Page 33 - Revista EAA - Edição 90
P. 33

SAE DESIGN





































                                                                                                                   FOTOS DIVULGAÇÃO







 Profissão   As grandes corporações em todo o mundo estão adotando o “Design Thinking” em suas metodologias de trabalho


 designer  oje é uma realidade! Cada vez mais, empresas de   As tendências de mercado solicitam cada vez mais   Em sua essência, o designer industrial cuida da cria-

 renome estão incluindo designers em seus níveis   que se projetem experiências de produtos e serviços.   tividade e da solução de problemas. Não se trata ape-
 O futuro começa hoje!  Hexecutivos. A profissão cresce, mas não para todos.   Logo, o profissional que outrora era impelido pela “for-  nas da habilidade de desenhar, ou esboçar produtos e
 Apenas aqueles que se reinventam de acordo com a evolu-  ma e função” de objetos físicos, passa a basear seu design   ideias, ou, até mesmo, conhecer processos de manufatu-
 Ronaldo Lopes*
 ção do mercado, da indústria e da tecnologia conseguem   nas experiências do usuário. Nesse caso, entra em cena   ra. O grande designer é aquele que pode criar e imaginar
 enxergar as novas demandas da profissão.  o trabalho do UX Designer (designer de experiência).   grandes inovações de produtos e serviços, que façam
 As grandes corporações em todo o mundo estão ado-  Quem antes valorizava a regra “a forma segue a função”,   com que os usuários simplesmente as amem. Mais im-
 tando o Design Thinking em suas metodologias de traba-  passa a evoluir para “a forma segue a experiência”. No   portante do que deixar um objeto apenas “bonito”, o
 lho. O processo criativo é cada vez mais cobrado dentro dos   artigo “First published for the IDSA Spring Issue of the   maior desafio passa a ser a capacidade de projetar expe-
 níveis executivos. Para isso, designers têm sido elevados a   Innovation Magazine. May 25 2019”, o designer Maxi-  riências tendo o ser humano como centro, partindo de
 posições mais estratégicas dentro das empresas. Entretanto,   millian Burton esclarece: “O olhar e o uso vão além da   problemas complexos, não importando se a natureza é
 eles devem estar preparados e treinados para gestão, lide-  estética e da funcionalidade... Onde a experiência de um   física, digital ou sistêmica. O designer deverá caminhar
 rança ou administração, para assumir essas posições dentro   produto ou serviço, o relacionamento entre a empresa e   livremente entre elas.
 das corporações. É uma mudança grande para o profissio-  o cliente se estende no tempo e no espaço.” O que antes   O designer de amanhã não será como o de hoje. E com
 nal. Se tiver sucesso, poderá aprender com as tendências   eram apenas produtos físicos passa também a ser produ-  essa visão, A SAE BRASIL busca disseminar conheci-
 positivas que o mercado passa a oferecer.  tos e sistemas digitais.  mento para auxiliar os profissionais da mobilidade a se
 Atualmente, grandes consultorias de negócios combi-  Atualmente, o maior dilema para muitos  designers   reinventarem para um mundo cada vez mais dinâmico. n
 nam a gestão tradicional com design e entrega. O cresci-  industriais é: com todas essas mudanças e com o desig-
 mento do design em consultoria de gestão reforça o quanto   ner de experiência assumindo papéis de liderança, qual
 ele tem se tornado uma disciplina importante dentro dos   seria o propósito e a direção para quem é focado apenas   *Ronaldo Lopes é designer automotivo e mentor para o Design da
 grandes negócios.  em produtos físicos, em sua forma e função?        Mobilidade da SAE BRASILMobilidade da SAE BRASIL.
 32  abril/maio/junho  abril/maio/junho                                                                     33
   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38