Page 32 - Revista EAA - Edição 90
P. 32

SAE DESIGN





































                                                                                                                                                                                                                                          FOTOS DIVULGAÇÃO







             Profissão                                                                                                            As grandes corporações em todo o mundo estão adotando o “Design Thinking” em suas metodologias de trabalho


             designer                                              oje é uma realidade! Cada vez mais, empresas de                   As tendências de mercado solicitam cada vez mais   Em sua essência, o designer industrial cuida da cria-

                                                                   renome estão incluindo designers em seus níveis                que se projetem experiências de produtos e serviços.   tividade e da solução de problemas. Não se trata ape-
             O futuro começa hoje!                          Hexecutivos. A profissão cresce, mas não para todos.                  Logo, o profissional que outrora era impelido pela “for-  nas da habilidade de desenhar, ou esboçar produtos e
                                                             Apenas aqueles que se reinventam de acordo com a evolu-              ma e função” de objetos físicos, passa a basear seu design   ideias, ou, até mesmo, conhecer processos de manufatu-
             Ronaldo Lopes*
                                                             ção do mercado, da indústria e da tecnologia conseguem               nas experiências do usuário. Nesse caso, entra em cena   ra. O grande designer é aquele que pode criar e imaginar
                                                             enxergar as novas demandas da profissão.                             o trabalho do UX Designer (designer de experiência).   grandes inovações de produtos e serviços, que façam
                                                                As grandes corporações em todo o mundo estão ado-                 Quem antes valorizava a regra “a forma segue a função”,   com que os usuários simplesmente as amem. Mais im-
                                                             tando o Design Thinking em suas metodologias de traba-               passa a evoluir para “a forma segue a experiência”. No   portante do que deixar um objeto apenas “bonito”, o
                                                             lho. O processo criativo é cada vez mais cobrado dentro dos          artigo “First published for the IDSA Spring Issue of the   maior desafio passa a ser a capacidade de projetar expe-
                                                             níveis executivos. Para isso, designers têm sido elevados a          Innovation Magazine. May 25 2019”, o designer Maxi-  riências tendo o ser humano como centro, partindo de
                                                             posições mais estratégicas dentro das empresas. Entretanto,          millian Burton esclarece: “O olhar e o uso vão além da   problemas complexos, não importando se a natureza é
                                                             eles devem estar preparados e treinados para gestão, lide-           estética e da funcionalidade... Onde a experiência de um   física, digital ou sistêmica. O designer deverá caminhar
                                                             rança ou administração, para assumir essas posições dentro           produto ou serviço, o relacionamento entre a empresa e   livremente entre elas.
                                                             das corporações. É uma mudança grande para o profissio-              o cliente se estende no tempo e no espaço.” O que antes   O designer de amanhã não será como o de hoje. E com
                                                             nal. Se tiver sucesso, poderá aprender com as tendências             eram apenas produtos físicos passa também a ser produ-  essa visão, A SAE BRASIL busca disseminar conheci-
                                                             positivas que o mercado passa a oferecer.                            tos e sistemas digitais.                            mento para auxiliar os profissionais da mobilidade a se
                                                                Atualmente, grandes consultorias de negócios combi-                  Atualmente, o maior dilema para muitos  designers   reinventarem para um mundo cada vez mais dinâmico. n
                                                             nam a gestão tradicional com design e entrega. O cresci-             industriais é: com todas essas mudanças e com o desig-
                                                             mento do design em consultoria de gestão reforça o quanto            ner de experiência assumindo papéis de liderança, qual
                                                             ele tem se tornado uma disciplina importante dentro dos              seria o propósito e a direção para quem é focado apenas   *Ronaldo Lopes é designer automotivo e mentor para o Design da
                                                             grandes negócios.                                                    em produtos físicos, em sua forma e função?                 Mobilidade da SAE BRASILMobilidade da SAE BRASIL.
          32                                                                                     abril/maio/junho                 abril/maio/junho                                                                                  33
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37