Page 32 - Pesquisa Automotiva SAE BRASIL 2021
P. 32

PESQUISA MOBILIDADE 2021
    Cap. #4







          Experiência de compra dos consumidores






                                                                  O próximo veículo que
                                                                  você comprará será um...
          Preço, sempre um bom                                    (%)
          argumento de venda                                                          Novo
          De 2019 para 2021 o porcentual dos            Não me
          entrevistados que comprariam um               imagino                      44,3
          carro novo caiu de 50% para 44%,             comprando
          enquanto os que vão buscar um usado          um veículo
          subiu de 36% para 40%. O índice dos
          que não vão comprar permaneceu               15,7
          estável em nível relativamente baixo,
          indicação clara de que a intenção de
          compra segue aquecida. A migração
          do novo para o usado, mesmo que não
          extremamente significativa, é reflexo
          do quadro geral e macroeconômico:
          além dos fortes aumentos nos preços
          dos 0 KM, de lá para cá o índice de
          desemprego cresceu de 12,3% para
          14,6% (recorde histórico), segundo o
          IBGE, enquanto o índice de confiança
          do consumidor caiu de 88 pontos para
          82, de acordo com a FGV.
                                                                                                     40,0
                                                                                                      Usado


               O significativo crescimento de tecnologia embarcada nos veículos – que
               há muito deixou de ser privilégio do segmento premium – tem contribuído
               para o aumento dos custos de produção/venda em proporção bastante
               superior ao aumento da renda média dos brasileiros. Isso limita o acesso
               aos produtos e pode justificar a resposta dos consumidores sobre o
               interesse em abrir mão desses recursos, não incluindo itens de segurança,
               em troca de preço melhor.
               Márcio Stéfani















   32
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37