segmentos da cadeia de valor. Isso
mostra a necessidade de uma discussão mais profunda e alinha-
mento entre os players para a construção do futuro ecossistema.
A digitalização os novos hábitos de consumo exigem que o mo-
delo de distribuição se adeque à realidade. A pesquisa demonstra
que 35% dos entrevistados esperam redução superior a 30% no
número de concessionárias que atuam no modelo tradicional. A
João Mantovani tendência é que os showrooms fiquem cada vez menores e sejam
mais digitalizados e o foco da operação fique cada vez mais para
a área de pós-vendas.
MAURO CORREA, O consumidor tem buscado novas alternativas de mobilidade
Presidente da CAOA Montadora como car sharing, aluguel, carro por assinatura etc. Isso deve fo-
mentar a venda direta através do surgimento de novas empresas
fornecedoras desses tipos de serviços. Concluindo: a digitalização
é uma realidade e as indústrias têm que se adequar a esse novo
normal.
Test drive, entrega técnica do produto, pós-vendas, dentre ou-
tras atividades, sempre serão necessárias. A venda pela internet é
uma realidade que veio para ficar. Mas não podemos esquecer da
venda presencial. Ainda existem muitos consumidores que dão
preferência por esse modelo.
31