Page 34 - Revista EAA - Edição 90
P. 34

SAE CINE




          Dados de pesquisas
          revelam que o mercado
          audiovisual pode vir
          a ser a indústria do futuro




































          Se a SAE                                                                                                                Impossível pensar a mobilidade sem criatividade: o audiovisual é um dos meios de transporte dos sonhos


          fosse um filme                                           cada minuto, mais de 400 horas de conteúdo são as-             filmes blockbusters, com grandes estúdios produzindo obras   cação, no entretenimento, no turismo e, claro, na mobilidade.


                                                                   sistidas na Netflix em todo o mundo; na mesma fra-             com a mesma qualidade e seriedade, e embasados em me-  A brincadeira é pensar: “E se a SAE BRASIL fosse
          - o audiovisual  A ção de tempo, o YouTube recebe 500 novas horas de                                                    todologias agrupadas, usadas, por exemplo, pela Embraer e   um filme?”. Seria no mínimo uma trilogia cheia de ficção
          e o futuro da                                      vídeos em sua plataforma. Os dados levantados pela pesqui-           nos projetos de suas aeronaves.                     científica e emoção. Cada filme, dez anos de história. Uma
                                                                                                                                     É fato! É a engenharia sempre resolvendo problemas,
                                                             sa Data Never Sleeps, de 2020, mostram alguns dos motivos
                                                                                                                                                                                      grande produção composta pela melhor equipe técnica de
          mobilidade                                         que fazem do mercado audiovisual uma indústria do futu-              até mesmo no universo dos filmes e séries. A fusão entre   engenheiros, designers, futuristas, cineastas, mulheres em-
                                                                                                                                                                                      poderadas e colaboradores ímpares. Um filme com conhe-
                                                                                                                                  um engenheiro e um cineasta só pode nos levar a resulta-
                                                             ro. Esta é a era do audiovisual, que demanda cada vez mais
                                                             profissionais criativos e capacitados para produzir de forma         dos fantásticos. A essência do cinema é a engenharia! 2001   cimento exponencial, repleto de movimento e criatividade.
          Empresas em todo o mundo passaram                  interdisciplinar em meio a tantas inovações tecnológicas.            Uma odisseia no espaço, Inception, E.T., Star Wars, Interestelar   Um storytelling forte e motivacional, com heroínas e heróis
          a adotar formas cada vez mais criativas               Outra coisa é o consumo digital, cuja tendência é que             e De volta para o futuro são alguns exemplos do quanto o   capazes de nos embarcar em um conto de fadas realista
          de se comunicar por meio das mídias. É             cada vez mais as pessoas não tenham medo de ousar e que              audiovisual e a engenharia da mobilidade se completam.  e atual. Aquele filme em que você nem consegue piscar,
          impensável idealizar o futuro, mesmo na            fazer filmes com o celular se torne uma prática comum,                  Impossível imaginar a mobilidade do futuro sem viajar em   porque ele é como um show do Pink Floyd, um espetáculo
          mobilidade, sem formas mais interativas            fator que abre margem para uma forma democrática e aces-             formas criativas de experiência para o usuário. Afinal, o audio-  surpreendente. E a cada acontecimento, um conhecimento
          com o usuário                                      sível de atuar no mercado audiovisual. Contudo, para pro-            visual é um dos melhores meios de transporte até os sonhos.  inédito que o público passa a adquirir.
                                                             duzir esse tipo de conteúdo, é preciso aprender mais sobre              Empresas em todo o mundo estão adotando maneiras   Sem dúvida, o audiovisual é um transporte para o futu-
          Sylvia Arone*                                      técnicas cinematográficas, como enquadramento, edição,               criativas de se comunicar através das mídias. E o que seria   ro, e a SAE um transporte para o futuro da mobilidade. n
                                                             roteiro, entre tantas outras.                                        do isolamento social sem reuniões on-line, home office e en-
                                                                Quanto mais avançamos para o futuro, mais as produ-               sino a distância?
                                                             ções cinematográficas vão além do “uma ideia na cabeça e                Logo, o audiovisual passa a ser tratado como necessário      *Sylvia Arone é empreendedora, cineasta e cofundadora
                                                             uma câmera na mão”. A prova disso está nos resultados dos            para a evolução das coisas. Na medicina, no espaço, na edu-        da CDI Cité de L’Image e Mentora da Cine SAE.
          34                                                                                     abril/maio/junho                 abril/maio/junho                                                                                  35
   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39