Page 33 - Revista EAA - Edição 90
P. 33
SAE DESIGN
FOTOS DIVULGAÇÃO
Profissão As grandes corporações em todo o mundo estão adotando o “Design Thinking” em suas metodologias de trabalho
designer oje é uma realidade! Cada vez mais, empresas de As tendências de mercado solicitam cada vez mais Em sua essência, o designer industrial cuida da cria-
renome estão incluindo designers em seus níveis que se projetem experiências de produtos e serviços. tividade e da solução de problemas. Não se trata ape-
O futuro começa hoje! Hexecutivos. A profissão cresce, mas não para todos. Logo, o profissional que outrora era impelido pela “for- nas da habilidade de desenhar, ou esboçar produtos e
Apenas aqueles que se reinventam de acordo com a evolu- ma e função” de objetos físicos, passa a basear seu design ideias, ou, até mesmo, conhecer processos de manufatu-
Ronaldo Lopes*
ção do mercado, da indústria e da tecnologia conseguem nas experiências do usuário. Nesse caso, entra em cena ra. O grande designer é aquele que pode criar e imaginar
enxergar as novas demandas da profissão. o trabalho do UX Designer (designer de experiência). grandes inovações de produtos e serviços, que façam
As grandes corporações em todo o mundo estão ado- Quem antes valorizava a regra “a forma segue a função”, com que os usuários simplesmente as amem. Mais im-
tando o Design Thinking em suas metodologias de traba- passa a evoluir para “a forma segue a experiência”. No portante do que deixar um objeto apenas “bonito”, o
lho. O processo criativo é cada vez mais cobrado dentro dos artigo “First published for the IDSA Spring Issue of the maior desafio passa a ser a capacidade de projetar expe-
níveis executivos. Para isso, designers têm sido elevados a Innovation Magazine. May 25 2019”, o designer Maxi- riências tendo o ser humano como centro, partindo de
posições mais estratégicas dentro das empresas. Entretanto, millian Burton esclarece: “O olhar e o uso vão além da problemas complexos, não importando se a natureza é
eles devem estar preparados e treinados para gestão, lide- estética e da funcionalidade... Onde a experiência de um física, digital ou sistêmica. O designer deverá caminhar
rança ou administração, para assumir essas posições dentro produto ou serviço, o relacionamento entre a empresa e livremente entre elas.
das corporações. É uma mudança grande para o profissio- o cliente se estende no tempo e no espaço.” O que antes O designer de amanhã não será como o de hoje. E com
nal. Se tiver sucesso, poderá aprender com as tendências eram apenas produtos físicos passa também a ser produ- essa visão, A SAE BRASIL busca disseminar conheci-
positivas que o mercado passa a oferecer. tos e sistemas digitais. mento para auxiliar os profissionais da mobilidade a se
Atualmente, grandes consultorias de negócios combi- Atualmente, o maior dilema para muitos designers reinventarem para um mundo cada vez mais dinâmico. n
nam a gestão tradicional com design e entrega. O cresci- industriais é: com todas essas mudanças e com o desig-
mento do design em consultoria de gestão reforça o quanto ner de experiência assumindo papéis de liderança, qual
ele tem se tornado uma disciplina importante dentro dos seria o propósito e a direção para quem é focado apenas *Ronaldo Lopes é designer automotivo e mentor para o Design da
grandes negócios. em produtos físicos, em sua forma e função? Mobilidade da SAE BRASILMobilidade da SAE BRASIL.
32 abril/maio/junho abril/maio/junho 33