Page 31 - Pesquisa Automotiva SAE BRASIL 2021
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Cap. #3
          PESQUISA MOBILIDADE 2021



                                   Modelo de negócios







                                               O processo de distribuição da indústria automotiva está e vai
                                           continuar mudando para se adequar às novas necessidades e há-
                                           bitos de consumo do cliente no Brasil. Interessante ver nesta pes-
                                           quisa como a percepção e conhecimento sobre a Lei Ferrari e a sua
                                           abrangência é diferente entre os segmentos da cadeia de valor. Isso
                                           mostra a necessidade de uma discussão mais profunda e alinha-
                                           mento entre os players para a construção do futuro ecossistema.
                                               A digitalização os novos hábitos de consumo exigem que o mo-
                                           delo de distribuição se adeque à realidade. A pesquisa demonstra
                                           que 35% dos entrevistados esperam redução superior a 30% no
                                           número de concessionárias que atuam no modelo tradicional. A
         João Mantovani                    tendência é que os showrooms fiquem cada vez menores e sejam
                                           mais digitalizados e o foco da operação fique cada vez mais para
                                           a área de pós-vendas.
                 MAURO CORREA,                 O consumidor tem buscado novas alternativas de mobilidade
           Presidente da CAOA Montadora    como car sharing, aluguel, carro por assinatura etc. Isso deve fo-

                                           mentar a venda direta através do surgimento de novas empresas
                                           fornecedoras desses tipos de serviços. Concluindo: a digitalização
                                           é uma realidade e as indústrias têm que se adequar a esse novo
                                           normal.
                                               Test drive, entrega técnica do produto, pós-vendas, dentre ou-
                                           tras atividades, sempre serão necessárias. A venda pela internet é
                                           uma realidade que veio para ficar. Mas não podemos esquecer da
                                           venda presencial. Ainda existem muitos consumidores que dão
                                           preferência por esse modelo.
































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